Quando o indivíduo comporta-se em um papel dentro das organizações, inter-relacionando-se com os demais indivíduos como um sistema aberto, ele representa o conceito de
Acerca da gestão de processos de negócios ou BPM, julgue o item subsecutivo.
BPM representa uma forma de visualizar as operações de negócio que vai além das estruturas funcionais tradicionais,compreendendo todo o trabalho executado para entregar o serviço do processo, independentemente de quais áreas funcionais estejam envolvidas.
A ideia de que o parcelamento de tarefas representa a mola do sistema e a determinadas ações ou causas decorrerão determinados efeitos ou consequências dentro de alguma correlação representa o cerne
Acerca dos principais teóricos e suas contribuições para a gestão de qualidade, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
"_____ foi responsável por difundir três crenças na gestão organizacional: constância de finalidade; melhoria constante; conhecimento profundo, cujas diretrizes são traduzidas em seus quatorze princípios para a qualidade. Ajudou a tornar as empresas mais competitivas, buscando a melhoria constante, a aplicação de métodos estatísticos e a visão de longo
prazo. "
"Umas das primeiras contribuições de _____ para a qualidade foi a disseminação do círculo de qualidade, tempos depois se destacou por criar uma das ferramentas da qualidade mais utilizadas, o diagrama de causa e efeito. "
"Após trabalhar como engenheiro na empresa Western Eletric, _____, se transferiu, em 1924, para os laboratórios da Bell Telephones, onde publicou o histórico memorando datado de 16 de março de 1924, no qual apresentou e propôs aos seus superiores o gráfico/carta de controle."
"_____ trouxe à tona o conceito de que a qualidade nada mais é que a soma dos esforços de toda a organização para satisfazer o cliente. Isso abriu novas perspectivas sobre a qualidade no mundo inteiro e deu origem ao seu maior legado, o Controle da Qualidade Total (CQT)."
Sobre gestão de processos, técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A criação de um inventário de processos facilita e normatiza a análise, além de definir uma
"linguagem comum de processos", para descrever o problema e/ou exigência.
( ) O mapeamento de processos é uma ferramenta gerencial analítica e de comunicação com a função de descrever, objetivamente e dentro de uma sequência lógica, quais tipos de processos acontecem na organização.
( ) A análise de processos por meio de métricas que avaliem, desde o input até o output,
estabelece uma linha de base quantitativa e mensurável, para fins de comparação.
( ) Gráfico de Pareto é uma ferramenta utilizada para conhecer o processo. Consiste em responder pontos chaves, a fim de registrar de maneira organizada e planejada, quais ações e como serão efetuadas, por quem, quando, onde, por que, e quanto essas ações irão custar para a empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Os autores Hersey e Blanchard elaboraram aTeoria da Liderança Situacional em 1982 e aconsideram como um processo por meio doqual um indivíduo exerce influência sobredeterminado grupo, visando atingir umdeterminado objetivo, em uma situaçãoespecífica. Sobre a liderança situacional,assinale a alternativa correta.
Um importante marco na evolução do pensamento administrativo deu-se com o enfoque contingencial, cuja perspectiva pode ser resumida na frase “não existe uma única maneira indicada de administrar e organizar” (Sobral e Peci, 2013, p. 81). Fortemente baseados em pesquisas empíricas, autores desse enfoque - como Woodward, Lawrence e Lorsch, Burns e Stalker e outros - identificaram fatores de contingência que influenciam a estrutura organizacional e que devem ser considerados pelos administradores, na busca por eficácia organizacional.
São fatores de contingência que influenciam a estrutura:
O setor público atua em diversas esferas de serviços, tais como saúde, educação, segurança, transporte, dentre outros, sendo que há alta demanda e complexidade para a prestação desses serviços com eficiência. Nesse sentido, é correto afirmar que o aprimoramento de estratégias e técnicas administrativas, aliados ao desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias, podem ser considerados como
A evolução do pensamento administrativo ensejou sucessão de diferentes abordagens da teoria das organizações, incluindo a abordagem contingencial, a qual, entre outros aspectos, sustenta que
O modelo burocrático de Administração pública costuma ser criticado pelo excesso de rigidez; contudo, um outro aspecto deste que costuma ser ressaltado pela literatura consiste na
A existência dos elementos “Gerenciamento do escopo, dos riscos, do tempo, da qualidade, da integração", permite afirmar corretamente que se está frente à gestão
Julgue o item subsequente, referente ao modelo de gestão baseado na qualidade total (GQT).
O gerenciamento de qualidade de uma organização pode ocorrer de duas formas: a primeira abrange o gerenciamento da rotina, que visa estabelecer padrões bem definidos do processo e apresenta resultados previsíveis, e a outra atua com o gerenciamento por melhorias, em que as demandas surgem do mercado ou cliente, sempre no sentido de melhorar o fator competitividade.
Acerca da evolução da administração pública no Brasil, julgue o item a seguir.
A primeira reforma administrativa brasileira teve como referência grandes mudanças no contexto internacional, sendo configurada como o primeiro esforço sistemático de superação do patrimonialismo.
Julgue o item seguinte, referente a modelos de gestão pública: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial.
Para obter melhorias no funcionamento do setor público, o modelo de gestão gerencial rompeu princípios burocráticos e alterou a estrutura de funcionamento desse setor.
Julgue o item seguinte, referente a modelos de gestão pública: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial.
O modelo de gestão pública gerencial atribuía ao funcionário o exercício do controle, ou seja, a garantia do poder do Estado.