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Uma determinada instituição precisa capacitar os servidores responsáveis pela área de Planejamento. Para isso, o gestor da unidade demandou para a área da Capacitação uma proposta de treinamento que aborde a temática “Planejamento Estratégico, Tático e Operacional nas Organizações Públicas". O servidor responsável em elaborar a ementa e o conteúdo do treinamento não pode esquecer de incluir que o propósito do processo de planejamento estratégico é a

Os índices financeiros são construídos para

“__________ é uma ação específica proposta para ajudar a organização a atingir seus objetivos".

O termo que completa a assertiva, tornando-a VERDADEIRA é:

A transição da Era Industrial para a Era do Conhecimento foi marcada por mudanças estruturais que redefiniram a maneira de conceber a aprendizagem em organizações. Uma dessas mudanças tem relação com as carreiras, que, anteriormente, podiam ser tratadas como estáveis, contínuas e passíveis de um planejamento de longo prazo, mas que se tornaram instáveis e marcadas por descontinuidades. Diante disso, coube ao profissional

No modelo racional de decisão, o indivíduo faz escolhas coerentes e de valor maximizado, dentro de certos limites e restrições. Esse processo se faz em seis passos.

Abaixo apresentamos o primeiro e o último passos. Você deve preencher o restante dos passos por meio da escolha de um dos itens propostos.

1 – Definir o problema; 2 (?); 3 (?); 4 (?); 5 (?); 6 – Escolher a melhor alternativa.

Nonaka e Takeuchi (1997) foram os autores japoneses que impulsionaram as discussões da Gestão do Conhecimento e que criaram as bases do que se convencionou chamar de Espiral do Conhecimento. Nas empresas, seja no chão de fábrica ou nas esferas administrativas, no período de adaptação do novo colaborador, é comum fazê-lo acompanhar as tarefas operacionais de um colaborador mais antigo e experiente. Observa-se, imita-se e pratica-se. Esse é um processo de conversão do conhecimento tácito para o conhecimento tácito, que segundo os mencionados autores, caracteriza a:

Após a entrada de novo contingente na ALE-RO, servidores mais antigos dão dicas para os novos em relação à execução mais adequada das tarefas de cada cargo, contribuindo para que os novos desenvolvam suas rotinas e práticas.

Conforme o modelo de espiral do conhecimento, a situação descrita acima, onde existe a conversão de um conhecimento tácito para outro conhecimento tácito, é chamada de

São características dos serviços:

Cada vez mais as empresas trabalham com dados, informações e conhecimentos. Uma organização cria e utiliza conhecimento transformando-o de tácito em explícito e vice-versa.

Um dos 4 modos de conversão do conhecimento é:

O desembargador de um grande órgão público contratou um gestor de projetos para planejar e implantar um novo sistema de informação para melhor gerenciamento dos processos internos.

Em relação à gestão de projetos, é correto afirmar que:

Um supervisor de equipe de vendas toma suas decisões com foco no curto prazo e nos resultados a serem atingidos. Ele baseia suas decisões nas regras e procedimentos da empresa e raramente considera as opiniões dos subordinados em suas decisões.

O estilo de tomada de decisão do supervisor é conhecido como:

Uma das principais contribuições para as teorias da administração foi dada por Herbert Simon, sobre o processo de tomada de decisão nas organizações. Simon discute a ideia do homem administrativo que lida com a complexidade do mundo tentando reduzi-la a variáveis que podem ser controladas. Essa ideia leva em consideração os estudos da economia tradicional de maximização dos ganhos pela racionalidade. Para Simon, a racionalidade humana no processo de tomada de decisão é:

Uma das mais importantes ferramentas de gestão de qualidade tem por objetivo mostrar as tendências dos pontos de observação de dados variáveis ou atribuídos em determinado período. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta a correta denominação dessa ferramenta.

Treinamento é o processo educacional, aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em funções de objetivos definidos. No sentido usado em administração, o treinamento envolve:

Alguns problemas podem levar a comunicação nas empresas a uma perda de efetividade e comprometer a qualidade e os resultados organizacionais. Assinale a alternativa que não apresenta corretamente um desses problemas.

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