Os temas intersetorialidade e interdisciplinaridade nas políticas públicas vem ganhando espaço na medida em que novos atores e agentes públicos se inserem. Assim, identifique e relacione os elementos, assinalando com
1. o que corresponde à intersetorialidade e
2. o que corresponde à interdisciplinaridade.
( ) forma pela qual o profissional atua na lógica das políticas sociais.
( ) vai do planejamento das ações até a sua implementação.
( ) deve ter um olhar voltado para a territorialidade e a matricialidade familiar.
( ) complementação de saberes que se articulam entre si.
( ) remete ao trabalho em rede, com a interconexão dos atores envolvidos.
A correta correlação, de cima para baixo, é:
Com base no fragmento a seguir, responda a questão abaixo.
A Assistência Social possui como objetivo, segundo a LOAS, a proteção social, que visa à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos, especialmente,
De acordo com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e suas respectivas alterações e a Constituição Federal de 1988, julgue o item subsequente.
A fixação das normas gerais, a coordenação e a execução dos programas de assistência social são competência das esferas federal, estadual e municipal, as quais devem atuar sob os princípios da descentralização político-administrativa da assistência social e da complementaridade.
A respeito da política de seguridade social e do parâmetro para atuação de assistentes sociais na política de assistência social, julgue o item a seguir.
Entre as competências dos assistentes sociais, no âmbito da política de assistência social, inclui-se a realização de abordagens individuais, familiares e(ou) grupais alicerçadas em atendimentos psicoterapêuticos e visando a perspectiva de atenção às necessidades básicas e ao acesso a direitos, bens e equipamentos públicos.
A respeito da política de seguridade social e do parâmetro para atuação de assistentes sociais na política de assistência social, julgue o item a seguir.
A compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico nos cenários nacional e internacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade, é considerada uma competência geral requisitada para a atuação do profissional de serviço social na política de assistência social.
A Política Nacional de Assistência Social (PNAS), junto com as políticas setoriais, considera as desigualdades socioterritoriais, visando seu enfrentamento. De acordo com a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), são princípios democráticos que regem a PNAS
a supremacia do atendimento das exigências de rentabilidade econômica sobre o atendimento às necessidades sociais.
“O Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, constitui-se num instrumento fundamental na busca pelas metas de eliminar as piores formas de trabalho infantil até 2015 e de erradicar a totalidade do trabalho infantil até 2020."
De acordo com a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil compreende, EXCETO:
No que diz respeito à Lei Orgânica da Assistência Social, julgue o item que se segue.
O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) é composto por vinte membros e respectivos suplentes, com a seguinte formação: dez representantes governamentais, incluindo um representante dos estados e um dos municípios, e dez representantes da sociedade civil.
A respeito da assistência social como campo de política pública, julgue o seguinte item.
A luta pela permanência e pelo fortalecimento da seguridade social deve ser fortemente acolhida pela assistência social como política de direitos, embora seja a política mais frágil frente à previdência social e à saúde.
Na cidade de Bela Vista, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) oferece serviços como o de convivência comunitária, que beneficia oitenta e três crianças e adolescentes, com atividades promovidas no contraturno escolar. A programação é conduzida por uma equipe interprofissional formada por assistente social, psicólogo e pedagogo.
Considerando essa situação hipotética, julgue o item que se segue, acerca de aspectos relacionados à política de assistência social.
O referido trabalho profissional desenvolvido de forma coletiva requer a convivência harmônica entre as abordagens teórico-metodológicas de cada especialidade, para que seja possível dialogar e construir intervenções sobre pontos de vistas diferentes.
De acordo com a Política Nacional e Estatuto do Idoso, julgue o item a seguir.
É assegurado a todos os idosos com idade a partir de sessenta e cinco anos o benefício mensal de um salário-mínimo, nos termos da Lei Orgânica da Assistência Social.
Assinale a alternativa correta, acerca do benefício de prestação continuada, previsto na Lei 8.742 de 1993:
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV no Sistema Único de Assistência Social – SUAS, trabalha com a perspectiva da inclusão de crianças, adolescentes e idosos nas seguintes situações.
I. Em situação de isolamento;
II. Fora da escola ou com defasagem escolar superior a 2 anos;
III. Criança e adolescente em situação de abandono;
IV. Egressos de medidas socioeducativas.
A partir das alternativas citadas somente é correto o que se afirma em:
A escuta profissional qualificada é um procedimento técnico que possibilita ao assistente social o conhecimento das necessidades, demandas e potencialidades das famílias que buscam atendimento no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS. Nesse caso, o conhecimento das situações de vulnerabilidades e riscos pessoal e social bem como das potencialidades das famílias são elementos essenciais para
O Serviço de Proteção Integral e Atendimento à Família- PAIF, se constitui em um trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias. No tocante aos seus objetivos o PAIF visa