Com relação aos conceitos de governança de tecnologia da informação (TI), julgue os itens a seguir.
No ITIL, o conceito de serviço de TI diz respeito a um ou mais sistemas de TI que habilitam os processos de negócio da organização.
Julgue o item a seguir, a respeito de processos do ITIL.
Um dos objetivos do processo de gerenciamento de segurança da informação é garantir a confiabilidade na troca de informações entre a corporação e possíveis parceiros tecnológicos.
Julgue o item a seguir, a respeito de processos do ITIL.
Denomina-se oficiosidade ou serviceability os acordos mantidos com terceiros que fornecem serviços para a organização de TI.
A seguir são listados requisitos para o gerenciamento de serviços de TI de determinada organização.
I Possuir um banco de dados estruturado com informações sobre todos os serviços de TI em produção.
II Gerenciar o ciclo de vida inteiro de todos os serviços de TI, incluindo-se aqueles em desenvolvimento.
III Criar um canal destinado aos usuários para prover informações sobre os serviços e os procedimentos necessários para obtê-los.
Com referência aos requisitos apresentados, julgue o item seguinte, relativos a gerenciamento de serviços e ITIL v3.
Entre os processos da ITIL v3, o mais adequado ao requisito II é o gerenciamento de portfólio de serviços da publicação Estratégia de Serviço, que inclui a categoria funil de serviços em desenvolvimento ou obsoletos.

Com base no exposto, é correto afirmar que o ITIL consiste em
No que tange aos conceitos ITIL, assinale a alternativa correta.
No que diz respeito ao ITIL v3 (Information technology infrastructure library), julgue o próximo item.
O aumento da disponibilidade dos serviços de TI e a otimização de recursos são alguns dos principais benefícios da adoção do ITIL para as organizações.
No que diz respeito ao ITIL v3 (Information technology infrastructure library), julgue o próximo item.
Apesar de o ITIL gerar valor para as organizações, sua implantação é complexa, uma vez que necessita de plataforma tecnológica específica.

Acerca desse tema, quais são os pilares da ITIL?
Acerca de governança e gestão de tecnologia da informação, julgue o seguinte item.
Uma das recomendações do ITIL é que as organizações ajustem seu contexto às boas práticas ITIL, adotando-as, de modo a viabilizar transparentemente a estrutura de gerenciamento de serviços padronizada.
Information Technology Infrastructure Library (ITIL) corresponde a uma abordagem sistemática para garantir qualidade na entrega de serviços de TI, sendo apre-sentada também como “melhores práticas”.
Considere as afirmações abaixo relacionadas com a ITIL.
I - Gerenciamento financeiro é um dos processos listados como processo de estratégia de serviço.
II - Gerenciamento de redes e administração de banco de dados são atividades comuns da operação de serviços.
III - Entre os processos de desenho de serviço encon-tra-se o gerenciamento de segurança da informação.
Quais estão corretas?
Em uma empresa, as solicitações e incidentes de TI são reportadas pelos usuários diretamente para os funcionários do departamento de TI, geralmente para um conhecido do usuário ou a quem ele tenha reportado anteriormente. O chamado de um mesmo tipo pode ser tratado por diferentes áreas de suporte do departamento. Os incidentes ou pedidos do usuário nem sempre são registrados e quando o são não sofrem investigação e diagnóstico. Eles acabam sendo tratados de forma descentralizada e sem um roteiro padrão a ser seguido, tanto no registro quanto no atendimento das solicitações, o que retarda a solução.
Tendo como referência inicial essa situação hipotética, julgue o item a seguir.
O cumprimento de requisições da ITIL é o processo que visa tratar solicitação do usuário que se refira a uma requisição para informações ou uma solicitação de serviços que não tenha sido originada de um incidente.
Julgue o item a seguir, a respeito de noções gerais sobre governança de TI e gerenciamento de serviços.
A implantação do gerenciamento de configuração, à luz do que preconiza o ITIL, facilita a implantação da entrega contínua, que lida, em essência, com a diminuição do tempo para entrega do produto pronto, o que vai ao encontro dos objetivos do gerenciamento de projetos ágeis.
No que diz respeito ao ITIL v3 (Information technology infrastructure library), julgue o próximo item.
A adoção do ITIL permite colocar os processos existentes em um contexto estruturado em uma base, fazendo com que as pessoas não sejam obrigadas a ter uma nova maneira de pensar e agir.
Em uma empresa, as solicitações e incidentes de TI são reportadas pelos usuários diretamente para os funcionários do departamento de TI, geralmente para um conhecido do usuário ou a quem ele tenha reportado anteriormente. O chamado de um mesmo tipo pode ser tratado por diferentes áreas de suporte do departamento. Os incidentes ou pedidos do usuário nem sempre são registrados e quando o são não sofrem investigação e diagnóstico. Eles acabam sendo tratados de forma descentralizada e sem um roteiro padrão a ser seguido, tanto no registro quanto no atendimento das solicitações, o que retarda a solução.
Tendo como referência inicial essa situação hipotética, julgue o item a seguir.
Com vistas a garantir que a operação normal de um serviço seja restaurada tão rapidamente quando possível, é correto implantar o processo gerenciamento de problema da ITIL.