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De acordo com a Resolução CEB nº 02/1998 a base comum nacional e a parte diversificada deverão integrar-se em torno do paradigma curricular, que visam estabelecer a relação entre a educação fundamental e a vida cidadã articuladas por meio dos seguintes aspectos, EXCETO:

Para orientar as práticas educacionais em nosso país, respeitando as variedades curriculares já existentes em Estados e Municípios, ou em processo de elaboração, a Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE) em seu parecer nº 04/1998 estabelece as seguintes Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental, EXCETO:

São diretrizes do Plano Nacional de Educação, EXCETO:

A partir da utilização da Resolução CNE/CEB nº 02/2001, uma prefeitura promove nas escolas da rede regular de ensino, em suas classes, para atendimento desta resolução:

Por meio da Lei n.º 9.795/1999, foi instituída a Política Nacional de Educação Ambiental, que previu o desenvolvimento de ações na educação escolar em todos os níveis da educação formal. Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta uma prática educativa integrada, contínua e permanente no nível da educação básica.

Conforme Libâneo (1994), são componentes fundamentais do ensino:

I. Os fundamentos da educação e da instrução.

II. Os conteúdos, o ensino, a aprendizagem.

III. Os métodos, as formas e os meios de organização das condições da situação didática.

IV. A avaliação.

Em relação às afirmativas acima, estão corretas:

A Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010, fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Conforme o estabelecido nessa Resolução, os sistemas de ensino e escolas devem adotar, como princípios das políticas educativas e das ações pedagógicas, o disposto corretamente na alternativa:

São diretrizes do Plano Nacional de Educação 2014/2024, EXCETO:

Não é correto afirmar que, o Plano de Atendimento Educacional Especializado deve:

Sem recursos, estratégias e materiais adaptados que atendam às Necessidades Educacionais Especiais das crianças em situação de deficiência, é muito difícil garantir sua participação efetiva nas atividades propostas, bem como a interação com os outros alunos e professores. A Educação Especial no formato do AEE se constitui, portanto, na ferramenta, no suporte indispensável que viabiliza a escolarização dos alunos em situação de deficiência no ambiente escolar comum. Na perspectiva da Educação Inclusiva o papel da Educação Especial deixa de ser substitutivo e passa a ser:

O Atendimento Educacional Especializado garante a inclusão escolar de alunos com deficiência, ele é necessário e mesmo imprescindível, para que sejam ultrapassadas as barreiras que certos conhecimentos, linguagens, recursos representam para que possam aprender nas salas de aulas comuns do ensino regular. Dessa forma, esse atendimento não é facilitado, mas facilitador, não é adaptado, mas permite ao aluno adaptar-se às exigências do ensino comum, não é substitutivo ao ensino regular, mas:

Muitas das pautas culturais e saberes socialmente constituídos são aprendidos por meio do contato direto ou indireto com atividades diversas, que ocorrem nas diferentes situações de convívio social! das quais as crianças participam no âmbito familiar e cotidiano.

Outras aprendizagens, no entanto, dependem de situações educativas criadas especialmente para que ocorram. O planejamento dessas situações envolve a seleção de conteúdos específicos a essas aprendizagens. Nessa perspectiva, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil os conteúdos abrangem:

I. procedimentais que se referem ao saber fazer, relaciona-se a um percurso de tomada de decisões.

II. atitudinais tratam dos valores, das normas e das atitudes.

III. conceituais dizem respeito ao conhecimento de conceitos, fatos e princípios, objetivando apenas a construção passiva do conhecimento.

Está correto apenas o que se afirma em:

“Em 1994, é publicada a ______________________________, orientando o processo de “integração instrucional" que condiciona o acesso às classes comuns do ensino regular àqueles que “(...) possuem condições de acompanhar e desenvolver as atividades curriculares programadas do ensino comum, no mesmo ritmo que os estudantes ditos normais" (p.19). Ao reafirmar os pressupostos construídos a partir de padrões homogêneos de participação e aprendizagem, a Política de 1994 não provoca uma reformulação das práticas educacionais de maneira que sejam valorizados os diferentes potenciais de aprendizagem no ensino comum, mas mantém a responsabilidade da educação desses estudantes exclusivamente no âmbito da educação especial". (Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

Assinale a alternativa que corresponde a uma das metas do Plano Nacional de Educação 2014- 2024.

Analise as afirmações a seguir sobre os objetivos da Política Nacional de Assistência Social.

I. Prover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e, ou, especial para famílias, indivíduos e grupos que deles necessitarem.

II. Contribuir com a inclusão e a equidade dos usuários e grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais, em áreas urbana e rural.

III. Assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na mulher como responsável familiar, para garantir as condicionalidades do Programa Bolsa Família.

IV. Respeito à dignidade, autonomia e aos costumes étnicos-culturais, garantindo-se a gratuidade no acesso aos serviços.

Está CORRETO o que se afirma em

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