Os gestores precisam interpretar a dinâmica do ambiente organizacional e determinar a necessidade de iniciar o processo decisório para desenvolvimento de alternativas de ações e escolha das que sejam viáveis. Este processo é caracterizado pelo modelo da ação racional, também conhecido como racionalidade limitada, que tem como pressuposto:
Uma loja que atua no setor de serviços está planejando o crescimento de seu volume de serviços prestados. Ciente de que prestação de serviços se diferencia de fabricação de produtos, a empresa sustentará adequadamente o seu crescimento ao desenvolver o conceito de
A pessoa que comanda ou dirige seus colaboradores humanos está exercendo um estilo de liderança que depende da maneira como o líder se relaciona com os liderados. Com base no texto retirado do Relatório de Gestão 2014, na mensagem da administração, assinado pela diretoria da CASAN, transcrito a seguir e que apresenta o resultado de tarefas implementadas no ano, assinale a alternativa que apresenta o tipo de liderança praticado. “Em 2014, a Companhia aplicou R$ 181,5 milhões na expansão dos serviços de saneamento básico nos municípios atendidos e na realização de melhorias em suas unidades operacionais, o que se constitui no maior investimento de sua história, registrando um crescimento de 58,5% no período de um ano.”
Acerca de comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.
Atualmente, a liderança que contribui para o desempenho
eficaz da equipe ampara-se em características ou qualidades
pessoais como carisma, propósito e realização, o que leva as
pessoas a perceberem a influência do líder em situações de
maior ou menor estabilidade.
A teoria neoclássica explica o processo administrativo
a partir da integração das funções administrativas
(Planejamento, Organização, Direção e Controle)
no ciclo administrativo conhecido como PODC.
Considerando a evolução do processo administrativo e
as funções administrativas, analise as afirmativas abaixo,
classificando-as como verdadeiras (V ) ou falsas (F ). Ao
final, assinale a opção que contenha a sequência correta.
( ) Planejamento é a função administrativa que define
objetivos e decide sobre os recursos e as tarefas
necessárias para alcançá-los adequadamente.
( ) Organização é a função administrativa encarregada de
organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos
incumbidos de sua administração e estabelecer relações
entre eles e suas atribuições.
( ) Organização é a função administrativa como unidade ou
entidade social na qual as pessoas interagem entre si
para alcançar objetivos comuns.
( ) Direção é a função administrativa que se refere ao
relacionamento interpessoal do administrador com seus
subordinados.
( ) Controle é a função administrativa que monitora e avalia
as atividades e os resultados alcançados para assegurar
que o planejamento, a organização e a direção sejam
bem-sucedidos.
( ) Controle é a função administrativa que, diferentemente
do planejamento, da organização e da direção, não está
distribuída entre todos os níveis organizacionais.
Sobre Gestão de Desempenho, assinale a opção que determina a metodologia, ou ferramenta, ideal para gestão e planejamento estratégico de uma organização.
A respeito das teorias sobre as escolas de planejamento
estratégico, assinale a opção correta.
Uma das principais pesquisas sobre o estilo
brasileiro de administrar foi feita por Betânia Barros
e Marcos Aurélio Prates, com dois mil e quinhentos
administradores. De acordo com os autores da
pesquisa, foram identificados nove traços culturais
que contribuem para o entendimento das práticas
administrativas brasileiras. Abaixo, estão elencados
cinco desses traços. Relacione as colunas e
assinale a alternativa que apresenta a correlação
correta entre elas.

A Escola de Relações Humanas é um dos principais marcos na evolução do campo teórico da administração. Essa Escola, entre outras contribuições relevantes, destacou a importância da organização informal para a produtividade e o funcionamento das estruturas organizacionais formais. No entanto, a Escola foi também alvo de críticas de autores e pesquisadores diversos, que levaram a sua superação e a novos desenvolvimentos no campo da administração. Entre as principais críticas apresentadas à Escola de Relações Humanas está:
Em relação aos Sistemas de Informações Gerenciais, analise as afirmativas. I - Sistemas de Informações Gerenciais são instrumentos indispensáveis, que auxiliam o gestor a tomar decisões de forma a neutralizar os riscos existentes nos ambientes organizacionais. II - Os dados isoladamente não são úteis aos gestores, eles demandam estudos e análises prévios de modo a serem interpretados, organizados e se transformarem em informações úteis. III - Os Sistemas de Apoio a Decisões auxiliam a execução das diferentes atividades da empresa, relacionadas às tarefas operacionais, subsidiando as seis áreas principais da empresa. Está correto o que se afirma em
Acerca das teorias de administração, julgue os itens a seguir.
A teoria clássica de administração baliza-se nos princípios da unidade de comando, de amplitude de controle e da divisão do trabalho. Nesse sentido, em uma empresa em que o trabalho realizado deva ser reportado sempre ao supervisor imediato e ao diretor do setor, a fim de garantir que a análise de desempenho seja feita sob perspectivas diferenciadas, tem-se um exemplo da observância do princípio da unidade de comando.
A respeito dos processos organizacionais de planejamento e de tomada de decisões, julgue os itens que se seguem.
Listas de verificação, cronogramas e gráficos de Gantt podem ser utilizados para auxiliar as atividades de planejamento operacional.
A respeito dos processos organizacionais de planejamento e de tomada de decisões, julgue os itens que se seguem.
Com a finalidade de trabalhar medidas de desempenho necessárias ao cumprimento dos objetivos organizacionais, o gestor pode utilizar o balanced scorecard para visualizar um conjunto de fatores críticos de sucesso por meio de diferentes perspectivas.
A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens
seguintes.
Os efeitos negativos da falta de autonomia, da baixa complexidade das tarefas e da pressão por resultados na produtividade dos funcionários podem ser corrigidos com a introdução de ações assistencialistas de qualidade de vida no trabalho, tais como ginásticas laborais, treinamentos psicoeducativos e programas de apoio psicossocial.
Acerca de cultura e gestão de desempenho organizacional, julgue
os itens subsequentes.
Como instrumento da gestão do desempenho individual, a elaboração e o monitoramento de planos de trabalho constituem técnicas de administração de conflitos, visto que demandam a proposição de metas compartilhadas pelos membros da equipe de trabalho e encontros regulares entre chefias e subordinados, respectivamente.