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A prática da avaliação, como referenciada nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, em seu Art. 32, dentre diversas funções, precisa ter foco em identificar no educando:

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, marque V(verdadeiro) ou F(falso) e assinale a alternativa correspondente.

É função da educação de jovens e adultos (EJA):

( ) Igualdade de oportunidades, que possibilite oferecer aos indivíduos novas inserções no mundo do trabalho.

( ) Igualdade ontológica de todo e qualquer ser humano de ter acesso a um bem real, social e simbolicamente importante.

( ) Educação temporária, com base no caráter incompleto do ser humano.

De acordo com a LEI nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e as alterações, dadas pela Lei nº 12.796, de 2013, a atual LDB, no seu art. 4, dispõe que “O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma”:

De acordo com o disposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009):

I. O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam desenvolver especificamente os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.

II. As propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.

III. A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.

IV. Na transição para o Ensino Fundamental a proposta pedagógica deve prever formas para garantir a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, respeitando as especificidades etárias, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental.

Com base nas afirmativas acima assinale a alternativa correta:

Qual é a lei Nacional que em seu Art. 2º afirma: A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Assinale a alternativa correta:

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental determinam que as escolas deverão estabelecer como norteadores de suas ações pedagógicas:

I- Os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade, e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.

II- Os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.

III- Os princípios socioeconômicos, dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Sobre o direito à educação e o dever de educar previstos na LDB/1996, assinale a alternativa INCORRETA.

Sabendo que a concepção de educação como formação do homem estabelecido na Lei. n.º 9.394/96 (LDB) apresenta o princípio da gestão democrática do ensino público. Dentre os itens abaixo o que apresenta características sobre esse princípio é:

Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), analise os seguintes itens sobre a rotina:

I. A rotina representa, também, a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático, ou seja, o tempo de trabalho educativo realizado com as crianças.

II. Deve envolver os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagens orientadas.

III. As estruturas didáticas contêm múltiplas estratégias, que são organizadas em função das intenções educativas, expressas no projeto educativo, e são facultativas ao planejamento do professor.

IV. As estruturas didáticas podem ser agrupadas em três grandes modalidades de organização do tempo. São elas: atividades permanentes, sequência de atividades e projetos de trabalho.

Em relação às afirmativas acima, estão corretas:

A carga horária mínima anual do Ensino Fundamental regular e sua distribuição em dias de efetivo trabalho escolar são de:

Sobre a Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, assinale a alternativa INCORRETA.

Segundo o disposto na Lei nº 9.394/96, a educação escolar deverá vincular-se ao:

Com base na Lei nº 9.394/96, o sistema federal de ensino compreende:

 

(__) As instituições de ensino mantidas pela União e pelos Estados;

(__) As instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada;

(__) Os órgãos federais de educação.

 

Considerando (V) verdadeiro e (F) falso, complete as lacunas acima e assinale alternativa que apresenta a ordem correta de preenchimento de cima para baixo:

Assinale a alternativa correta conforme a Lei nº 9.394/96:

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional promulgada em 1996 deu sequência à Constituição e estabeleceu a Educação de Jovens e Adultos. De acordo com a lei, a educação de jovens e adultos é destinada àqueles que:

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