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“Nas várias áreas do currículo escolar existem, implícita ou explicitamente, ensinamentos a respeito dos temas transversais (...). Por outro lado, sua complexidade faz com que nenhuma das áreas, isoladamente, seja suficiente para explicá–los; ao contrário, a problemática dos temas transversais atravessa os diferentes campos do conhecimento.”
(BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998, p. 26 inhttp://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf.)
Com relação ao ensino a partir de temas transversais ou geradores, analise as afirmativas a seguir, de acordo com a perspectiva dos PCN’s e das novas discussões teórico– metodológicas e didáticas da História.
I. As questões dos temas transversais devem ser integradas às áreas convencionais do currículo escolar, de tal forma que produzam adaptações nas orientações didáticas de cada área e que assegurem um trabalho pedagógico voltado à educação de valores em todas as áreas.
II. A questão ambiental é um exemplo de tema que, embora não seja habitualmente incluído nos conteúdos das aulas de História, só pode ser plenamente compreendido por meio da articulação de conhecimentos históricos com as contribuições de outras disciplinas escolares.
III. A transversalidade do conjunto de temas escolhidos para integrar o currículo escolar deve resultar na criação de áreas didaticamente autônomas e estruturadas em torno de atividades comuns às várias disciplinas, de modo que incentive e promova a polivalência dos professores de História.
Assinale:

Leia o seguinte texto: O conhecimento científico da história não pode deixar de ser objetivo e se basear em documentos e fontes confi áveis acumulados e tratados pelo historiador, segundo critérios que levem em conta sua neutralidade científica diante dos fatos; uma vez encontrados os fatos no passado, o papel do historiador é fazer derivarem deles “leis gerais”, em pequeno número, que expliquem os dados coletados, até que se possa atingir a uma lei única e universal. O enunciado acima explicita de forma sintética as premissas teóricas da seguinte corrente do pensamento historiográfico:

As Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) têm sido usadas como instrumentos para a pesquisa e o ensino da História. No entanto, o seu uso também acarreta mudanças epistemológicas na concepção, produção e comunicação do conhecimento histórico. Para superar o uso meramente instrumental das TICs, o historiador deve eletrônicas de fontes e aparatos bibliográficos.

Esse movimento musical nasceu no Rio de Janeiro, no final da década de 1950, usando temas leves sobre o cotidiano e sem muito compromisso com a temática política.
Foi iniciado formalmente com a gravação da música Chega de Saudade. Os artistas se reuniam geralmente em bares ou em apartamentos da zona sul do Rio de Janeiro.
Em 1962, compositores e intérpretes desse gênero musical, realizaram um concerto em Nova York cujo sucesso serviu para apresentar o novo ritmo para o mundo. Internamente o movimento passou a ser duramente criticado por alguns setores da sociedade. Muitos afirmavam que o novo gênero musical era elitista e alienado dos problemas políticos brasileiros.
" (Adaptado. Nemi, Ana Lúcia Lana. E Reis, Anderson Roberti dos. Para viver juntos: História, 9° ano: ensino fundamental. São Paulo: Edições SM.)
O texto refere-se ao gênero musical denominado:

Ao término do ensino básico, espera-se que o estudo da História tenha contribuído para o aluno dominar inúmeras habilidades e competências, entre elas

Em Lagoa Santa — município da região metropolitana de Belo Horizonte — foram localizados inúmeros achados arqueológicos, entre eles o fóssil conhecido por Luzia, um dos mais antigos da América. Esse achado contribuiu para a formulação de novas teorias sobre a ocupação do atual território brasileiro. Conteúdos como esse, em sala de aula, permitem

Em relação à produção historiográfica brasileira do século XX, a obra de Sergio Buarque de Holanda, Raízes do Brasil, é reconhecida como uma das mais importantes e influentes.
Acerca da contribuição dessa obra e autor é correto afirmar, exceto:

A “Escola dos Annales" é uma abordagem historiográfica que se articulou em torno do periódico acadêmico francês Annales d'histoire économique et sociale , tendo-se destacado por incorporar métodos das Ciências Sociais à História. Qual dos historiadores relacionados abaixo esteve associado a essa corrente historiográfica?

O toque dos sinos em Minas Gerais é um bem imaterial preservado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), por ser forma tradicional de comunicação presente em várias cidades mineiras. Dados como esse, próximos à realidade do aluno,

A partir do final dos anos 1970 a historiografia brasileira passou por intensa renovação, sob a influência de vários estudos, como os realizados pela chamada história social inglesa. Essa produção brasileira caracterizou-se

Acerca das distintas abordagens teóricas da História é correto afirmar, exceto:

Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freyre, é uma das obras mais citadas e mais criticadas sobre a formação da sociedade brasileira.
Acerca desse autor, de sua contribuição para a História brasileira e dessas críticas, é correto afirmar, exceto:

Leia o trecho da letra da música a seguir.


Ao utilizar a letra da música Índios, de Renato Russo, para motivar o estudo dos povos indígenas na época das Grandes

Navegações, o professor deve

Desde que a História consolidou-se como uma área do conhecimento específica, no século XIX, a concepção de tempo se alterou inúmeras vezes. Hoje, os historiadores compreendem o tempo histórico como

Leia o texto abaixo. A Escola dos Annales, inaugurada por Marc Bloch e Lucien Febvre, centrou-se na produção da história-problema para fornecer respostas às demandas surgidas no tempo presente. Esse grupo de historiadores insurgiu-se contra a história política, centrada em ações individuais e o poder bélico como motor da história. (Circe Maria Fernandes Bittencourt. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 145) A história-problema caracteriza-se por

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