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No que se refere aos conceitos e às aplicações da gestão do

conhecimento e da gestão por competências, julgue os próximos

itens.

O conhecimento tácito é pessoal, específico ao contexto e de difícil formulação e comunicação; o conhecimento explícito, por sua vez, é transmitido em linguagem formal e sistemática, propiciando ao indivíduo a apreensão de fatos.

Julgue os seguintes itens, relativos a estratégias de gestão de pessoas e gestão do desempenho.

O foco das universidades corporativas no que se refere à capacitação de pessoas é aprimorar a educação formal visando preparar profissionais especializados para ocuparem cargos ou funções.

A noção de que as organizações são sistemas de aprendizagem foi explorada por diversos autores. A coluna da

esquerda apresenta teóricos e a da direita, suas principais contribuições à ciência da administração.

1 - Cyert e Narch

2 - Argyris e Schon

3 - Senge

( ) Há cinco disciplinas que auxiliam o processo de

aprendizagem: domínio pessoal, modelos mentais, visão

compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento

sistêmico.

( ) A busca de soluções dos problemas da empresa leva à

aprendizagem, o próprio processo decisório produz a

aprendizagem.

( ) Novas competências modificam o comportamento e a

capacidade de resolver problemas, depende também do

comportamento participativo dos gerentes.

Marque a sequência correta.

O conhecimento em Administração é produzido

O processo de aprendizagem é explicado por meio de várias maneiras, segundo Chianenato (2005). Dentre elas, podem ser citadas: I. Condicionamento clássico; II. Condicionamento operante; III. Aprendizagem por observação; IV. Aprendizagem por memorização; V. Aprendizagem por repetição. Estão de acordo com as afirmações de Chiavenato apenas as afirmativas

Hoje, considera-se que os tradicionais fatores produtivos se encontram no limite da exaustão em termos de aumento de eficiência e produtividade, já que a riqueza das nações e organizações passou a depender do conhecimento, na medida em que este encontre:

As atividades em um sistema de informação geram conclusões valiosas que auxiliarão os gestores na tomada de decisões. A esse respeito, julgue os itens a seguir: I - As atividades de entrada envolvem a captura ou a coleta de dados brutos dentro da organização ou de seu ambiente externo. II - As atividades de processamento compreendem a conversão dos dados brutos em uma forma mais signifi cativa. III - As atividades de saída transferem as informações processadas às pessoas que as utilizarão ou às atividades nas quais elas são empregadas. IV - Os sistemas de informação não requerem um feedback, ou retroalimentação, uma vez que não há necessidade de avaliar ou corrigir o estágio de entrada de dados.

No que se refere à construção coletiva e à gestão do conhecimento nas organizações, julgue os itens a seguir.

A gestão do conhecimento depende das condições de criação

desse conhecimento na organização.

Julgue os itens subsequentes, acerca da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações.

A gestão do conhecimento favorece a competitividade entre

seus membros, com vistas ao desenvolvimento de suas

capacidades individuais.

Ainda a respeito da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações, julgue os próximos itens.

Gestão de informação e gestão de conhecimento são conceitos

diferentes, mas complementares, dado que a gestão da

informação integra a gestão do conhecimento.

Ainda a respeito da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações, julgue os próximos itens.

Por ser uma organização hierárquica, rígida, formalista e

descomprometida com os resultados, a administração pública

é conflitante com a gestão de conhecimentos.

Um consultor foi contratado por uma grande empresa para desenvolvimento de um projeto de análise organizacional, visando identificação de problemas e formulação de soluções relativas à estrutura e aos métodos e processos de trabalho. Por limitações de tempo e de recursos, o consultor precisa decidir entre entrevistas ou questionários como instrumento de levantamento de informações. A entrevista apresenta, em relação ao questionário, as seguintes vantagens, entre outras:

Ainda a respeito da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações, julgue os próximos itens.

Ao longo da história da gestão de conhecimento nas

organizações, a informação e o conhecimento têm sido os

principais fatores de diferenciação da competitividade

organizacional.

Julgue os itens subsequentes, acerca da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações.

A gestão do conhecimento, que busca inovação e criatividade,

favorece a mobilização das experiências dos envolvidos, que,

por sua vez, contribuem para ações racionais e decisivas.

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