A vantagem competitiva faz uma empresa ter a
preferência dos clientes. Existem algumas vantagens
competitivas importantes dentro de uma organização.
Leia algumas delas descritas abaixo, e assinale a
alternativa incorreta:
As sentenças abaixo discorrem sobre planejamento.
Baseado no tema, analise-as, atribua valores verdadeiro
ou falso e assinale a alternativa que representa a
seqüência correta de cima para baixo:
( ) Planejar é um processo de reflexão e tomada de decisão
sobre o futuro.
( ) Planejar é definir objetivos ou resultados que devem ser
alcançados no futuro.
( ) Durante o planejamento deve-se definir os meios
que deverão possibilitar a realização dos resultados
esperados, dentro de um espaço de tempo indefinido.
A diretora de recursos humanos de uma empresa fabricante de móveis quer adotar indicadores para avaliar o desempenho operacional dos processos sob responsabilidade da sua área. Seriam indicadores adequados, entre outros:
Uma empresa de médio porte atua em um mercado inovador e dinâmico. Nesse contexto, a gestão da cadeia de valor deve ser voltada, principalmente, para:
No que se refere às características básicas das organizações modernas, julgue os itens a seguir
A amplitude de controle diz respeito ao número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente e torna-se maior à medida que um funcionário ascende em uma estrutura organizacional.
Tendo em vista que a mudança, a inovação e a cultura são variáveis
importantes para o desenvolvimento organizacional, julgue os
seguintes itens.
A era da informação é corresponsável por mudanças na gestão de pessoas e apresenta o conceito de competência com base em três pilares fundamentais — conhecimento, habilidade e atitude —, os quais servem de embasamento para a alocação de recursos e a tomada de decisão.
Uma empresa do ramo alimentício acaba de realizar um
treinamento voltado para os funcionários da área operacional. A
gerente de RH gostaria de avaliar os resultados do treinamento
no nível dos recursos humanos.
Seria um indicador adequado:
Um consultor foi contratado por uma grande empresa para desenvolvimento de um projeto de análise organizacional, visando identificação de problemas e formulação de soluções relativas à estrutura e aos métodos e processos de trabalho. Por limitações de tempo e de recursos, o consultor precisa decidir entre entrevistas ou questionários como instrumento de levantamento de informações. A entrevista apresenta, em relação ao questionário, as seguintes vantagens, entre outras:
Um dos instrumentos comumente utilizados no âmbito do
planejamento estratégico das instituições é a matriz
SWOT, na qual
Acerca da gestão de processos, julgue os próximos itens
A gestão de processos mantém maior enfoque no produto ou no serviço oferecido aos clientes da organização, que na forma pela qual o trabalho é realizado.
Acerca da evolução da administração, julgue os itens seguintes
Para a administração científica, o princípio do controle envolve a certificação de que as ações são praticadas conforme o plano previsto e as normas estabelecidas; devendo trabalhadores e gerência cooperar entre si para a obtenção eficiente dos resultados.
Determinada empresa cresceu muito nos últimos anos através de aquisições de outras empresas no Brasil e no Exterior tornando–se a maior empresa mundial de proteína animal. Recentemente, tem divulgado internamente e externamente, via mídia nacional, os seus sete valores: atitude de dono, determinação, disciplina, disponibilidade, simplicidade, franqueza e humildade. Do ponto de vista da cultura organizacional, a divulgação
Com relação à gestão estratégica, julgue os itens seguintes.
O resultado da análise por intermédio da matriz SWOT permite a definição dos objetivos estratégicos e das metas para a organização, uma vez que um dos objetivos é a identificação dos rumos que a organização deverá seguir.
Uma empresa quer implantar o balanced scorecard como ferramenta de apoio à gestão estratégica. O diretor de marketing quer propor indicadores relativos à perspectiva “clientes”, pois acredita que os problemas mais críticos enfrentados pela empresa estão relacionados à criação de valor para os clientes. Seria um indicador essencial para medir objetivos relativos a essa perspectiva:
A respeito do comportamento humano nas organizações, julgue os itens que se seguem
Os rituais culturais são importantes para a história da trajetória organizacional, por meio de ritos de renovação (melhoria da estrutura) ou de ritos de integração (boas relações e emoções) no trabalho.