A administração de determinado órgão decidiu implantar as seguintes atividades relativas à governança de TI: 1 – estabelecer processo para obtenção de dados, de maneira a fornecer informações acerca de disponibilidade, desempenho e capacidade de todos os recursos relativos à informação; 2 – coordenar e executar atividades e procedimentos operacionais necessários para entregar serviços de TI, incluindo-se a execução de procedimentos operacionais pré-definidos; 3 – aferir, por métricas temporais, a confiabilidade dos serviços. Considerando essas informações, julgue os próximos itens, relativos a ITIL v3 e COBIT 5.
A atividade 1 é um dos objetivos do processo gerenciar
disponibilidade e capacidade — do COBIT — e está
relacionada aos processos gerenciamento da disponibilidade e
gerenciamento da capacidade do estágio de desenho — do
ITIL.
O comitê gestor de TI de uma organização decidiu
implantar, na gestão de serviços, um processo da área
de desenho de serviço da ITIL para gerenciar riscos que
possam impactar seriamente o negócio. O processo
deverá incluir a redução de riscos a um nível aceitável
bem como o planejamento para a recuperação de
processos de negócio, caso este seja interrompido.
O processo da ITIL v3 que supre a demanda do comitê
gestor é o processo gerenciamento de
Em relação aos processos e às fases do ciclo de vida da biblioteca
de gerenciamento de projetos ITIL, versão 3, julgue os itens a
seguir.
No ciclo de desenho de serviço, cabe ao gerente do nível de
serviço a produção e manutenção de um catálogo de serviços
preciso.
Com base na ITIL v3, julgue os itens subsequentes, relativos a gerenciamento de serviços de TI.
O processo service change refere-se somente à mudança em um serviço já existente no ambiente de produção.
Acerca dos componentes do modelo ITIL v3, julgue o item seguinte.
O ITIL v3 prevê a utilização de padrões úteis para o
gerenciamento do serviço, tais como o CMMI (Capability
Maturity Model Integration) e o COBIT (Control Objectives
for Information and related Technology).
A administração de determinado órgão decidiu implantar as seguintes atividades relativas à governança de TI: 1 – estabelecer processo para obtenção de dados, de maneira a fornecer informações acerca de disponibilidade, desempenho e capacidade de todos os recursos relativos à informação; 2 – coordenar e executar atividades e procedimentos operacionais necessários para entregar serviços de TI, incluindo-se a execução de procedimentos operacionais pré-definidos; 3 – aferir, por métricas temporais, a confiabilidade dos serviços. Considerando essas informações, julgue os próximos itens, relativos a ITIL v3 e COBIT 5.
O ITIL atende à atividade 3 por meio de três métricas de
serviços: TMEIS (tempo médio entre incidentes de serviço);
TMEF (tempo médio entre falhas); e TMRS (tempo médio
para restaurar serviço), em que TMRS = TMEIS + TMEF.
Em relação aos processos e às fases do ciclo de vida da biblioteca
de gerenciamento de projetos ITIL, versão 3, julgue os itens a
seguir.
O gerente de demanda deve participar da elaboração de
acordos de nível de serviço.
A administração de determinado órgão decidiu implantar as seguintes atividades relativas à governança de TI: 1 – estabelecer processo para obtenção de dados, de maneira a fornecer informações acerca de disponibilidade, desempenho e capacidade de todos os recursos relativos à informação; 2 – coordenar e executar atividades e procedimentos operacionais necessários para entregar serviços de TI, incluindo-se a execução de procedimentos operacionais pré-definidos; 3 – aferir, por métricas temporais, a confiabilidade dos serviços. Considerando essas informações, julgue os próximos itens, relativos a ITIL v3 e COBIT 5.
A atividade 2 é um dos objetivos do processo gerenciamento
de eventos — do ITIL —, todavia não possui relação com
quaisquer processos do COBIT.
Em relação aos processos e às fases do ciclo de vida da biblioteca
de gerenciamento de projetos ITIL, versão 3, julgue os itens a
seguir.
O processo de gerenciamento de segurança da informação está
incluso nos processos de desenho de serviço.
Julgue os itens subsecutivos, relativos a componentes e processos do modelo ITIL v3.
O gerenciamento de configuração e de ativo de serviço pertencente à transição de serviço da ITIL consiste no processo responsável por garantir que os ativos requeridos para a entrega de serviços sejam devidamente controlados, incluindo, para este fim, detalhes sobre relacionamentos entre os ativos e informações sobre como os ativos foram configurados.
Com relação ao gerenciamento de incidentes do ITIL® 2011,
analise as afirmativas a seguir:
I.Falhas provocadas por mudanças podem resultar em
incidentes.
II.Um incidente de alto impacto tem nível de priorização crítico.
III.Um Acordo dos Níveis de Serviços (ANS) é opcional para o
gerenciamento de incidentes.
Está correto o que se afirma em:
Julgue os itens seguintes, relativos a componentes e processos do modelo ITIL v3.
O gerenciamento financeiro para serviços de TI administra os
requisitos do planejamento orçamentário da organização, sem
se ocupar dos requisitos relativos à contabilidade e à cobrança
de provedores de serviço, por estar voltado para o controle de
valores internos.
Com base na ITIL v3, julgue os itens subsequentes, relativos a gerenciamento de serviços de TI.
O gerenciamento do catálogo de serviços atua como fonte centralizada de informações sobre todos os serviços acordados.
Julgue os itens subsecutivos, relativos a componentes e processos do modelo ITIL v3.
A transição de serviço contém processo específico responsável por realizar avaliação formal de um serviço de TI a fim de determinar se a transição de serviços novos e modificados deverá ou não ser autorizada.
Um cliente quer implantar uma intranet na empresa, então é preciso entrar em acordo quanto à disponibilidade, ao suporte ao
usuário, à implementação das solicitações de mudança, ao preço e formalizar tudo em um Acordo de Nível [ I] . Se a
empresa do cliente necessitar executar alterações, como expansão ou modificação nos serviços de TI incluídos no acordo
formalizado, deve apresentar [ II ] e o Gerenciamento de [ III ] processa o pedido. As alterações que estão fora dos
acordos vigentes devem ser tratadas no processo Gerenciamento de [ IV ] .
De acordo com a ITIL v3, as lacunas I, II, III e IV são, correta e respectivamente, preenchidas com