Com relação às técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, julgue os itens que se seguem.
Em um fluxograma, o símbolo representa uma operação de arquivamento.
Um processo pode ser entendido como um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas, que transformam entradas em saídas.
Observe as afirmações a seguir referentes ao Business Process Management (BMP).
I O BMP busca defi nir um processo temporário, com início e fim definidos.
II O BMP baseia o desenho e fluxo do processo no organograma da organização.
III O BMP gera um método sistemático e confi ável para análise do impacto de um processo de negócio.
IV O BMP analisa riscos existentes no negócio atual e nas inovações.
Está correto APENAS o que se afirma em
No que tange à gestão de processos e de projetos, julgue os itens
subsecutivos.
O uso de notações Business Process Modeling Notation
(BMPN) ou Event–driven Process Chain (EPC) torna–se mais
efetivo nas organizações mais complexas, que possuem
processos pormenorizados com atividades variadas em
diferentes tipos de especialidade operacional e gerencial.
Acerca da arquitetura e das estruturas organizacionais, julgue os próximos itens.
As entradas lógicas de um processo referem-se a matérias-primas que serão utilizadas na atividade ou que sejam resultado das operações realizadas nesta atividade.
No que se refere à gestão de processos, julgue os itens subsecutivos.
Quando se utiliza uma ferramenta estatística para a realização do controle de um processo, o valor zero deve ser considerado como limite de controle ideal.
No que se refere ao gerenciamento de processos de negócio, no contexto da administração pública, julgue os próximos itens.
O refinamento sucessivo de processos, conhecido como drill down, desenvolve–se a partir do contexto mais abstrato, ou macroprocesso, detalhando–o sucessivamente até a parte mais rica em descrição: a atividade.
Julgue os itens de 76 a 80, relativos à gestão de processos nas organizações.
A gestão de processos surgiu como alternativa às práticas tradicionais de gestão, que mantinham o foco na definição das tarefas associadas a cada área funcional da organização.
Com relação às técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, julgue os itens que se seguem.
No mapeamento de processos, o símbolo G se refere a atividades de execução ou de inspeção.
Acerca da gestão de processos produtivos, julgue os itens a seguir.
Processos que geram produtos unitários em processos de produção em massa ou intermitente, como é o caso de processos de usinagem, por exemplo, são denominados processos produtivos contínuos.
Acerca da gestão da qualidade e de processos, julgue os itens a seguir.
A modelagem de processos cumpre seu objetivo quando a organização percebe claramente a estrutura de seus processos, seus pontos fortes e fracos e as oportunidades de melhoria.
Acerca da arquitetura e das estruturas organizacionais, julgue os próximos itens.
O diagnóstico organizacional é um processo de verificação temporal e espacial que visa analisar a empresa ou determinado processo como um todo, especificar desvios de desempenho e analisar condições internas e externas, identificando aspectos relacionados à arquitetura organizacional e a processos críticos.
No que se refere ao gerenciamento de processos de negócio, no contexto da administração pública, julgue os próximos itens.
Os processos de suporte caracterizam–se pela entrega de valor ao cliente e pela formação da cadeia de valor, podendo percorrer organizações funcionais e departamentos.
Julgue os itens de 76 a 80, relativos à gestão de processos nas organizações.
Em uma organização, os processos centrais são aqueles relacionados à gestão de pessoas, que compõem o núcleo estrutural da organização.
Acerca de indicadores de desempenho, julgue os itens
subsequentes.
Ao analisar um indicador de eficiência, um consultor poderá verificar de imediato o impacto que o produto/processo causa na organização.
Com relação a gestão de processos e de qualidade, julgue o item a seguir.
A gestão por processos é utilizada nas organizações públicas como uma solução de integração organizacional capaz de melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados.