Os níveis hierárquicos dentro de uma organização
são divididos em:
1) intermediário.
2) institucional.
3) operacional.
4) secundário.
5) primário.
Estão corretos, apenas:
Um dos conceitos essenciais e básicos desenvolvidos pelas Teorias da Administração foi o estudo sobre “tempos e movimentos”. Sobre isso é INCORRETO afi rmar.
Abraham Maslow, a partir de sua Teoria das
Necessidades, foi um dos principais estudiosos
da motivação humana. Conforme sua teoria,
as necessidades humanas são organizadas
hierarquicamente e a busca pela sua satisfação
motiva o ser humano em sua tomada de decisões.
Acerca desse tema, faça a associação entre a
necessidade humana e seu respectivo conceito,
e indique a sequência CORRETA:
(1) Segurança
(2) Fisiológicas
(3) Sociais
(4) Estima
(5) Autorrealização
( ) Nível mais baixo de necessidade.
( ) Busca de proteção contra ameaças.
( ) Sentimento de valor, força e poder.
( ) É o nível mais alto da pirâmide de Maslow.
( ) Aceitação e convívio em relação a outras
pessoas.
As atividades em um sistema de informação geram conclusões valiosas que auxiliarão os gestores na tomada de decisões. A esse respeito, julgue os itens a seguir: I - As atividades de entrada envolvem a captura ou a coleta de dados brutos dentro da organização ou de seu ambiente externo. II - As atividades de processamento compreendem a conversão dos dados brutos em uma forma mais signifi cativa. III - As atividades de saída transferem as informações processadas às pessoas que as utilizarão ou às atividades nas quais elas são empregadas. IV - Os sistemas de informação não requerem um feedback, ou retroalimentação, uma vez que não há necessidade de avaliar ou corrigir o estágio de entrada de dados.
Cultura e clima organizacional são conceitos fortemente imbricados entre si, o que não impede, contudo, a identificação de elementos e aspectos próprios de cada um deles. Nesse sentido, a literatura enfatiza que
O atual cenário econômico vem impondo às empresas, públicas e privadas, grandes desafios para manter sua sustentabilidade. Ocorre que, quando se trata de uma sociedade de economia mista, existem algumas limitações de ordem institucional para o enfrentamento de tais desafios, dentre elas,
Nesse tipo de departamentalização, tendo em vista sua característica de responsabilidade compartilhada, exigem-se nível de confiança mútua e capacidade de improvisação na solução de problemas. Do ponto de vista evolutivo, surgiu porque as formas tradicionais de organizar as empresas não eram eficazes para lidar com atividades complexas, envolvendo várias áreas do conhecimento científico e com prazos determinados para sua realização. Tais características e vantagens como possibilidade de maior aprimoramento técnico de sua equipe de trabalho, maior desenvolvimento da capacitação profissional, maior especialização nas atividades desenvolvidas, uso adequado dos vários recursos e melhor atendimento aos clientes do projeto referem-se à departamentalização:
A função controle e avaliação para os sistemas de informações gerenciais, a estrutura organizacional, bem como os métodos, as normas e os procedimentos da instituição têm, entre outras, a finalidade de identificar problemas, falhas e erros que se transformam em desvios do planejado, com o intuito de corrigi-los e de evitar suas reincidências. Existem três conceitos inerentes à ideia de controle e avaliação: eficiência, efetividade e eficácia. Alguns aspectos podem prejudicar tais conceitos, como os listados a seguir, exceto:
As Escolas Clássicas da Administração veem as organizações como um corpo rígido e conservador, porém a Teoria Clássica desenvolveu o princípio de política racional. Assim, a história da Administração Clássica pode ser visualizada como uma sequência lógica de fatores, sendo:
Leia as afirmações abaixo que tratam sobre a
Teoria das Relações Humanas:
I. A experiência de Hawthorne realizada por
George Elton Mayo, na Western Electric
Company em Chicago, no período de 1927 à
1932 teve quatro fases.
II. A experiência de Hawthorne contribuiu para o
melhor relacionamento entre o homem, o
trabalho e a empresa.
III. Foi na Teoria das Relações Humanas que se
propagou a ideia de que os seres humanos,
enquanto operários, exerciam influência no
comportamento organizacional.
IV. A Teoria das Relações Humanas procurou
entender o comportamento do ambiente
organizacional. Assim, contribuindo para o
aumento da produtividade.
V. Na Teoria das Relações Humanas, as pessoas e
as empresas passaram a ser vistas como um
sistema organizacional.
A respeito dos processos organizacionais de planejamento e de tomada de decisões, julgue os itens que se seguem.
O processo de planejamento estratégico de uma organização é complexo e, geralmente, estático, pois as variáveis balizadoras da estratégia, após serem definidas, devem permanecer inalteradas, a fim de evitar que a cultura organizacional se torne caótica.
A respeito dos processos organizacionais de planejamento e de tomada de decisões, julgue os itens que se seguem.
A matriz SWOT é uma ferramenta que possibilita ao gestor criar análises de cenário e embasar o planejamento estratégico da organização, além de auxiliá-lo na verificação da posição estratégica da empresa, posição essa que, segundo a matriz SWOT, pode ser classificada em manutenção, sobrevivência, crescimento ou desenvolvimento.
A classificação mais apropriada para a “perua” de Marcelo Rossi deve ser bem de:
Todos os custos associados à gestão de estoques costumam ocorrer em três áreas principais: manutenção de estoques, pedidos e falta. No entanto, há outro tipo de custo, intangível, relacionado à perda de receitas por ter sido o capital investido em estoque, deixando de ser investido em outra atividade econômica. Este custo é conhecido como:
Ambiente é tudo aquilo que envolve externamente a organização, podendo ser próximo ou afastado. No ambiente próximo, estão os fornecedores, clientes e concorrentes, estando estes últimos em condições de ajudar a organização a se aprimorar, caso sejam encarados como protagonistas de uma técnica de observação e adaptação de melhores práticas, hoje bastante difundida, que é chamada de: