No que se refere aos conceitos e às aplicações da gestão do
conhecimento e da gestão por competências, julgue os próximos
itens.
O conhecimento tácito é pessoal, específico ao contexto e de difícil formulação e comunicação; o conhecimento explícito, por sua vez, é transmitido em linguagem formal e sistemática, propiciando ao indivíduo a apreensão de fatos.
Julgue os seguintes itens, relativos a estratégias de gestão de pessoas e gestão do desempenho.
O foco das universidades corporativas no que se refere à capacitação de pessoas é aprimorar a educação formal visando preparar profissionais especializados para ocuparem cargos ou funções.
A noção de que as organizações são sistemas de aprendizagem foi explorada por diversos autores. A coluna da
esquerda apresenta teóricos e a da direita, suas principais contribuições à ciência da administração.
1 - Cyert e Narch
2 - Argyris e Schon
3 - Senge
( ) Há cinco disciplinas que auxiliam o processo de
aprendizagem: domínio pessoal, modelos mentais, visão
compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento
sistêmico.
( ) A busca de soluções dos problemas da empresa leva à
aprendizagem, o próprio processo decisório produz a
aprendizagem.
( ) Novas competências modificam o comportamento e a
capacidade de resolver problemas, depende também do
comportamento participativo dos gerentes.
Marque a sequência correta.
O conhecimento em Administração é produzido
O processo de aprendizagem é explicado por meio de várias maneiras, segundo Chianenato (2005). Dentre elas, podem ser citadas: I. Condicionamento clássico; II. Condicionamento operante; III. Aprendizagem por observação; IV. Aprendizagem por memorização; V. Aprendizagem por repetição. Estão de acordo com as afirmações de Chiavenato apenas as afirmativas
Hoje, considera-se que os tradicionais fatores produtivos se encontram no limite da exaustão em termos de aumento de eficiência e produtividade, já que a riqueza das nações e organizações passou a depender do conhecimento, na medida em que este encontre:
As atividades em um sistema de informação geram conclusões valiosas que auxiliarão os gestores na tomada de decisões. A esse respeito, julgue os itens a seguir: I - As atividades de entrada envolvem a captura ou a coleta de dados brutos dentro da organização ou de seu ambiente externo. II - As atividades de processamento compreendem a conversão dos dados brutos em uma forma mais signifi cativa. III - As atividades de saída transferem as informações processadas às pessoas que as utilizarão ou às atividades nas quais elas são empregadas. IV - Os sistemas de informação não requerem um feedback, ou retroalimentação, uma vez que não há necessidade de avaliar ou corrigir o estágio de entrada de dados.
No que se refere à construção coletiva e à gestão do conhecimento nas organizações, julgue os itens a seguir.
A gestão do conhecimento depende das condições de criação
desse conhecimento na organização.
Julgue os itens subsequentes, acerca da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações.
A gestão do conhecimento favorece a competitividade entre
seus membros, com vistas ao desenvolvimento de suas
capacidades individuais.
Ainda a respeito da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações, julgue os próximos itens.
Gestão de informação e gestão de conhecimento são conceitos
diferentes, mas complementares, dado que a gestão da
informação integra a gestão do conhecimento.
Ainda a respeito da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações, julgue os próximos itens.
Por ser uma organização hierárquica, rígida, formalista e
descomprometida com os resultados, a administração pública
é conflitante com a gestão de conhecimentos.
Um consultor foi contratado por uma grande empresa para desenvolvimento de um projeto de análise organizacional, visando identificação de problemas e formulação de soluções relativas à estrutura e aos métodos e processos de trabalho. Por limitações de tempo e de recursos, o consultor precisa decidir entre entrevistas ou questionários como instrumento de levantamento de informações. A entrevista apresenta, em relação ao questionário, as seguintes vantagens, entre outras:
Ainda a respeito da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações, julgue os próximos itens.
Ao longo da história da gestão de conhecimento nas
organizações, a informação e o conhecimento têm sido os
principais fatores de diferenciação da competitividade
organizacional.
Julgue os próximos itens, referentes a administração geral e pública.
Uma das vantagens trazidas pelo emprego do balanced scorecard é a possibilidade de se alinharem os objetivos individuais com os objetivos estratégicos da organização.
Julgue os itens subsequentes, acerca da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações.
A gestão do conhecimento, que busca inovação e criatividade,
favorece a mobilização das experiências dos envolvidos, que,
por sua vez, contribuem para ações racionais e decisivas.