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A incorporação do conhecimento sobre o patrimônio cultural local à prática educativa exige políticas educacionais que abordem essa temática. Com relação a esse assunto, julgue o seguinte item.

O Plano Nacional de Educação vigente suprime as esferas humanística e cultural dentre as suas diretrizes e atribui maior ênfase à promoção científica e tecnológica do país.

Considere as seguintes Metas do Plano Nacional de Educação:

I. Meta 2: universalizar o ensino fundamental de 9 anos para toda a população de 6 a 14 anos e garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.

II . Meta 3: universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%.

III . Meta 9: elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional.

IV. Meta 12: elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% das novas matrículas, no segmento público.

Está correto afirmar que envolvem responsabilidades do atendimento na socioeducação, APENAS as metas constantes dos itens

Assinale a alternativa que apresenta uma diretriz estabelecida pela Política Nacional de Educação Infantil (MEC).

Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação.

As metas previstas no Anexo desta Lei deverão ter como referência: I. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD. II. Conselho Nacional de Educação. III. Censo Demográfico. IV. Censos nacionais da educação básica e superior mais atualizados. V. Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. Quais estão INCORRETAS?

Para responder a questão seguinte considere o Plano Nacional de Educação (PNE).

Até o final do primeiro semestre do nono ano de vigência deste PNE, o Poder Executivo encaminhará ao Congresso Nacional, sem prejuízo das prerrogativas deste Poder, o projeto de lei referente ao Plano Nacional de Educação a vigorar no período subsequente, que incluirá:

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), é correto afirmar que:

De acordo com a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), o público-alvo da educação especial é composto por estudantes:

Acerca das metas estabelecidas para o futuro do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), leia:

I - Suas propostas estão pautadas na sustentabilidade da gestão nas escolas e nas redes públicas;

II - Desenvolver a progressiva autonomia dos educadores para resolver desafios da sala de aula e para buscar seu próprio desenvolvimento profissional;

III - No envolvimento de todas as instituições formadoras e educacionais do país visando sempre o cumprimento dos objetivos centrais do PNAIC;

IV - Na compreensão da alfabetização como um processo humano subjetivo, definitivo, justo e adequado às contribuições aos altos níveis de rendimento escola primariamente.

Assinale a alternativa que apresente somente afirmações corretas:

Ao adotar o ensino fundamental de 9 anos, o governo brasileiro alinhou-se à realidade mundialmente predominante, inclusive em vários países da América Latina. Essa decisão encontra suas raízes na Lei das Diretrizes e Bases da Educação -LDB (Lei nº 9.394/1996), que estabelece tais critérios, o que, por sua vez, tornou-se meta da educação nacional em 2001, passando a constar do Plano Nacional de Educação- PNE (Lei nº 10.172/2001). Nele ficou estabelecido:

O Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13.005/2014, é um instrumento de planejamento do nosso Estado democrático de direito. Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Apresenta diretrizes e metas para a educação no Brasil.

( ) Estabelece iniciativas e estratégias para todos os níveis, modalidades e etapas educacionais.

( ) Assegura a alfabetização de todas as crianças, no primeiro ano do ensino fundamental.

( ) Universaliza o ensino fundamental de nove anos para todos os indivíduos de 6 a 14 anos.

( ) Estabelece a diminuição das matrículas da educação profissional técnica de nível médio.

( ) Apresenta metas para aumentar as taxas de alfabetização e de escolaridade.

A sequência correta de cima para baixo é:

De acordo com Vasconcelos (2005), Projeto Político-Pedagógico é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade. É um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição nesse processo de transformação. (Fonte: VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino–aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo, Libertad Editora, 2005. Coleção Cadernos Pedagógicos).

Diante do texto, analise as asserções a seguir:

I. O Projeto Político-Pedagógico está relacionado com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: na organização da escola como um todo e na organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato, procurando preservar a visão de totalidade.

PORQUE

II. O Projeto Político-Pedagógico, sendo a sistematização de um processo de planejamento participativo, substitui o Regimento Escolar e dá o devido suporte para a elaboração dos planos de ensino e dos planos de aula.

Está CORRETO o que se afirma em:

O artigo 2° da Lei n. 13.005/2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE), aponta as diretrizes a serem seguidas para a consolidação de um modelo adequado de educação. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas diretrizes:

O artigo 58 do estatuto da Criança e do Adolescente reza que, no processo educacional, deverão ser respeitados os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes:

Consoante o documento “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, no que se refere à formação do professor para atuar na Educação Especial, assinale a alternativa correta:

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