A amplitude administrativa consiste
Na matriz BCG, desenvolvida por Boston Consulting Groups, as unidades estratégias de negócios classificadas como Vacas de caixa possuem _________________________ e as classificadas como Estrelas possuem ______________________. Marque a opção que preenche, corretamente, os espaços vazios da questão.
Sistema de informação é um conjunto de recursos humanos e materiais dentro de uma entidade, sendo responsável pela coleta e pelo processamento de dados, para produzir informações que sejam úteis a todos os segmentos dessa entidade. Uma informação, para ser considerada como tal, deve atender a alguns atributos:
Acessibilidade
Abrangência
Precisão
Propriedade
Oportunidade
Clareza
Flexibilidade
Verificabilidade
Não preconcepção
Quantificabilidade
Assinale a única alternativa correta.
A gestão de Recursos Humanos ou Administração de RH é uma atividade exercida pelo Departamento de RH de empresas com o papel principal de desenvolver as seguintes atividades:
A delegação de poderes é o ato de se atribuir a um subordinado parte da execução de um trabalho.
A delegação de poder se fará com o tipo de autoridade que está sendo delegada. Analise as proposições abaixo.
I - Autoridade legal: é aquela estabelecida juridicamente.
II - Autoridade executiva: é a parcela que será considerada no momento da delegação da autoridade dentro da organização, será a que vai estabelecer a relação chefe/subordinado.
III - Autoridade técnica: é a do perito, do especialista, é estabelecida pelo conhecimento e é inseparável do indivíduo.
IV - Autoridade de trânsito: é aquela que distribui a autoridade dentro da organização.
V - Autoridade secundária: é aquela que recebe a segunda delegação de poder.
Assinale a alternativa correta.
Julgue os itens subsecutivos, a respeito de planejamento estratégico.
A escolha do nível da estratégia é o principal desafio da tomada de decisão no planejamento estratégico.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, a respeito de noções de administração e de procedimentos administrativos e organizacionais.
O processo decisório é composto por etapas que se iniciam com a identificação do problema ou oportunidade, o diagnóstico, a geração de alternativas, a escolha de uma alternativa e a avaliação da decisão. Ao deparar-se com um ambiente instável, imprevisível e sujeito a influências de diversos elementos, o administrador deve lançar mão de decisões programadas, preestabelecidas e já utilizadas anteriormente.
Considerando que o processo de negociação e tomada de decisão
é objeto de preocupação frequente e de melhoria contínua para as
organizações, julgue os próximos itens.
Em processos decisórios envolvendo atividades empresariais, científicas, governamentais ou culturais, a fase de formulação e estruturação do problema é posterior à de avaliação dos riscos das alternativas de solução propostas.
Os 14 princípios gerais de administração sugeridos por Fayol, e que ainda são considerados pela maioria dos administradores, têm, entre eles, um que determina que os trabalhadores nas organizações deveriam receber ordens de um gerente somente, para evitar conflitos e mal-entendidos. Esse princípio é o da
Considerando que o processo de negociação e tomada de decisão
é objeto de preocupação frequente e de melhoria contínua para as
organizações, julgue os próximos itens.
Uma das técnicas de auxílio à tomada de decisão é o debate público entre especialistas com visões diferentes do mesmo assunto.
Considerando que o processo de negociação e tomada de decisão
é objeto de preocupação frequente e de melhoria contínua para as
organizações, julgue os próximos itens.
Uma das técnicas utilizadas no processo de tomada de decisão é o brainstorming não estruturado, que facilita e propicia a participação espontânea dos mais tímidos nas discussões, sem que seja necessário pressioná-los a interagir.
3 De acordo com os estudos clássicos a respeito de estilos de liderança, administrador que conduz seus subordinados por meio de liderança liberal obtém produtividade superior à obtida por aquele que adota liderança autocrática, em razão da criatividade e da inovação geradas.
Acerca de organizações, julgue os itens que se seguem.
Os aspectos que compõem a cultura organizacional conferem à organização uma identidade, ou seja, um modo particular de ser. A imagem que se constrói da organização influencia somente o modo como a empresa se relaciona com o ambiente externo, não interferindo, portanto, nas decisões internas da organização.
Carlos é o gerente de compras e é o responsável por selecionar e aprovar os fornecedores de uma distribuidora. Além disso, identifica problemas ou necessidades que podem ser resolvidos com uma compra. José, o supervisor técnico, é o responsável por desenvolver as especificações para os produtos que são comprados.
Com base nessas informações, considere o centro de compras na distribuidora e analise os papéis desempenhados pelos profissionais.
I José é o comprador.
II José é o influenciador.
III Carlos é o comprador.
IV Carlos é o iniciador.
Estão corretos os papéis desempenhados em
Acerca de organizações, julgue os itens que se seguem.
A administração de uma organização requer tomada de decisões, coordenação de diversas atividades, condução de pessoas, avaliação de desempenho conforme os objetivos previamente determinados, obtenção e locação de recursos, entre outras ações.