Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 322 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A respeito da normalização e da manualização, julgue os itens subsequentes.

A manualização consiste na organização, sob a forma de manual, de um conjunto de normas, instruções e documentos sobre políticas, diretrizes e sistemáticas operacionais, entre outros elementos, que facilitem a operacionalização de alguma atividade.

Julgue os itens de 76 a 80, relativos à gestão de processos nas organizações.

Nas organizações, é possível que um mesmo processo mobilize as áreas de marketing, de finanças, de gestão de pessoas e de produção.

Com relação às técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, julgue os itens que se seguem.

O mapeamento de processos por meio de fluxogramas é adequado para representar macroprocessos, mas não se aplica à representação de atividades.

Com relação a gestão de processos e de qualidade, julgue os itens

a seguir.

Em processos pautados no atendimento a cidadãos, as entradas são determinadas pelas necessidades da organização que realiza o processo.

Ao conferir os dados estatísticos anuais referentes a um processo, o analista poderá inferir melhorias caso verifique a existência de

Acerca de estrutura organizacional, comportamento organizacional

e análise e melhoria de processos, julgue os itens subsequentes.

A normatização é considerada a última etapa da melhoria de processos em que são elaboradas as normas e fluxos bem como documentação de apoio que proporcionarão a operacionalidade dos processos.

Na visão de Hammer, in Reengenharia, Revolucionando a empresa em função dos clientes, citado em Gestão da Qualidade: Teoria e Casos, Marly Monteiro de Carvalho, processo é “um conjunto de atividades do início ao fim, que, juntas, criam valor para o cliente." No que concerne aos principais conceitos relacionados à gestão por processos, analise os itens abaixo:
I O foco deve estar voltado para o empreendedor.
II A empresa deve estar orientada sempre para as tarefas.
III O trabalho deve agregar valor.
IV Uso intensivo de tecnologias de informação.
São conceitos relacionados à gestão de processos os expostos nos itens:

A análise administrativa é um processo de trabalho dinâmico e permanente, o qual tem por objetivo efetuar diagnósticos situacionais das causas dos problemas administrativos e estudar suas soluções de forma integrada. Com relação a esse conceito, assinale a opção INCORRETA.

Cada pessoa e cada segmento da organização precisa funcionar harmonicamente, fazendo com que toda a estrutura da empresa caminhe para o mesmo objetivo.
O ideal da excelência está sintetizado no princípio de fazer bem feito da primeira vez. Com base no tema, leia as sentenças sobre o estímulo à eficiência e o controle da qualidade, e assinale a alternativa correta:

I. Alguns meios que podem prover suporte ao estímulo à eficiência operacional mas não auxiliam nem interferem no processo de obtenção da qualidade são: treinamentos, manuais internos, instruções formais.
II. O objetivo do controle interno relativo ao estímulo à eficiência operacional determina prover os meios necessários à condução das tarefas, de forma a obter entendimento, aplicação e ação tempestiva e uniforme.
III. A existência de regras e procedimentos padrões facilitam a comparação entre o previsto e o realizado e asseguram a qualidade do processo operacional como um todo.

Nas questões 22 a 25, assinale a opção correta com C e com E a errada.

Sobre gerenciamento de projetos e gerenciamento de processos, é correto afirmar:

( ) projetos são esforços temporários e processos são esforços contínuos.
( ) o gerenciamento de um projeto inicia–se pela defi nição de um plano de aquisições de bens e serviços.
( ) os processos são conjuntos de atividades encadeadas, executadas por pessoas ou máquinas para atingir um ou mais objetivos.

Um sistema de fiscalização de contratos de serviços não vem atendendo plenamente ao seu papel de controlar a execução dos acordos no nível de serviço. Isto se deve ao fato de que as áreas atendidas pela empresa contratada, que deveriam fiscalizar a execução dos critérios contratuais, não percebem o preenchimento dos documentos de controle como um processo importante do seu trabalho e tornam-se resistentes à tal participação.
O problema no controle do serviço está relacionado a

A organização por processos consiste em administrar as estruturas permanentes como processos interligados, e não como um conjunto de departamentos independentes. Dando sequência ao tema, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:

I. São muito poucos os instrumentos administrativos que devem estar sustentados por processos estruturados e interligados.
II. Desenho de processos é a metodologia estruturada de identificar, ordenar em sequência lógica e otimizada, implementar e avaliar as atividades que contribuem, direta ou indiretamente, para o maior valor agregado para as organizações, bem como seus diversos públicos (clientes, fornecedores, funcionários, governos, comunidade).
III. Processo é o conjunto estruturado de atividades sequenciais que apresentam relação lógica entre si, com a finalidade de atender e, preferencialmente, suplementar as necessidades e as expectativas dos clientes externos e internos das organizações.

Define-se como a representação gráfica que permite a fácil visualização dos passos de um processo, sua sequência lógica e de encadeamento de atividades e decisões, bem como permite a realização de análise crítica para detecção de falhas e de oportunidades de melhorias:

A gestão por processos tem sido aceita como um bom instrumento
para melhorar a gestão da organização. Em relação à gestão por
processos, julgue os próximos itens.

O uso de Árvores de Soluções, abordagem que consiste na identificação das ramificações alternativas de um processo, seus possíveis desdobramentos e vínculos com a cultura organizacional, pode auxiliar na avaliação e melhoria dos processos.

Criação de especificações para processos de negócios novos ou modificados dentro do contexto dos objetivos de negócio, de desempenho de processo, fluxo de trabalho, aplicações de negócio, plataformas tecnológicas, recursos de dados, controles financeiros e operacionais e integração com outros processos internos e externos:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282