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Observe as imagens a seguir.

As obras representadas são de autoria de um dos grandes artistas de Anápolis. Nascido em 1944, em Ouro Verde de Goiás, esse artista passou parte de sua vida em Anápolis, onde desenvolveu uma carreira que fez dele um ícone das artes plásticas na cidade. Algumas de suas obras podem ser encontradas na entrada da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis e em painéis presentes nos altares das igrejas São Francisco de Assis, Bom Jesus e São Sebastião em Anápolis. Trata-se de

O livro A Escrita da História, de Peter Burke, publicado originalmente em 1991, discute as mudanças ocorridas na historiografia a partir do surgimento da corrente chamada Nova História. Para isso, vários novos temas da história, entre eles, a história das mulheres, o renascimento da narrativa, a história oral etc. merecem capítulos especiais. Os modos de escrever a História são o ponto central da obra. O autor, tentando definir a História Nova, observa que a mesma se originou associada à Escola de Annales e que, além de lutar por uma história total, opõe-se totalmente ao paradigma tradicional da historiografia.
Em relação à conceituação da Nova História, marque o item correto.

“Os métodos de ensino baseados na memorização correspondiam a um entendimento de que 'saber história' era dominar muitas informações, o que, na prática, significava saber de cor a maior quantidade possível de acontecimentos de uma história nacional."
(retirado de: BITTERNCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004, p. 69).

O trecho discute a respeito do método de ensino de história utilizado no Brasil durante o século XIX. A respeito da proposta metodológica do ensino de história atual, assinale a alternativa CORRETA:

De acordo com os critérios para seleção e organização dos conteúdos de ensino de História, inseridos nos, assinale a alternativa CORRETA:

O discurso sobre a necessidade de avaliarmos integralmente um ser humano, focando no ensino pautado em habilidades e competência, ocupou o lugar de qual grande metanarrativa pedagógica?

Nos Parâmetros Curriculares para o ensino de História, está disciplina é apresentada como relacionada com a constituição da noção de:

Leia e responda:

“No caso do que chamamos de Idade Média, foi o século XVI que elaborou tal conceito. Ou melhor, tal preconceito, pois o termo expressava um desprezo indisfarçado em relação aos séculos localizados entre a Antiguidade Clássica e o próprio século XVI. Este se via como o renascimento da civilização greco-latina, e portanto tudo que estivera entre aqueles picos de criatividade artístico-literária (de seu próprio ponto de vista, é claro) não passara de um hiato, de um intervalo" (JÚNIOR, HILÁRIO FRANCO “A IDADE MÉDIA, NASCIMENTO DO OCIDENTE", prefácio.)

Sobre a “Idade Média" analise as afirmações:

I. É uma denominação rasa para um período da civilização europeia rico e ainda marcado por leituras preconceituosas oriundas da Idade Moderna.

II. É considerado pelo pesquisadores da área medieval um problema comum procurar estudar a história pela ascensão dos períodos históricos e não pelo declínio. Dessa maneira o período medieval consiste enquanto fundamento da “Idade Moderna", mais do que as especificidades do mundo medieval realmente.

III. É correto dizer que grande parte da riqueza da cultura medieval consistia na produção de queijos, pães e vinhos, principalmente por parte dos mosteiros, infelizmente os registros de arte são basicamente nulos.

Assinale a alternativa correta:

Leia com atenção:

Art. 1° A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescida dos seguintes arts. 26-A, 79-A e 79-B:

Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

“§ 1° O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil".

“§ 2° Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras".

Sobre o documento e de seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta:

Segundo o dicionário de Língua Portuguesa Online cronologia refere-se à ciência cuja finalidade é datar acontecimentos históricos, os descrevendo e agrupando numa sequência lógica. Esta disciplina insere-se numa ciência maior, que é História. Sendo assim, assinale a alternativa correta sobre a importância da cronologia no ensino de História:

Leia o fragmento, de uma entrevista com o proprietário de uma empresa de cartonagem situada no DAIA em Anápolis – GO.

Na entrevista o empresário destaca um dos problemas enfrentados desde a criação do DAIA, cuja solução vem sendo encontrada com

Observe a imagem a seguir.

A obra representada é o Monumento do centenário de Anápolis, de autoria de um jovem artista anapolino. Nascido em 1973, esse artista se iniciou nas atividades das artes plásticas aos 13 anos e atualmente tem importantes obras espalhadas pela cidade. Esse artista é:

“O fato de me perceber no mundo, com o mundo e com os outros me põe numa posição em face do mundo que não é a de quem tem nada a ver com ele".
(Viver, lembrar e aprender - Paulo Freire)

O trecho trata de um conceito da História que é o sujeito histórico. Sobre a significação desse conceito, podemos afirmar que as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO qual?

De Teoria da História bastante questionada nos dias de hoje, o Positivismo já foi a base da história mundial. Entre as principais características do Positivismo, destacamos as seguintes opções.

I. O Positivismo procurou adaptar para a humanidade os métodos científicos desenvolvidos pelas ciências naturais. Com base nesse método, buscava as regularidades nas ações dos homens, afirmava a apologia ao progresso e apontava a certeza em um permanente desenvolvimento e aperfeiçoamento da humanidade.

II. Os historiadores que foram influenciados pelo Positivismo, acreditavam que a humanidade caminhava naturalmente para um futuro melhor, tendo como conceito a ideia de progresso, onde o desenvolvimento tecnológico permitiria avanços que beneficiariam a humanidade.

III. A fundamentação erigida pelo filósofo francês Augusto Comte se tornaria uma das bases da ciência moderna e se mantém presente nas análises das mais diversas áreas das “ciências humanas". Enquanto corrente de pensamento oitocentista, pois é uma teoria do século XIX, o Positivismo traz uma reflexão liberal ambientada no clima pósrevolucionário e de otimismo com relação aos progressos científicos e tecnológicos.

São corretos:

“O livro didático é, de fato, o principal veiculador de conhecimentos sistematizados, o produto cultural de maior divulgação entre os brasileiros que tem acesso à educação escolar. Alguns educadores, ao se referirem ao uso recorrente do livro didático, afirmam: 'Ruim com ele, pior sem ele'." (FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, 2005, p. 49).
Selva G. Fonseca é uma das mais importantes pesquisadoras sobre ensino de história no Brasil. Devido a isso, é recorrente em seus trabalhos a análise acerca do uso dos livros didáticos, paradidáticos e outros materiais. A respeito dessa temática, assinale a alternativa INCORRETA:

A partir do início do século XX a forma de escrever história foi alterada. Como símbolo dessa mudança uma nova corrente historiográfica ganhou expressividade baseada na revista Annales d’histoire économique et sociale criada em 1929, no contexto da grande depressão, e ficou popularmente conhecida como école des Annales (Escola dos Annales). Essa escola historiográfica inovou na escrita da história, pois entre suas gerações defendeu a utilização de novos objetos, juntamente com novas abordagens, que requeriam o conhecimento que outras disciplinas poderiam oferecer. Acerca das gerações dos Annales, assinale a alternativa CORRETA:

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