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Com relação às abordagens administrativas que abrangem desde a teoria clássica até a contingencial, julgue os itens a seguir

A teoria clássica absorveu concepções da burocracia ao adotar

uma abordagem indutiva, que visa atuar das partes para o todo.

Existem quatro funções administrativas: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. Neste sentido, Daft (2007, p. 7. cita que “... significa monitorar as atividades, determinando se a organização está ou não em direção a suas metas...”. Este conceito refere-se à função:

A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens

seguintes.

O incentivo ao desenvolvimento profissional, a qualidade e a frequência do feedback e a reflexão conjunta a respeito dos desempenhos ilustram aspectos do comportamento das lideranças que podem influenciar a motivação dos funcionários.

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de equipes

e gestão de mudanças.

As táticas adequadas para o enfrentamento da resistência à mudança nas organizações incluem a educação e a comunicação, a participação na tomada de decisão, a provisão de suporte gerencial, a manipulação e a cooptação.

No que se refere aos conceitos e às aplicações da gestão do

conhecimento e da gestão por competências, julgue os próximos

itens.

Capital humano refere-se à capacidade, ao conhecimento, à habilidade e às experiências individuais das pessoas, ao passo que capital estrutural corresponde aos sistemas físicos utilizados para transmitir e armazenar o conhecimento.

De acordo com 5 funções essenciais da GERENCIA ADMINISTRATIVA podemos definir comandar:

O processo de tomada de decisão em uma organização é complexo. As Teorias de Decisão apresentam dois modelos principais, o modelo de decisão do Homem Economista e o modelo de decisão do Administrador. Ao Homem Economista se atribui uma racionalidade prepotentemente onisciente, enquanto que o Administrador deve atuar nos processos de tomada de decisão com a lógica da racionalidade limitada. Isso significa que o Administrador deve:
1) trabalhar com um modelo simplificado da realidade, pois percebe que a maior parte dos fatos do mundo real não tem grande relevância para a situação particular que ele enfrenta e que o elo entre causa e efeito deve ser simples.
2) adotar um padrão satisfatório do mundo, formado por determinado número de alternativas de escolha que atendam satisfatoriamente a seu problema, e contentar-se em achar soluções satisfatórias ou adequadas.
3) adotar um padrão ótimo da realidade, selecionando a melhor alternativa existente para a tomada de decisão e levando em consideração todas as alternativas possíveis.
4) trabalhar com o mundo real, com toda sua confusão e complexidade.
Está(ão) correta(s), apenas:

O planejamento de recursos humanos objetiva dimensionar o quantitativo de pessoal adequado para atender as necessidades da organização. Após a identificação das necessidades de pessoal, realiza-se o processo de recrutamento e seleção, com o objetivo de atrair e escolher os candidatos de acordo com o perfil do cargo e integrados à estratégia da organização. No processo de seleção de um profissional, existem várias técnicas para conhecer melhor os candidatos e avaliar se eles atendem aos requisitos e competências necessários para ocupar o cargo. Sobre as técnicas de seleção, analise as proposições a seguir.
1) A entrevista é um instrumento que pode ser utilizado na triagem dos candidatos, com o objetivo de identificar aspectos mais evidentes e que são determinantes na escolha do candidato.
2) Os testes psicométricos são técnicas que criam situações para os candidatos interagirem e participarem ativamente, de modo a ser avaliado o comportamento social em situações pré- selecionadas.
3) As provas de conhecimento específico avaliam os conhecimentos profissionais que o candidato possui, que são imprescindíveis para o bom desempenho na função.
4) A dinâmica de grupo é uma técnica vivencial que permite observar problemas de relacionamento, integração social, liderança, entre outros.
Estão corretas:

Leia as afirmações abaixo que tratam sobre liderança:
I. A liderança não é apenas um atributo de uma pessoa ou de um grupo, mas um processo social complexo.
II. A liderança autocrática é o estilo de liderança orientado para a tarefa, para a consideração ou para o grupo.
III. No estilo de liderança bidimensional, o líder pode dar muita ou pouca ênfase para a tarefa e, ao mesmo tempo, muita ou pouca ênfase para as pessoas.
IV. A capacidade de liderar está intimamente ligada com o processo da motivação em sua situação de mútua dependência entre líder e liderados.
V. No estilo de liderança democrático, ocorre a liderança participativa e orientada para as pessoas, sendo dirigidas para o planejamento e a organização.

Administrar é alcançar resultados por meio de pessoas, aplicando o chamado processo básico da Administração. Mas para que se tenha o poder de administrar e mobilizar os recursos organizacionais é fundamental a existência de outro tipo de recurso que assegure ao administrador capacidade de decidir e mobilizar funcionários. Este atributo especial é conhecido como:

Organizações produtivas contemporâneas ainda incluem administradores táticos em suas estruturas para traduzirem objetivos gerais e planos de nível institucional em metas, ou objetivos intermediários relacionados com atividades mais específicas. Estes administradores são normalmente conhecidos como:

Considerando as funções do administrador como um processo sequencial, assinale a alternativa que contém a função que dá início a esse processo.

Uma empresa que atua no setor de gás e energia está reestruturando sua política de pessoal de forma a sustentá-la com base na noção de aprendizagem organizacional e de gestão do conhecimento. Uma característica da nova política de pessoal deve ser a(o)

Em todas as organização são necessárias duas forças em equilíbrio para assegurar o desempenho, a continuidade e a permanência no mercado. Assinale a alternativa que apresenta essas forças importantes para a estabilidade e para proporcionar mudanças e inovações.

As informações e decisões de controle permitem manter uma organização orientada para seus objetivos. O processo de controle fornece informações e possibilita tomar decisões sobre

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