Acerca da prática de avaliação e gestão de desempenho nas
organizações, julgue os itens que se seguem.
A avaliação de desempenho centrada em traços individuais é comum em empresas orgânicas, ao passo que a centrada em resultados geralmente é adotada por empresas burocráticas.
Definimos Autoridade e Responsabilidade:
Na estruturação de um grupo, estabelecem-se:
1) normas de grupo.
2) sistema de recompensa e punições.
3) padrões de reprovação de condutas.
4) relações entre os membros e destes com os líderes.
5) estabelecimento de regras de punições e premiações.
Estão corretas, apenas:
Um dos conceitos essenciais e básicos desenvolvidos pelas Teorias da Administração foi o estudo sobre “tempos e movimentos”. Sobre isso é INCORRETO afi rmar.
O atual cenário econômico vem impondo às empresas, públicas e privadas, grandes desafios para manter sua sustentabilidade. Ocorre que, quando se trata de uma sociedade de economia mista, existem algumas limitações de ordem institucional para o enfrentamento de tais desafios, dentre elas,
Nesse tipo de departamentalização, tendo em vista sua característica de responsabilidade compartilhada, exigem-se nível de confiança mútua e capacidade de improvisação na solução de problemas. Do ponto de vista evolutivo, surgiu porque as formas tradicionais de organizar as empresas não eram eficazes para lidar com atividades complexas, envolvendo várias áreas do conhecimento científico e com prazos determinados para sua realização. Tais características e vantagens como possibilidade de maior aprimoramento técnico de sua equipe de trabalho, maior desenvolvimento da capacitação profissional, maior especialização nas atividades desenvolvidas, uso adequado dos vários recursos e melhor atendimento aos clientes do projeto referem-se à departamentalização:
A função controle e avaliação para os sistemas de informações gerenciais, a estrutura organizacional, bem como os métodos, as normas e os procedimentos da instituição têm, entre outras, a finalidade de identificar problemas, falhas e erros que se transformam em desvios do planejado, com o intuito de corrigi-los e de evitar suas reincidências. Existem três conceitos inerentes à ideia de controle e avaliação: eficiência, efetividade e eficácia. Alguns aspectos podem prejudicar tais conceitos, como os listados a seguir, exceto:
Leia as afirmações abaixo que tratam sobre a
Teoria das Relações Humanas:
I. A experiência de Hawthorne realizada por
George Elton Mayo, na Western Electric
Company em Chicago, no período de 1927 à
1932 teve quatro fases.
II. A experiência de Hawthorne contribuiu para o
melhor relacionamento entre o homem, o
trabalho e a empresa.
III. Foi na Teoria das Relações Humanas que se
propagou a ideia de que os seres humanos,
enquanto operários, exerciam influência no
comportamento organizacional.
IV. A Teoria das Relações Humanas procurou
entender o comportamento do ambiente
organizacional. Assim, contribuindo para o
aumento da produtividade.
V. Na Teoria das Relações Humanas, as pessoas e
as empresas passaram a ser vistas como um
sistema organizacional.
Análise a seguir, o conjunto de características de
uma determinada organização
I. Processo decisorial: As decisões são totalmente
delegadas aos níveis organizacionais. Embora o nível
institucional defina as políticas e diretrizes, ele apenas
controla os resultados, deixando as decisões
totalmente a cargo dos diversos níveis hierárquicos.
Apenas em ocasiões de emergência os altos escalões
assumem decisivamente, porém sujeitando-se à
ratificação explícita dos grupos envolvidos.
II. Sistema de comunicações: As comunicações fluem
em todos os sentidos e a empresa faz investimentos em
sistemas de informação, pois são básicos para sua
flexibilidade e eficiência.
III. Relacionamento interpessoal: A formação de grupos
espontâneos permite maior relacionamento entre as
pessoas. As relações interpessoais baseiam-se na
confiança mútua entre as pessoas e não em esquemas
formais (como descrições de cargos ou relações formais
previstas no organograma).
IV. Sistema de recompensas e punições: Há uma ênfase
nas recompensas simbólicas e sociais, embora não
sejam omitidas as recompensas materiais e salariais.
Raramente ocorrem punições, as quais quase sempre
são decididas e definidas pelos grupos envolvidos.
Likert, um expoente da Teoria Comportamental,
considera que a Administração nunca é igual em todas
as organizações, e que pode assumir feições diferentes,
dependendo das condições internas e externas
existentes.
Diante das características delineadas e considerando
a classificação de Likert, a organização supracitada
apresenta um sistema:
A respeito dos processos organizacionais de planejamento e de tomada de decisões, julgue os itens que se seguem.
O processo de planejamento estratégico de uma organização é complexo e, geralmente, estático, pois as variáveis balizadoras da estratégia, após serem definidas, devem permanecer inalteradas, a fim de evitar que a cultura organizacional se torne caótica.
A respeito dos processos organizacionais de planejamento e de tomada de decisões, julgue os itens que se seguem.
A matriz SWOT é uma ferramenta que possibilita ao gestor criar análises de cenário e embasar o planejamento estratégico da organização, além de auxiliá-lo na verificação da posição estratégica da empresa, posição essa que, segundo a matriz SWOT, pode ser classificada em manutenção, sobrevivência, crescimento ou desenvolvimento.
A função direção costuma ser exercida, no nível operacional, com foco no curto prazo. Seus gestores se responsabilizam pela implementação de planos de nível intermediários, envolvendo-se diretamente com funcionários não administrativos, além de conduzir as operações necessárias. Este tipo de administrador é conhecido como:
A eficiência é um dos critérios básicos de mensuração
e avaliação do desempenho das organizações.
“Eficiência” é:
1) cumprir regulamentos internos.
2) fazer corretamente as coisas.
3) fazer as coisas necessárias.
4) preocupar-se com os fins.
5) ser pontual no trabalho.
Estão corretas, apenas:
A coesão de um grupo de trabalho depende de:
1) união.
2) sucesso.
3) heterogeneidade.
4) ameaças de agressão.
5) quantitativo grande de componentes.
Estão corretas, apenas:
No que se refere ao comportamento grupal e intergrupal em uma
organização, julgue os próximos itens.
A distribuição justa de recursos, o suporte gerencial e as retribuições organizacionais influenciam na percepção dos funcionários de que existe suporte organizacional, resultando na redução do absenteísmo e da intenção de abandonar a empresa e no aumento do desempenho, da satisfação e do comprometimento dos funcionários