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    Ao rever a aplicação da ITIL em determinado órgão, um auditor verificou que os processos gerenciamento da mudança e gerenciamento da configuração e de ativos de serviço atuavam em outros estágios além daquele em que se encontram organizados na ITIL v3.

 

À luz da ITIL v3, infere-se desse achado da auditoria

No que diz respeito a banco de dados, julgue o item

Em um banco de dados, é necessária a abstração dos dados, de tal forma que o usuário não se importe com a forma como eles estão armazenados.

Os cinco livros do ITIL v3 representam os elementos fundamentais do ciclo de vida da gestão de serviços. A respeito do gerenciamento de serviços ITIL v3, é correto afirmar que esse ciclo de vida incorpora as funcionalidades dos três seguintes subsistemas de TI:

ITIL e COBIT representam os conjuntos de boas práticas relacionadas ao gerenciamento de TI. A respeito dos conceitos e das diferenças entre ambas, analise as opções abaixo e marque a alternativa correta.

 

1. De um modo geral, podemos dizer que são metodologias complementares pois não são concorrentes.

2. O COBIT cobre apenas 2 domínios, estes possuem processos que por sua vez possuem diversos objetivos de controle.

3. De maneira simplificada podemos afirmar que COBIT descreve “o que fazer”, já ITIL detalha mais a execução de serviços de TI, indicando, portanto, “como fazer”.

É dispensável que o gerenciamento de finanças como custos e orçamentos conste em guias e(ou) modelos de governança de TI, apesar de esse tipo de gerenciamento caracterizar ação associada à governança. Aliado ao gerenciamento de finanças, o orçamento

    O diretor de TI de uma empresa pública de pequeno porte deseja melhorar a governança e a gestão de TI dessa empresa.

 

Nesse caso, a aplicação do COBIT 5

No que diz respeito aos processos e às funções do estágio operação de serviço da ITIL 2011, julgue o item. O processo Cumprimento de Requisições trata, exclusivamente, das requisições dos usuários que foram geradas por um incidente.

Quanto aos conceitos e às técnicas de programação de computadores, julgue o item  

Em um programa escrito em linguagem Python, o comando de atribuição x = int(5.9) fará com que a variável x passe a armazenar um valor inteiro igual a 6.

No que diz respeito ao ITIL v3 (Information technology infrastructure library), julgue o próximo item.

Para o ITIL, as habilidades, que são a capacidade de controlar e organizar os recursos de maneira a se obter um resultado esperado, são consideradas como um ativo.

Julgue o item a seguir, a respeito de processos do ITIL.

A atividade planejamento e coordenação da transição de serviço faz parte do processo gerenciamento de mudança da fase transição de serviço.

De acordo com a abordagem do ITIL, o elemento do ciclo de vida de serviço que prevê e conceitua um conjunto de serviços direcionados ao alcance dos objetivos dos negócios de uma organização denomina-se

Segundo a ITIL v3 (2011), uma estratégia consiste em um plano que mostra o modo como uma organização poderá atingir um conjunto de objetivos. Uma estratégia de serviço deve definir como um provedor irá utilizar seus serviços, a fim de potencializar os resultados de negócio de seus clientes, ao mesmo tempo em que viabiliza a obtenção de seus próprios objetivos. Além do desenvolvimento dessa estratégia, existem processos que fazem parte do escopo da estratégia de serviço.

Considere os seguintes processos.

I - Gerenciamento da Demanda
II - Gerenciamento do Portfólio de Serviços
III - Gerenciamento Financeiro de TI

Quais efetivamente correspondem a processos do estágio Estratégia de Serviço do ITIL v3 (2011)?

Considere as afirmações abaixo, relacionadas à Information Technology Infrastructure Library (ITIL).

I - Valor é um conceito-chave na ITIL, sendo relacio-nado a dois aspectos principais de serviços de TI: utilidade e garantia.
II - Os serviços de TI podem ser classificados em três tipos: serviços essenciais (core services), serviços capacitadores (enabling services) e serviços aprimo-radores (enhancing services).
III - O ciclo de vida de serviço consiste em seis etapas ou fases: Estratégia, Desenho, Transição, Operação, Gerenciamento e Melhoria Contínua de Serviço.

Quais estão corretas?

À luz do ITIL v3, a entrega de novas funcionalidades exigidas pelo negócio — incluindo o planejamento, a programação, o controle da construção e os testes das liberações — é de responsabilidade do(a)

A seguir são listados requisitos para o gerenciamento de serviços de TI de determinada organização.

I Possuir um banco de dados estruturado com informações sobre todos os serviços de TI em produção.

II Gerenciar o ciclo de vida inteiro de todos os serviços de TI, incluindo-se aqueles em desenvolvimento.

III Criar um canal destinado aos usuários para prover informações sobre os serviços e os procedimentos necessários para obtê-los.

Com referência aos requisitos apresentados, julgue o item seguinte, relativos a gerenciamento de serviços e ITIL v3.

Entre os processos da ITIL v3, o que melhor se adequa ao requisito I é o gerenciamento de catálogo de serviço, que faz parte do portfólio de serviço e contém informações sobre serviços voltados para o cliente, incluindo-se aqueles disponíveis para implantação.

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