Pedro, professor do 7º ano, está preocupado com um aluno que está ausente da escola há mais de 20 dias. Sobre as providências que devem ser tomadas pela escola, assinale a afirmativa correta.
Nessa semana, uma escola da rede municipal de São Paulo recebeu a matrícula de uma estudante diagnosticada com um Transtorno Global do Desenvolvimento. Na referida unidade escolar, de acordo com a legislação municipal, a estudante deverá ser atendida
O Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais-INEP destaca que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)
foram elaborados para difundir os princípios da reforma curricular e orientar os professores na busca de novas abordagens e metodologias. Eles traçam um novo perfil para o currículo, apoiado em competências básicas para a inserção dos jovens na vida adulta; orientam os professores quanto ao significado do conhecimento escolar quando contextualizado e quanto à
interdisciplinaridade, incentivando o raciocínio e a capacidade de aprender. Segundo as orientações dos PCNs, o currículo está sempre
em construção e deve ser compreendido como um processo contínuo que influencia positivamente a prática do professor.
É correto afirmar que os PCNs, 1º e 2º ciclos foram lançados no ano de:
Sobre as políticas públicas para o surdo no Brasil, analise as seguintes sentenças: I-O Estatuto da Criança e do Adolescente assegura a educação aos deficientes como obrigação do Estado e ao se considerar também o inciso IV, nota-se que esta educação deve se iniciar logo após o nascimento. No que se refere à criança surda é primordial às que nascem em lar de ouvintes em que os pais não têm a Libras como sua segunda língua, que iniciem a vida escolar ainda na sua tenra idade em escolas que ofertem a elas a língua de sinais como primeira língua e a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua. II-A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu artigo 58, define a educação especial e especifica como deve ser esse atendimento e, reforça, também, o fato de que ele deve acontecer desde a mais tenra idade da criança; e, em seu artigo 59 estipula métodos e técnicas para esse atendimento. III- Os Parâmetros Curriculares Nacionais, ao longo de seu texto, faz menção à inclusão de alunos com necessidades especiais e define as adaptações curriculares. Referente ao aluno surdo as adequações são inúmeras, sendo de suma importância a que se refere à dificuldade de comunicação e à importância da utilização da língua de sinais. Há a específica observância quanto às singularidades linguísticas que o aluno surdo possui para a comunicação e expressão, sendo, para tanto, necessários métodos diferenciados e direcionados para seu ensino e aprendizagem. IV-A lei de nº 11.796, de 29 de outubro de 2008, institui o dia 26 de setembro como o Dia Nacional dos Surdos, data em que foi criada, no Brasil, a primeira escola para surdos, o Imperial Instituto de Surdos Mudos, hoje, Instituto Nacional de Educação para Surdos – INES. Estão corretas as sentenças:
A afirmação das identidades surdas não decorre imediata
e inexoravelmente da condição biológica do não ouvir; antes,
funda-se em uma série de pressupostos políticos e culturais e, por
isso, históricos, que permitem aos sujeitos surdos novas, e
possíveis, representações, significações e categorias sociais.
Hugo Eiji. Identidades surdas. Internet:
Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando os
diversos aspectos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.
No Brasil, a organização política dos surdos é recente, razão
pela qual a comunidade surda tem pouca representatividade no
contexto dos movimentos sociais e de lutas por direitos.
Cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo
e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável, ajustando-o
a suas percepções visuais, que contribuem para a definição das
identidades surdas e das “almas" das comunidades surdas. Isso
significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e
os hábitos do povo surdo.
Karin Strobel. As imagens do outro sobre a cultura
surda. Florianópolis: UFSC, 2008 (com adaptações).
Acerca da cultura surda, julgue os itens a seguir.
A impossibilidade de os surdos comunicarem-se em língua oral
inviabiliza sua organização política.
Cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo
e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável, ajustando-o
a suas percepções visuais, que contribuem para a definição das
identidades surdas e das “almas" das comunidades surdas. Isso
significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e
os hábitos do povo surdo.
Karin Strobel. As imagens do outro sobre a cultura
surda. Florianópolis: UFSC, 2008 (com adaptações).
Acerca da cultura surda, julgue os itens a seguir.
As línguas de sinais são ágrafas, o que prejudica o artefato
cultural e linguístico dos surdos.
Ainda com base no Decreto n.º 5.626/2005, julgue os itens
subsecutivos, acerca da formação e da atuação do profissional
intérprete de LIBRAS.
Faz parte das atividades do tradutor e intérprete de LIBRAS o
apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim da
instituição de ensino.
Atribua V (verdadeiro) ou F (falso) aos itens e aponte a alternativa correta.
( ) O plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais do Município serão formulados
de maneira a assegurar a consignação de dotações orçamentárias compatíveis com as diretrizes, metas e
estratégias deste PME, a fim de viabilizar sua plena execução.
( ) Até o final do primeiro semestre do último ano de vigência deste PME, o Poder Executivo encaminhará
à Câmara dos Vereadores, sem prejuízo das prerrogativas deste Poder, o projeto de lei referente ao Plano
Municipal de Educação a vigorar no período subsequente, que incluirá diagnóstico, diretrizes, metas e
estratégias para o próximo decênio.
( ) A revisão deste PME, se necessária, será realizada com ampla participação de representantes da
comunidade educacional e da sociedade civil.
( ) O Município criará mecanismos para o acompanhamento local da consecução das metas deste PME.
Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.
A habilidade, que é um elemento importante do conteúdo de
ensino, está associada a modos de agir, de sentir e de se
posicionar diante de situações concretas da vida social.
Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.
Os objetivos gerais de um plano de ensino expressam a
expectativa relacionada aos resultados que serão alcançados
pelos alunos nas esferas do conhecimento, das habilidades e
das atitudes.
Acerca da plataforma Moodle (modular object-oriented dynamic learning environment) e de cursos a distância, julgue os itens subsequentes.
Os espaços de discussão de temas previamente propostos pelos
autores na plataforma Moodle são chamados de comunidades
hub.
Acerca da plataforma Moodle (modular object-oriented dynamic learning environment) e de cursos a distância, julgue os itens subsequentes.
O Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem cuja
concepção pedagógica está fundamentada na aprendizagem
colaborativa e na concepção socioconstrutivista.
No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue os itens subsequentes.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(Lei n.º 9.394/1996), em seu art. 14, determina que os sistemas
de ensino definam normas de gestão democrática do ensino
público da educação básica mediante as orientações políticas
nacionais. Para que essas sejam efetivadas, deverá ser
respeitado o princípio da responsabilidade, o qual indica a
exclusiva participação do corpo técnico na elaboração do
projeto político-pedagógico.
Acerca da educação a distância, julgue o item subsecutivo
No cotidiano da educação a distância, há a dicotomia entre as
tarefas dos processos de ensinar — referentes à estrutura
organizacional, ao planejamento, à concepção metodológica e
à produção de materiais — e dos processos de aprender —
relativos a características e necessidades dos estudantes,
modos, condições de estudos e níveis de motivação.