Uma das abordagens clássicas acerca do fenômeno da motivação nos ambientes corporativos é a Teoria do Reforço, desenvolvida por Skinner, segundo a qual
Em relação à satisfação, à motivação e ao envolvimento no trabalho, julgue o seguinte item.
Para aumentar o envolvimento dos colaboradores com o trabalho, uma organização precisará orientar os seus líderes para que tenham cuidado com as relações com seus subordinados, conceder maior autonomia para que realizem suas tarefas e, para tanto, delimitar papéis e orientações de trabalho de modo amplo.
Quanto à motivação, à organização e ao gerenciamento de reuniões, julgue o item subsequente.
A teoria Y preconiza que os empregados são, por sua própria natureza, resistentes às mudanças, pois procuram sua segurança e pretendem não assumir riscos que os ponham em perigo.

A teoria da hierarquia das necessidades, proposta por Abraham Maslow, estabelece que cada ser humano possui cinco categorias de necessidades, que podem ser representadas por uma pirâmide, conforme a figura. Cada patamar da pirâmide refere-se a uma necessidade dominante, significando que as demais necessidades abaixo desse patamar já foram satisfeitas.
Acerca desse tema, é correto afirmar que o 5º patamar (topo da pirâmide) corresponde às necessidades
O estilo de liderança no qual o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo, é conhecido como:
De acordo com a teoria de traços de personalidade, os líderes apresentam “[...] características marcantes de personalidade por meio das quais podem influenciar o comportamento das demais pessoas" (CHIAVENATO, 2014, p.108).
Sobre a teoria de traços de personalidade, é correto afirmar que
Um grupo de funcionários de determinada empresa está muito insatisfeito com as condições de trabalho oferecidas para desenvolverem suas tarefas. Em um determinado intervalo de turno, durante o horário de lanche, o grupo discute seriamente o tema e se define por uma parada de 24 horas, a título de “mobilização de advertência quanto às condições insatisfatórias no trabalho".
Com base no texto acima, o item que apresenta uma assertiva que NÃO pode ser afirmada segundo o contexto é:
O processo decisorial permite solucionar problemas ou defrontar-se com situações. Em geral, nestes processos a subjetividade nas decisões individuais é enorme. O fato de que o gestor, ao tomar decisões, necessita de um grande número de informações a respeito da situação, para que possa avaliá-las e analisá-las, constitui um conceito em processo decisório denominado:
A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o item subsequente.
A liderança, um dos critérios de excelência que compõem o modelo de excelência da gestão, aborda os processos gerenciais relativos à orientação filosófica da organização e ao controle externo sobre a direção dessa organização.
Um gerente que exerce o poder baseado na identificação com alguém da organização que tem recursos ou características pessoais desejáveis, está exercendo que tipo de poder?
De acordo com os conceitos sustentados pela Teoria X, desenvolvida por McGregor acerca da motivação,
Sobre a abordagem das Relações Humanas, analise as afirmativas a seguir.
I. O trabalhador não ser comporta como um ser isolado, mas sim como um membro do grupo.
II. É papel da organização, encontrar criar dispositivos para garantir o equilíbrio homeostático.
III. Não há uma maneira perfeita de se organizar.
Está correto o que se afirma em
Com relação a motivação e liderança, julgue o próximo item.
A satisfação no trabalho influencia o absenteísmo.
Nem todos os administradores são líderes e nem todos os líderes são administradores. Liderança e administração são dois termos próximos, mas que costumam ser confundidos.
A liderança é melhor definida da seguinte forma:
Assinale a alternativa que indica uma característica que, segundo Fayol, não faz parte da organização Formal.