Treinamento é um processo pelo qual as pessoas são preparadas para desempenhar de maneira excelente as tarefas específicas do cargo que ocupam. Assinale a alternativa que apresenta as mudanças de comportamento que podem ocorrer devido ao treinamento.
Entre as atividades inerentes às rotinas administrativas e financeiras está a de fazer levantamentos de pagamentos e recebimentos, constatar as irregularidades e emitir relatórios parar subsidiar as decisões gerenciais e da chefia. A elaboração de relatórios técnico-gerenciais deve ser cuidadosamente planejada, seguindo algumas etapas básicas (apresentadas a seguir). Identifique a que está incorreta.
No que se refere aos conceitos e às aplicações da gestão do
conhecimento e da gestão por competências, julgue os próximos
itens.
Capital humano refere-se à capacidade, ao conhecimento, à habilidade e às experiências individuais das pessoas, ao passo que capital estrutural corresponde aos sistemas físicos utilizados para transmitir e armazenar o conhecimento.
Uma empresa que atua no setor de gás e energia está reestruturando sua política de pessoal de forma a sustentá-la com base na noção de aprendizagem organizacional e de gestão do conhecimento. Uma característica da nova política de pessoal deve ser a(o)
No que se refere aos conceitos e às aplicações da gestão do
conhecimento e da gestão por competências, julgue os próximos
itens.
O conhecimento tácito é pessoal, específico ao contexto e de difícil formulação e comunicação; o conhecimento explícito, por sua vez, é transmitido em linguagem formal e sistemática, propiciando ao indivíduo a apreensão de fatos.
Julgue os seguintes itens, relativos a estratégias de gestão de pessoas e gestão do desempenho.
O foco das universidades corporativas no que se refere à capacitação de pessoas é aprimorar a educação formal visando preparar profissionais especializados para ocuparem cargos ou funções.
A noção de que as organizações são sistemas de aprendizagem foi explorada por diversos autores. A coluna da
esquerda apresenta teóricos e a da direita, suas principais contribuições à ciência da administração.
1 - Cyert e Narch
2 - Argyris e Schon
3 - Senge
( ) Há cinco disciplinas que auxiliam o processo de
aprendizagem: domínio pessoal, modelos mentais, visão
compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento
sistêmico.
( ) A busca de soluções dos problemas da empresa leva à
aprendizagem, o próprio processo decisório produz a
aprendizagem.
( ) Novas competências modificam o comportamento e a
capacidade de resolver problemas, depende também do
comportamento participativo dos gerentes.
Marque a sequência correta.
O conhecimento em Administração é produzido
O processo de aprendizagem é explicado por meio de várias maneiras, segundo Chianenato (2005). Dentre elas, podem ser citadas: I. Condicionamento clássico; II. Condicionamento operante; III. Aprendizagem por observação; IV. Aprendizagem por memorização; V. Aprendizagem por repetição. Estão de acordo com as afirmações de Chiavenato apenas as afirmativas
Hoje, considera-se que os tradicionais fatores produtivos se encontram no limite da exaustão em termos de aumento de eficiência e produtividade, já que a riqueza das nações e organizações passou a depender do conhecimento, na medida em que este encontre:
As atividades em um sistema de informação geram conclusões valiosas que auxiliarão os gestores na tomada de decisões. A esse respeito, julgue os itens a seguir: I - As atividades de entrada envolvem a captura ou a coleta de dados brutos dentro da organização ou de seu ambiente externo. II - As atividades de processamento compreendem a conversão dos dados brutos em uma forma mais signifi cativa. III - As atividades de saída transferem as informações processadas às pessoas que as utilizarão ou às atividades nas quais elas são empregadas. IV - Os sistemas de informação não requerem um feedback, ou retroalimentação, uma vez que não há necessidade de avaliar ou corrigir o estágio de entrada de dados.
No que se refere à construção coletiva e à gestão do conhecimento nas organizações, julgue os itens a seguir.
A gestão do conhecimento depende das condições de criação
desse conhecimento na organização.
Julgue os itens subsequentes, acerca da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações.
A gestão do conhecimento favorece a competitividade entre
seus membros, com vistas ao desenvolvimento de suas
capacidades individuais.
Ainda a respeito da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações, julgue os próximos itens.
Gestão de informação e gestão de conhecimento são conceitos
diferentes, mas complementares, dado que a gestão da
informação integra a gestão do conhecimento.
Ainda a respeito da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações, julgue os próximos itens.
Por ser uma organização hierárquica, rígida, formalista e
descomprometida com os resultados, a administração pública
é conflitante com a gestão de conhecimentos.