Desenvolveu o conceito de Controle da Qualidade Total, publicando livro com mesmo nome.
Relacione as ferramentas de gestão de qualidade, listadas a seguir, às suas respectivas funções.
1- Carta Controle
2- Matriz GUT
3- Diagrama de Ishikawa
( ) Gráfico utilizado para monitorar a variabilidade de um processo, verificando causas comuns e especiais.
( ) Representação das potenciais causas que podem levar a um problema específico.
( ) Tabela que trabalha com a priorização da resolução de problemas.
Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
Todo esforço de qualidade na organização tem custos associados. Entende-se, contudo, que tais custos são pequenos se comparados aos custos de não se ter qualidade. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta um custo de prevenção associado a um programa de melhoria e monitoramento da qualidade organizacional.
A respeito de técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, julgue o item a seguir.
O diagrama de Ishikawa, além de ser uma técnica para análise de mapa causal, é muito utilizado na análise de problemas de processos.
Com relação à gestão da qualidade no contexto organizacional, julgue o item a seguir.
O envolvimento da alta administração é essencial para o sucesso da gestão da qualidade.
Com relação à gestão da qualidade no contexto organizacional, julgue o item a seguir.
O controle estatístico de qualidade assegura a qualidade dos produtos e dos serviços por ele inspecionados.
Julgue o item a seguir, referente à gestão de pessoas e à gestão da qualidade em organizações.
Na gestão da qualidade, destaca-se a técnica da qualidade total, que admite que a qualidade de um serviço seja estabelecida pela organização e garantida para o cliente em todas as suas interações, seja antes, seja após a prestação do serviço.
A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o item a seguir.
As cartas de controle, o princípio de Pareto e o diagrama de Ishikawa constituem ferramentas importantes para a gestão da qualidade em uma organização.
Uma pesquisa de satisfação numa rede com quatro postos de abastecimento identificou que a avaliação da qualidade do atendimento prestado aos motoristas variava muito. Após observação de campo, verificou-se – entre outras constatações – que alguns atendentes são muito atenciosos, outros nem tanto.
Uma ação para equilibrar a qualidade desses serviços é
A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o item subsequente.
A atividade de inspeção no controle da qualidade foi formalizada com o surgimento da produção em massa.
As instituições públicas têm evoluído sua forma de atuar, passando a ter um caráter mais dinâmico no atendimento ao público, visando trabalhar o processo administrativo como um todo em movimento. Essa visão do atendimento ao público corresponde à característica
Julgue o item a seguir, referente à gestão de pessoas e à gestão da qualidade em organizações.
Na gestão da qualidade, o nível máximo de desempenho possível é conhecido como atendimento de conformidade.
A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o item a seguir.
Utilizada atualmente como solução de aprimoramento contínuo em qualquer área, o ciclo PDCA (plan, do, check, act) é uma ferramenta versátil, oriunda da escola da qualidade total.
Julgue o item seguinte, referente à gestão da qualidade nas organizações.
O sucesso de práticas de gestão da qualidade nas organizações deve-se às expectativas elevadas de gestores em relação ao esforço de inovação e de melhoria contínua, criando mentalidade de alto desempenho nas organizações.
“O __________ é a liderança que dá instruções a seus seguidores sobre como atender aos desafios organizacionais que eles enfrentam. Agindo como um treinador de atletas, o ________ ou líder treinador identifica comportamentos inadequados nos seguidores e sugere como corrigi-los".
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