A primeira tentativa de definir e estabelecer racionalmente
cargos e tarefas aconteceu com a Administração Científica.
Nesse aspecto, Frederick Taylor foi o pioneiro. Sobre o tema,
considere as seguintes afirmativas.
I. O conceito de eficiência é fundamental para a
Administração Científica. A análise do trabalho e do
estudo dos tempos e movimentos buscava a melhor
maneira de executar uma tarefa e elevar a eficiência do
operário. A eficiência significa a correta utilização dos
recursos (meios de produção) disponíveis.
II. A ênfase sobre as tarefas a serem executadas levou à
simplificação dos cargos no intuito de obter o máximo
de especialização de cada trabalhador: cada operário
ficaria restrito a uma simples e específica tarefa que
deveria ser executada cíclica e repetitivamente para
aumentar sua eficiência. Os cargos e as tarefas são
desenhados para uma execução automatizada por parte
do trabalhador: ele deve fazer e não pensar ou decidir.
III. A Administração Científica baseou-se no conceito de
homo economicus, isto é, do homem econômico.
Segundo esse conceito, toda pessoa é concebida como
influenciada exclusivamente por recompensas salariais,
econômicas e materiais.
Pode-se afirmar que:
Henry Ford se ocupou do sistema de produção empresarial como um todo, visando a sua maior eficiência. Ford introduziu conceitos modernos, concebendo um ritmo de trabalho em cadeia, para poupar tempo e custos. Estabeleceu, portanto, três princípios pelos quais deve se orientar a produção:
A comunicação é essencial para o gradativo alcance da consonância e consistência do comportamento das pessoas nas organizações. Existem três tipos de canais formais de comunicação: as comunicações descendentes, as comunicações ascendentes e as comunicações horizontai (CHIAVENATO, 2005). São exemplos da comunicação descendente: I. implementação de objetivos estratégicos; II. assessoria de staff para os departamentos; III. práticas e procedimentos; IV. problemas e exceções; V. retroação de desempenho. Estão de acordo com a afirmação de Chiavenato apenas as afirmativas
A sequência de análise e decisões que compreendem os componentes principais de um processo de planejamento estratégico é:
Analise as afirmativas sobre a estrutura Funcional: I. A estrutura funcional é a mais usada e conhecida. É a estrutura proposta por Henry Fayol. A empresa deve ser departamentalizada, ter um órgão administrativo e demais departamentos funcionais por especialidades: produção, finanças, marketing, contábil, etc. e cada funcionário deve responder a um único chefe (unidade de comando). Na estrutura funcional cada departamento conta com especialistas na função. II. A estrutura funcional é mais indicada em ambientes mecanicistas, onde as mudanças não são constantes. A especialização é valorizada, os degraus hierárquicos são bem definidos e é sabido o que fazer para galgar funções mais elevadas. A comunicação é facilitada, pois o departamento é formado por profissionais da mesma área e, portanto falam a mesma “língua”. III. Tal abordagem não é indicada para ambientes dinâmicos e em constantes mudanças. A estrutura tem dificuldade em responder de maneira rápida ao mercado. Também existem rachas departamentais, tanto por poder como por dinheiro. A preocupação com o todo não existe, cada departamento se preocupa em cumprir sua função com eficácia e passar a batata quente para frente. Está correto o que se afirma em:
Todos os processos da administração (Planejamento, Organização, Direção e Controle) envolvem tomada de decisões, o que torna o ato de tomar decisões a principal tarefa de todo administrador, seja ele do setor público ou privado. O processo decisório, para resolver problemas e aproveitar oportunidades, realizado de forma estruturada, possui cinco fases principais. São elas:
A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens
seguintes.
Ao longo do processo de desenvolvimento, as lideranças devem eliminar os conflitos entre os membros das equipes, pois eles prejudicam a coesão e a identificação necessárias ao alcance dos níveis de produtividade exigidos.
Acerca da prática de avaliação e gestão de desempenho nas
organizações, julgue os itens que se seguem.
Entre os fatores que causam o fracasso de uma gestão de desempenho incluem-se a discussão permanente de ideias, a falta de acompanhamento do programa e os erros de avaliação.
Com relação a planejamento estratégico, julgue os itens a seguir.
Para redirecionar estrategicamente as suas ações, a empresa deve viabilizar uma atuação conjunta entre gestão de pessoas e pesquisa, com o objetivo de definir, com maior precisão, o perfil dos profissionais para o desenvolvimento das ações pretendidas.
Este princípio possui duas formas, a primeira objetiva a atuação coletiva, voltada tão somente a uma finalidade
pública; a segunda observa que os atos administrativos não devem ser atribuídos ao agente público que o está
praticando, mas, sim, à Administração Pública; ambas atuam na efetivação precisa do interesse público. Tratase
do princípio da
Que estilo de governo surgiu para enfrentar a crise fiscal do Estado na segunda metade do século XX e traz como princípios a racionalidade administrativa, o planejamento, o orçamento, a descentralização e o controle de resultados, sendo imbuído de servir o cidadão?
Analise as sentenças a respeito do Ciclo de Vida do
Projeto.
I. Por meio do Ciclo de Vida do Projeto, pode-se observar
─ ou criar ─ com antecipação e macroscopicamente o
que se quer que aconteça com o projeto.
II. Ao elaborar o Ciclo de Vida de um Projeto, pode-se
prever, prioritariamente, o consumo de recursos, etapa
por etapa, durante todo o tempo demandado por ele.
III. A elaboração do Ciclo de Vida do Projeto permite
elaborar um anteprojeto, um estudo de viabilidade
alinhado com o que se pretende desenvolver.
IV. O Ciclo de Vida do Projeto representa desde seu
nascimento, seu desenvolvimento e consolidação até
seu encerramento.
V. A elaboração do Ciclo de Vida do Projeto é toda
desenvolvida na fase I ─ Conceitual. É nessa fase que,
procurando entender melhor o que se quer fazer, são
definidos os grandes passos e o volume de recursos
necessários.
Indique a quantidade de itens corretos.
Acerca das teorias de administração, julgue os itens a seguir.
Segundo a teoria contingencial, não há modelo organizacional exclusivo nem modelo melhor que outro porque as organizações são sistemas abertos que necessitam de cuidados, de administração e tratamento adequados ao tipo de atividade que desempenhem e ao ambiente em que se encontrem.
Uma fabricante de eletrodomésticos investiu fortemente na atualização tecnológica de sua linha de produção. Essa atualização seguiu-se a uma mudança na estratégia da empresa, que buscou renovar a imagem da marca. A mudança na tecnologia implicou a redução do número de pessoas na linha de montagem, com demissões, realocação de pessoal para outras áreas e funções e necessidade de desenvolvimento de novas competências. Recentemente, a alta direção da empresa comunicou a todos os funcionários que “está nascendo uma nova empresa, nada será como antes”. Poucas semanas após a comunicação da alta direção, uma pesquisa de clima revelou a insatisfação dos funcionários, a falta de confiança nas lideranças, a incerteza em relação ao futuro e a percepção de que as mudanças não trariam melhorias significativas para os funcionários. A alta direção interpretou que havia uma resistência às mudanças na empresa e ameaçou demitir os funcionários que haviam sido realocados da linha de montagem para outras áreas. A tática utilizada para reduzir a resistência e uma de suas vantagens são, respectivamente:
As funções administrativas são colocadas em prática de maneira dinâmica pelos gestores; elas não acontecem isoladamente; elas se interrelacionam para que se alcancem os objetivos organizacionais. Assinale, dentre as alternativas, a que apresenta uma definição VERDADEIRA sobre essas funções administrativas.