Para converter conhecimentos tácitos em conhecimentos explícitos, deve-se adotar o modo denominado
O processo de criação de conhecimento se inicia com a
A educação corporativa tem um escopo mais amplo e abrangente do que o treinamento. Ela se concentra no desenvolvimento contínuo dos colaboradores, indo além das habilidades técnicas para promover o crescimento pessoal e profissional. Com o incremento das universidades corporativas, surge um novo “profissional”, fundamental para o êxito e os resultados dessas organizações: o diretor de aprendizagem, que traz consigo a função de líder educador.
Considere os quatro diferentes papéis que esse líder educador desempenha, apresentados a seguir.
I - Ser estudante dos negócios e conhecer a direção estratégica da empresa e como ela está posicionada no mercado global.
II - Esboçar uma visão de como adequar as operações de aprendizagem e de desenvolvimento para que elas formem um sistema unido por ações inter-relacionadas.
III - Ser o especialista em educação, moldando a visão de aprendizagem contínua, fixando metas grandiosas e até mesmo audaciosas para a organização.
IV - Criar parcerias com os gerentes internos, os clientes externos, os líderes sindicais e os reitores de instituições de educação superior e operar estrategicamente, formulando um plano empresarial e recomendando como implementá-lo.
Esse líder educador, quando desempenha os papéis descritos em I, II, III e IV, está atuando, respectivamente, como
A gestão da informação e do conhecimento que passa por etapas e relações internas e externas às organizações e pessoas, viabiliza a construção de novos conhecimentos e a reorganização dos processos organizacionais. Sobre a gestão da informação e do conhecimento, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Dado.
2. Informação.
3. Conhecimento.
4. Conhecimento explícito.
5. Conhecimento tácito.
( ) Conjunto de informações relacionadas entre si, que exploram as possibilidades dentro de um contexto.
( ) Consiste em tudo o que foi documentado, arquivado, codificado de forma que pode ser distribuído a outras pessoas ou transformado em um processo ou uma estratégia sem exigir interação interpessoal.
( ) É o resultado do processamento e da manipulação de um conjunto de dados para torná-los significativos e úteis.
( ) Normalmente está no domínio da aprendizagem cognitiva, subjetiva e experiencial, sendo altamente pessoal e difícil de formalizar.
( ) É qualquer elemento identificado na sua forma bruta que, por si só, não conduz a uma compreensão de determinada situação.
A sequência está correta em
Para CHIAVENATO, o programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis é a gestão
Byung-Chul Han (2019) afirma que o meio digital e a permanente encenação do ego promovem cansaço, pois os novos meios de comunicação e suas técnicas estão destruindo cada vez mais a relação com o outro, o que torna a comunicação pobre em:
Acerca dos objetivos, desafios e características da gestão de pessoas, analise as afirmativas
abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Proporcionar competitividade à organização é uma forma da gestão de pessoas contribuir
para a eficácia organizacional.
( ) Treinamento e desenvolvimento, aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento
corporativo fazem parte dos processos básicos de gestão de pessoas.
( ) Descobrir o que motiva os colaboradores, individualmente e em grupo, é um dos objetivos da gestão de pessoas, assim podem definir estratégias, que façam os colaboradores se
sentirem animados e inspirados a darem o seu melhor para a realização do trabalho.
( ) Tendências atuais do mundo moderno, como a globalização, tecnologia e informação, são alguns dos desafios enfrentados pela gestão de pessoas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Analise a figura a seguir.

O conhecimento no contexto das organizações é um grande desafio em relação a sua disseminação e ao seu compartilhamento entre os colaboradores. Analise as afirmativas abaixo.
Assinale a alternativa correta.
Julgue o item, relativos às modernas técnicas de gestão.
O conhecimento presente nas organizações pode ser tácito ou implícito. A gestão do conhecimento é um conjunto de tecnologias e processos voltados para o armazenamento e o compartilhamento de informações, experiências e conhecimentos dos seus colaboradores.
Todos os documentos devem ser preparados previamente, a fim de torná-los aptos à digitalização e, essa etapa engloba algumas atividades. Nesse sentido, assinale a alternativa que não apresenta uma dessas atividades.
São conceitos básicos para atuação na área de protocolo de uma organização:
A digitalização permite o intercâmbio de acervos documentais e de seus instrumentos de pesquisa por meio de redes informatizadas. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
“Manuais administrativos são todo e qualquer conjunto de normas, procedimentos, funções, atividades, políticas, objetivos, instruções e orientações que deve ser obedecido e cumprido pelos funcionários da empresa, bem como a forma como será executado, quer seja individualmente, ou em conjunto.” Em relação aos requisitos básicos para elaboração de manuais administrativos, assinale “V” para as proposições verdadeiras, ou “F” para as falsas.
( ) Ter instruções autênticas, necessárias e suficientes.
( ) Ter redação simples, concisa, eficiente, clara, bem como bom índice ou sumário.
( ) Ter adequada flexibilidade.
( ) Ter um processo contínuo de revisão, flexibilidade adequada.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
No que se refere à gestão do conhecimento (GC), julgue o item.
O capital intelectual da organização é expresso nos seguintes aspectos: tecnologia; informação; habilidades e competências; inovação; e stakeholders. A GC está vinculada à decisão acerca do conhecimento crítico que realmente importa para a organização, proporcionando resultados concretos.
As habilidades que envolvem a visão da organização como um todo e são mais importantes para administradores que ocupam a alta direção da empresa são denominadas habilidades