Observe atentamente o texto abaixo, sobre Estudo do Meio e assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do referido texto, extraído dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História para Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental.
"É fundamental para o estudante que está começando a compreender o mundo, conhecer a diversidade de ambientes, habitações, modos de vida, estilos de arte ou as formas de _ ___ ___ para compreender de modo mais crítico a sua própria época e o em seu entorno. É por meio da observação das materialidades e da interpretação dos discursos do seu e de outros tempos que o aluno aprende a ampliar a sua noção de mundo, tomando consciência que se insere em uma época especifica.
Em um ________________________________ o ensino de História alcança a vida e o aluno transporta o conhecimento adquirido para fora da situação escolar, propondo soluções para problemas de diferentes naturezas com que se defronta na realidade.
O ensino e a aprendizagem da História estão
voltados, inicialmente, para atividades em que os
alunos possam compreender as semelhanças e as
diferenças, as permanências e as transformações
no modo de vida social, cultural e econômico de
sua localidade, no presente e no passado,
mediante a leitura de diferentes obras humanas.
De acordo com os Parâmetros Curriculares
Nacionais para o ensino de História os objetivos
de história para o primeiro ciclo são:
Leia o fragmento a seguir:
“Contudo, desde a Antiguidade, a ciência histórica, reunindo documentos escritos e fazendo deles testemunhos, superou o limite do meio século ou do século abrangido pelos historiadores que dele foram testemunhas oculares e auriculares. Ela ultrapassou também as limitações impostas pela transmissão oral do passado. A constituição de bibliotecas e de arquivos forneceu assim os materiais da história." (Le Gof, Jaques – História e Memória.)
Tendo o trecho acima como referência, assinale a alternativa correta no que se refere ao o quê o documento histórico é:
“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas mudam o Mundo." Tendo como princípio esta ideia de Paulo Freire, analise as afirmações a seguir a respeito do que podemos dizer que o ensino de Historia é:
I. A conscientização do aluno enquanto sujeito – histórico, capaz de entender sua temporalidade e reconhecer sua força de ação na construção do processo histórico.
II. É a capacidade de adquirir o máximo de informações sobre o passado que lhe permitam o melhor viver num futuro.
III. O ensino de História deve ser capaz de conscientizar o sujeito de sua temporalidade, permitindo reconhecer a si próprio e o outro, constituindo assim a domínio de apreender com o de fora, com a alteridade.
Estão corretas as afirmativas:
Em 1948 a Educação é declarada um direito humano básico e, desde então, esse direito tem sido reafirmado em diversas situações, como por exemplo: a Convenção Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (1966), na Convenção sobre a Eliminação de todas as formas de Descriminação contra a Mulher (1979) e na Convenção sobre os direitos da Criança (1989). Em 1990, em Jontiem na Tailândia, esse direito foi revisitado, gerando um documento assinado por mais de 150 países que reafirmaram seu compromisso em garantir uma educação de qualidade acessível a todos e qualquer um. Nesse momento, foi elaborado o documento que ficou conhecido como:
O tempo é uma questão fundamental para a nossa existência. Inicialmente, os primeiros homens a habitar a Terra determinaram a contagem desse item por meio da constante observação dos fenômenos naturais. Apesar de ser um referencial de suma importância para que o homem se situe, a contagem do tempo não é o principal foco de interesse da História.
O tempo empregado pelos historiadores é o chamado “tempo histórico", que possui uma importante diferença do tempo cronológico. Sobre tempo histórico, marque a opção verdadeira.
A História do Cotidiano pode ser utilizada como ferramenta no ensino de História para romper com a periodização clássica que consagra a ideia de evolução e de progresso, sequência de eventos vitoriosos de determinados sujeitos, o que acaba por fomentar a existência de hierarquias de valor entre as sociedades humanas.
Marque a alternativa correta que mostra uma característica da História do Cotidiano.
Sobre Zumbi dos Palmares, marque a alternativa correta.
Sobre o ofício do historiador, é incorreto afirmar que:
É no século 20 que a historiografia realmente acontece como uma expressão da cultura, pois, nesse longo século, ela passou por diferentes fases, marcando, de forma decisiva, a influência das teorias que os historiadores europeus desenvolveram para a escrita da história. Sobre essas correntes, é correto dizer que:
Sobre o ensino do cotidiano na História, podemos tecer as seguintes considerações:
I - A introdução da História do Cotidiano como objeto de estudo escolar requer que se explorem as possibilidades inerentes ao
cotidiano, sem se limitar a constatar o “real” ou as motivações possíveis para alunos pouco sensibilizados com a história escolar
mais tradicional. O cotidiano deve ser utilizado como objeto de estudo escolar pelas possibilidades que oferece de visualizar as
transformações possíveis realizadas por homens comuns, ultrapassando a ideia de que a vida cotidiana é permeada de alienação.
II - O tema “cotidiano” tem grande importância na área de História, pois o cotidiano estabelece articulações com as grandes
estruturas políticas e econômicas do poder. Seu estudo possibilita que as tensões do dia possam emergir, dando voz a atores sociais
tradicionalmente excluídos e marginalizados, o que permite uma maior compreensão das estruturas sociais e suas transformações.
III - O cotidiano só tem valor histórico e científico no interior de uma análise de sistemas históricos que contribuem para explicar seu
funcionamento, não se tratando de uma simples descrição de determinada sociedade numa época qualquer, tampouco de
privilegiar histórias individuais.
Entre as afirmações acima, são verdadeiras:
Trecho I
“O conceito de modo de produção se refere a um modelo que explica a maneira de produzir em um determinado
contexto histórico. Esse modelo explicativo pretende abarcar uma leitura de todas as relações de trabalho possíveis e de
suas características nos diversos contextos espaço-temporais. Assim, os modos de produção não devem ser analisados
evolutivamente. Isso quer dizer que a escravidão pode coexistir e até surgir após um período de trabalho servil, porque
um modo de produção predominante coexiste e interage com várias outras relações de produção em um mesmo
contexto.” (Hobsbawm, 1998, p. 178-179)
Trecho II
“O conceito de modo de produção foi desenvolvido por Marx e Engels para designar a maneira pela qual determinada
sociedade se organiza visando garantir a produção das suas necessidades materiais, de acordo com o nível de
desenvolvimento de suas forças produtivas.” (Disponível em: http://www.pcb.org.br/portal/docs/modosdeproducao.pdf.)
Tendo em vista o conceito marxista de modo de produção e os trechos em destaque, podemos considerar
corretamente que:
Sobre as teorias da História e a função do historiador, podemos afirmar, EXCETO:
Sobre a relação entre causa e efeito na História, é incorreto afirmar que:
Surgida na França, durante a década de 1920, esta tendência historiográfica estabeleceu a relevância de aspectos da vida privada, da cultura e das mentalidades como temas dignos da pesquisa histórica. Ao admitirem a contribuição de outras ciências, terminaram por ampliar o conceito de tempo histórico e propuseram novos objetos e procedimentos metodológicos. O trecho acima refere-se à/ao: