Considere os dois trechos abaixo. I. (...) na ausência de depoimentos escritos, a expressão de camadas das classes trabalhadoras dos tempos atuais pode ser reconhecida por fotografias cotidianas. II. A imagem é capaz de atingir todas as camadas sociais ao ultrapassar as diversas fronteiras sociais pelo alcance do sentido humano da visão. (KNAUSS, Paulo. “O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual”. ArtCultura, Uberlândia, v. 8, n. 12, jan-jun 2006, p. 99) As proposições I e II destacam, respectivamente,
Dentre os princípios metodológicos que norteiam a pesquisa com fontes da história oral, destaca-se
Entre as várias atividades desenvolvidas pelo Centro de Memória que visam estabelecer canais de comunicação entre o TRT e a sociedade, destaca-se o Programa Justiça e Cidadania que
São organizações fundamentalistas aquelas em que
Leia o texto a seguir:
“Frau Diller era uma mulher irritadiça, de óculos
grossos e olhar implacável. Tinha criado esse olhar
nefando para desestimular a própria ideia de
alguém roubar sua loja, que ela ocupava com
postura militar, voz gélida e até uma respiração que
cheirava “heil Hitler". A loja em si era branca e fria,
completamente exangue. A casinha espremida ao
seu lado tremia com um pouco mais de severidade
do que as outras construções da Rua Himmel. Frau
Diller administrava esse sentimento, servindo–o
como o único produto grátis de suas instalações. Ela
vivia para sua loja, e sua loja vivia para o Terceiro
Reich. Mesmo quando começou o racionamento,
mais para o fim do ano, sabia–se que ela vendia por
baixo do pano algumas mercadorias difíceis de obter
e doava o dinheiro para o Partido Nazista".
(ZUSAK, Markus. A menina que roubava livros. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2008
p.37-)
O texto retrata o comportamento de uma
comerciante na Alemanha nazista. Com base nos
conhecimentos sobre a Segunda Guerra Mundial,
assinale a alternativa incorreta:
Tendo em vista que, no cenário contemporâneo, apesar da hibridização sociocultural e da consequente banalização dos artefatos, os públicos interessam-se pelas paisagens históricas devido ao fato de elas serem consideras um dos fundamentos da construção de identidades, julgue o item subsequente.
Houve uma tendência, no Brasil da década de 30 do século XX, a se pensar a nação como produto cultural de uma elite, em detrimento dos símbolos da formação de territórios híbridos representantes da totalidade de seus construtores.
São características do populismo, EXCETO:
Cultura material é “o segmento do meio físico que é
socialmente apropriado pelo homem, o suporte material, físico,
concreto da produção e reprodução da vida social. Nesse
sentido, os artefatos são considerados como produtos e como
vetores das relações sociais. De um lado, eles são o resultado de
certas formas específicas e historicamente determináveis de
organização dos homens em sociedade. De outro lado, eles
canalizam e dão condições a que se produzam e efetivem, em
certas direções, as relações sociais”.
(Adaptado de MENESES, Ulpiano B. de. “A cultura material no estudo das
sociedades antigas” in: Revista de História, 115, 1983, pp. 112–3).
As alternativas a seguir apresentam temas de pesquisa
delimitados a partir do conceito de cultura material definido no
fragmento acima, à exceção de uma. Assinale–a.
Segundo certa perspectiva historiográfica tradicional, o declínio de Roma deveu-se a um clima social de paz indolente, a uma divisão social interna entre ricos e pobres e a uma mentalidade comodista dos aristocratas ricos, que gozavam de pouco poder e autoridade frente ao Estado e que oscilavam entre posturas filosóficas de um materialismo vulgar ou buscavam salvação em religiões orientais. Este ponto de vista, se encontra na obra clássica sobre a história de Roma de autoria de:
“Ao iniciar a década de 1880, o abolicionismo entrou em uma
fase insurrecional. A princípio de forma quase espontânea,
depois de modo organizado. Surgiram sociedades secretas cujo
fito principal era instigar a rebelião das senzalas e promover a
fuga dos escravos. Entre tais organizações estão o Clube do
Cupim, em Recife, e os Caifazes, em São Paulo.”
(COSTA, Emília Viotti da. A Abolição. São Paulo: Editora UNESP, 2008, p. 111.)
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As ações e sociedades mencionadas no texto confirmam e
reforçam a validade da tese de que a abolição da escravidão no
Brasil resultou, entre outros fatores, da
Analise os fragmentos a seguir.
I. “(...) tendo em vista que a ignorância, o esquecimento ou o
desprezo dos direitos do homem são as únicas causas dos
males públicos e da corrupção dos Governos, resolveram
declarar solenemente os direitos naturais, inalienáveis e
sagrados do homem, a fim de que esta declaração, sempre
presente em todos os membros do corpo social, lhes lembre
permanentemente seus direitos e seus deveres”.
(Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, 1789)
II. “Considerando que os povos (...) reafirmaram (...) sua fé nos
direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor da
pessoa humana e na igualdade de direitos dos homens e
das mulheres, e que decidiram promover o progresso social
e melhores condições de vida em uma liberdade mais ampla
(...)”.
(Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948)
Assinale a alternativa que identifica corretamente uma
semelhança entre os fragmentos acima.
Sobre as escolas historiográficas surgidas durante o século XX e os debates em que se inserem, assinale a alternativa correta.
O aprendizado autônomo e a aplicação responsável das
habilidades e competências adquiridas assumiram um papel
central na Educação em História. Esta nova abordagem do
processo de ensino e aprendizagem reativou o debate teórico
sobre os conceitos de “consciência” e de “pensamento
histórico”, derivados do historicismo e retomados por Jorn
Rüsen no campo da didática.
Para Jorn Rüsen, a consciência histórica é “(...) a suma das
operações mentais com as quais os homens interpretam sua
experiência da evolução temporal de seu mundo e de si
mesmos, de forma tal que possam orientar, intencionalmente,
sua vida prática no tempo”.
(RÜSEN, Jorn. Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência
histórica. Brasília: Editora UNB, 2010. p. 57)
As alternativas a seguir identificam procedimentos didáticos
relacionados ao processo de ensino e aprendizagem, centrados
no tema da consciência histórica, tal como definida acima,
à exceção de uma. Assinale–a.
Tratando do tema relativo às transformações sociais e econômicas ocorridas entre 1945 e 1990, o historiador Eric Hobsbawm (HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos: o breve século XX 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.) destaca o que chama de “a morte do campesinato”, como uma das mudanças sociais mais expressivas do período. O fenômeno a que se refere Hobsbawm quando se utiliza da expressão “a morte do campesinato” é:
A Região Nordeste possui um elevado potencial turístico, no entanto, alguns estados dessa região estão muito aquém dessa realidade, reflexo da carência de infra-estrutura básica, de operadoras e de serviços adequados. Com base nas informações, assinale a alternativa que contenha atividades que, implementadas em áreas com condições físicas singulares, podem contribuir para dinamizar o quadro turístico nordestino.