Considerando as assertivas que são contempladas na definição de Coaching: I) O desenvolvimento do colaborador para fazer bem seu trabalho. II) A situação em que um profissional experiente em dado trabalho orienta outro, ensinando-o, motivando-o, fazendo-o praticar o trabalho (ou partes específicas dele). III) A situação em que um profissional experiente oferece feedback sobre seu desempenho. Qual item melhor contempla a definição de Coaching?
Um aspecto fundamental para a gestão da inovação é reconhecer que esta não resulta exclusivamente de atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e que ocorre em diferentes graus nas organizações.
As inovações que introduzem novos produtos, processos ou sistemas de equipamentos com grau de novidade para o mercado em que a organização atua, mas sem alterar as relações entre os elementos da tecnologia, são conhecidas como inovações:
Uma empresa do setor de seguros iniciou seus esforços de gestão do conhecimento. Uma das primeiras iniciativas foi atualizar e unificar os manuais relativos aos procedimentos de atendimento aos clientes no call center, com base na legislação atual.
Essa iniciativa representou um processo de conversão do conhecimento, no que se refere à dimensão tácito-explícito, conhecido como:
Assinale a alternativa que apresenta somente características desejáveis de indicadores de desempenho.
Uma determinada instituição precisa capacitar os servidores responsáveis pela área de Planejamento. Para isso, o gestor da unidade demandou para a área da Capacitação uma proposta de treinamento que aborde a temática “Planejamento Estratégico, Tático e Operacional nas Organizações Públicas". O servidor responsável em elaborar a ementa e o conteúdo do treinamento não pode esquecer de incluir que o propósito do processo de planejamento estratégico é a
Os índices financeiros são construídos para
“__________ é uma ação específica proposta para ajudar a organização a atingir seus objetivos".
O termo que completa a assertiva, tornando-a VERDADEIRA é:
A transição da Era Industrial para a Era do Conhecimento foi marcada por mudanças estruturais que redefiniram a maneira de conceber a aprendizagem em organizações. Uma dessas mudanças tem relação com as carreiras, que, anteriormente, podiam ser tratadas como estáveis, contínuas e passíveis de um planejamento de longo prazo, mas que se tornaram instáveis e marcadas por descontinuidades. Diante disso, coube ao profissional
No modelo racional de decisão, o indivíduo faz escolhas coerentes e de valor maximizado, dentro de certos limites e restrições. Esse processo se faz em seis passos.
Abaixo apresentamos o primeiro e o último passos. Você deve preencher o restante dos passos por meio da escolha de um dos itens propostos.
1 – Definir o problema; 2 (?); 3 (?); 4 (?); 5 (?); 6 – Escolher a melhor alternativa.
Nonaka e Takeuchi (1997) foram os autores japoneses que impulsionaram as discussões da Gestão do Conhecimento e que criaram as bases do que se convencionou chamar de Espiral do Conhecimento. Nas empresas, seja no chão de fábrica ou nas esferas administrativas, no período de adaptação do novo colaborador, é comum fazê-lo acompanhar as tarefas operacionais de um colaborador mais antigo e experiente. Observa-se, imita-se e pratica-se. Esse é um processo de conversão do conhecimento tácito para o conhecimento tácito, que segundo os mencionados autores, caracteriza a:
Após a entrada de novo contingente na ALE-RO, servidores mais antigos dão dicas para os novos em relação à execução mais adequada das tarefas de cada cargo, contribuindo para que os novos desenvolvam suas rotinas e práticas.
Conforme o modelo de espiral do conhecimento, a situação descrita acima, onde existe a conversão de um conhecimento tácito para outro conhecimento tácito, é chamada de
São características dos serviços:
Cada vez mais as empresas trabalham com dados, informações e conhecimentos. Uma organização cria e utiliza conhecimento transformando-o de tácito em explícito e vice-versa.
Um dos 4 modos de conversão do conhecimento é:
O desembargador de um grande órgão público contratou um gestor de projetos para planejar e implantar um novo sistema de informação para melhor gerenciamento dos processos internos.
Em relação à gestão de projetos, é correto afirmar que:
Um supervisor de equipe de vendas toma suas decisões com foco no curto prazo e nos resultados a serem atingidos. Ele baseia suas decisões nas regras e procedimentos da empresa e raramente considera as opiniões dos subordinados em suas decisões.
O estilo de tomada de decisão do supervisor é conhecido como: