Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 253 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Considere os dois trechos abaixo. I. (...) na ausência de depoimentos escritos, a expressão de camadas das classes trabalhadoras dos tempos atuais pode ser reconhecida por fotografias cotidianas. II. A imagem é capaz de atingir todas as camadas sociais ao ultrapassar as diversas fronteiras sociais pelo alcance do sentido humano da visão. (KNAUSS, Paulo. “O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual”. ArtCultura, Uberlândia, v. 8, n. 12, jan-jun 2006, p. 99) As proposições I e II destacam, respectivamente,

Dentre os princípios metodológicos que norteiam a pesquisa com fontes da história oral, destaca-se

Entre as várias atividades desenvolvidas pelo Centro de Memória que visam estabelecer canais de comunicação entre o TRT e a sociedade, destaca-se o Programa Justiça e Cidadania que

São organizações fundamentalistas aquelas em que

Leia o texto a seguir:

“Frau Diller era uma mulher irritadiça, de óculos

grossos e olhar implacável. Tinha criado esse olhar

nefando para desestimular a própria ideia de

alguém roubar sua loja, que ela ocupava com

postura militar, voz gélida e até uma respiração que

cheirava “heil Hitler". A loja em si era branca e fria,

completamente exangue. A casinha espremida ao

seu lado tremia com um pouco mais de severidade

do que as outras construções da Rua Himmel. Frau

Diller administrava esse sentimento, servindo–o

como o único produto grátis de suas instalações. Ela

vivia para sua loja, e sua loja vivia para o Terceiro

Reich. Mesmo quando começou o racionamento,

mais para o fim do ano, sabia–se que ela vendia por

baixo do pano algumas mercadorias difíceis de obter

e doava o dinheiro para o Partido Nazista".

(ZUSAK, Markus. A menina que roubava livros. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2008

p.37-)

O texto retrata o comportamento de uma

comerciante na Alemanha nazista. Com base nos

conhecimentos sobre a Segunda Guerra Mundial,

assinale a alternativa incorreta:

Tendo em vista que, no cenário contemporâneo, apesar da hibridização sociocultural e da consequente banalização dos artefatos, os públicos interessam-se pelas paisagens históricas devido ao fato de elas serem consideras um dos fundamentos da construção de identidades, julgue o item subsequente.

Houve uma tendência, no Brasil da década de 30 do século XX, a se pensar a nação como produto cultural de uma elite, em detrimento dos símbolos da formação de territórios híbridos representantes da totalidade de seus construtores.

São características do populismo, EXCETO:

Cultura material é “o segmento do meio físico que é socialmente apropriado pelo homem, o suporte material, físico, concreto da produção e reprodução da vida social. Nesse sentido, os artefatos são considerados como produtos e como vetores das relações sociais. De um lado, eles são o resultado de certas formas específicas e historicamente determináveis de organização dos homens em sociedade. De outro lado, eles canalizam e dão condições a que se produzam e efetivem, em certas direções, as relações sociais”. (Adaptado de MENESES, Ulpiano B. de. “A cultura material no estudo das sociedades antigas” in: Revista de História, 115, 1983, pp. 112–3).
As alternativas a seguir apresentam temas de pesquisa delimitados a partir do conceito de cultura material definido no fragmento acima, à exceção de uma. Assinale–a.

Segundo certa perspectiva historiográfica tradicional, o declínio de Roma deveu-se a um clima social de paz indolente, a uma divisão social interna entre ricos e pobres e a uma mentalidade comodista dos aristocratas ricos, que gozavam de pouco poder e autoridade frente ao Estado e que oscilavam entre posturas filosóficas de um materialismo vulgar ou buscavam salvação em religiões orientais. Este ponto de vista, se encontra na obra clássica sobre a história de Roma de autoria de:

“Ao iniciar a década de 1880, o abolicionismo entrou em uma fase insurrecional. A princípio de forma quase espontânea, depois de modo organizado. Surgiram sociedades secretas cujo fito principal era instigar a rebelião das senzalas e promover a fuga dos escravos. Entre tais organizações estão o Clube do Cupim, em Recife, e os Caifazes, em São Paulo.”
(COSTA, Emília Viotti da. A Abolição. São Paulo: Editora UNESP, 2008, p. 111.)

0 As ações e sociedades mencionadas no texto confirmam e reforçam a validade da tese de que a abolição da escravidão no Brasil resultou, entre outros fatores, da

Analise os fragmentos a seguir.
I. “(...) tendo em vista que a ignorância, o esquecimento ou o desprezo dos direitos do homem são as únicas causas dos males públicos e da corrupção dos Governos, resolveram declarar solenemente os direitos naturais, inalienáveis e sagrados do homem, a fim de que esta declaração, sempre presente em todos os membros do corpo social, lhes lembre permanentemente seus direitos e seus deveres”.
(Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, 1789)
II. “Considerando que os povos (...) reafirmaram (...) sua fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor da pessoa humana e na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condições de vida em uma liberdade mais ampla (...)”.
(Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948)

Assinale a alternativa que identifica corretamente uma semelhança entre os fragmentos acima.

Sobre as escolas historiográficas surgidas durante o século XX e os debates em que se inserem, assinale a alternativa correta.

O aprendizado autônomo e a aplicação responsável das habilidades e competências adquiridas assumiram um papel central na Educação em História. Esta nova abordagem do processo de ensino e aprendizagem reativou o debate teórico sobre os conceitos de “consciência” e de “pensamento histórico”, derivados do historicismo e retomados por Jorn Rüsen no campo da didática.
Para Jorn Rüsen, a consciência histórica é “(...) a suma das operações mentais com as quais os homens interpretam sua experiência da evolução temporal de seu mundo e de si mesmos, de forma tal que possam orientar, intencionalmente, sua vida prática no tempo”.
(RÜSEN, Jorn. Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora UNB, 2010. p. 57)

As alternativas a seguir identificam procedimentos didáticos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem, centrados no tema da consciência histórica, tal como definida acima, à exceção de uma. Assinale–a.

Tratando do tema relativo às transformações sociais e econômicas ocorridas entre 1945 e 1990, o historiador Eric Hobsbawm (HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos: o breve século XX 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.) destaca o que chama de “a morte do campesinato”, como uma das mudanças sociais mais expressivas do período. O fenômeno a que se refere Hobsbawm quando se utiliza da expressão “a morte do campesinato” é:

A Região Nordeste possui um elevado potencial turístico, no entanto, alguns estados dessa região estão muito aquém dessa realidade, reflexo da carência de infra-estrutura básica, de operadoras e de serviços adequados. Com base nas informações, assinale a alternativa que contenha atividades que, implementadas em áreas com condições físicas singulares, podem contribuir para dinamizar o quadro turístico nordestino.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282