Uma empresa fabricante de chocolates acaba de realizar um
treinamento voltado para a equipe de vendas. A gerente de
recursos humanos gostaria de avaliar os resultados do
treinamento no nível organizacional e no nível dos cargos. Seriam
indicadores adequados, respectivamente:
Em um escritório de advocacia, o gerente administrativo constatou que os funcionários estavam constantemente circulando pelo corredor, levando documentos para os arquivos que estavam localizados em outro andar. Também constatou um acúmulo de documentos sobre as mesas e que os processos estavam ficando cada vez mais demorados para serem concluídos. O gerente percebeu que esses problemas surgiram quando foram contratados mais cinco funcionários, justamente para melhorar a produtividade dos processos de trabalho. Após analisar a situação, o gerente decidiu–se por rever o layout do escritório, priorizando a redução do tempo de tramitação entre as tarefas. Tendo isso em vista, o projeto do layout deve priorizar:
A respeito do gerenciamento de processos de negócio (BPM),
julgue os itens subsequentes.
Os processos de negócio, classificados em processo primário
e processo desenvolvedor, são atividades que agregam valor
aos produtos destinados aos clientes ou gerenciam outros
processos.
Acerca da gestão de processos, julgue os próximos itens
As atividades que compõem um processo podem ser subdivididas em ativas e latentes.
O diretor de finanças de uma construtora recebeu as seguintes
incumbências: avaliar o desempenho financeiro da empresa e
elaborar o orçamento para o ano de 2016. Ao realizar essas
incumbências, o diretor estará exercendo, respectivamente, as
seguintes funções administrativas:
O desempenho da administração reflete diretamente
sobre o desempenho da empresa. Existem alguns
sistemas que avaliam o desempenho das organizações.
Sobre o tema e alguns conceitos pertinentes, leia as
sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I.A eficiência de uma organização depende de como seus
recursos são utilizados.
II.Existem alguns critérios importantes para a avaliação
do desempenho de uma organização. A exemplo da
eficiência no uso dos recursos, qualidade dos produtos
e serviços, satisfação dos clientes.
III.O desperdício é uma atividade que consome recursos
mas não agrega valor ao produto ou serviço.
Estão corretas as afirmativas:
A gestão de processos, tanto na administração pública quanto na privada, sustenta-se em conceitos fundamentais a partir dos quais se extraem os elementos de um processo. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A parte referente a atividades é a de menor nível de
complexidade entre as que compõem um mapeamento
de processo.
Acerca da gestão de processos, julgue os próximos itens
Controle estatístico de processo e amostragem de aceitação são métodos de verificação da qualidade de uma amostra de um produto ou serviço.
No que se refere a gerenciamento de processos e projetos, julgue os itens que se seguem
Situação hipotética: Após uma ampla reforma administrativa que incluiu a revisão de todos os processos que tramitam em determinado ministério, a unidade responsável pela análise do novo modelo iniciou um estudo sobre a eficiência dos novos procedimentos, contudo nessa reformulação não houve preocupação com a definição de metas e objetivos. Assertiva: Nessa situação, o trabalho não deve ser considerado como prejudicado, pois esses são aspectos de baixa relevância nas técnicas de avaliação de processos.
Acerca da gestão de processos, julgue os próximos itens.
A gestão de processos mantém maior enfoque no produto ou no serviço oferecido aos clientes da organização, do que na forma pela qual o trabalho é realizado.
Com relação ao gerenciamento de processo de negócio, assinale a opção correta.
A busca pelo melhor resultado geral na realização das atividades da
organização — independentemente de onde elas sejam realizadas
— com foco no resultado do processo e na entrega de valor ao
cliente relaciona-se à
Atualmente, a maior parte dos empregos concentra-se no setor de serviços. Torna-se fundamental que a prestação de serviços receba atenção das empresas, já que, se bem executada, pode significar um diferencial competitivo.
No atendimento ao público é fundamental que o atendente
O Business Process Management (BPM) ou Gerenciamento de Processos de Negócio tem como um de seus resultados, ou produtos característicos
No que diz respeito à gestão de processos, especialmente ao
mapeamento de processos para criar uma cultura de eficiência e
eficácia operacional que promova ganhos de desempenho e
resultados, assinale a opção correta.