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Ora, uma história não é narrada sob a pressão esquizofrênica de ser ou a pura facticidade das informações das fontes, de um lado, ou a imaginação ficcional de seu caráter histórico. Sua facticidade própria, muito mais real do que a facticidade dos dados das fontes, encontra-se na forma em que o passado se torna um elemento influente na vida humana prática no presente.

Jörn Rüsen. História viva. Teoria da História III: formas e funções
do conhecimento histórico. Brasília: EdUnB, 2007, p. 33 (com adaptações).

Considerando esse fragmento de texto, julgue o item subsequente, com referência a aspectos teórico-metodológicos dos estudos em história.

Os aspectos estéticos, políticos, retóricos e(ou) morais que frequentemente caracterizam a historiografia não necessariamente comprometem o seu valor epistêmico.

Sobre o materialismo histórico, assinale a alternativa INCORRETA.

A autora Circe Maria F. Bittencourt afirma, em seu livro Ensino de História: fundamentos e métodos que, uma proposta possível de análise de documentos em sala de aula deve sempre articular os procedimentos aos objetivos.

Abaixo, há alguns esquemas de como fazer essa articulação. Analise-os e aponte qual deles está correto:

I. Descrever PARA situar.

II. Mobilizar PARA situar.

III. Descrever PARA explicar.

IV. Descrever PARA controlar.

V. Mobilizar PARA identificar.

Considerando o texto apresentado como referência inicial e os aspectos inerentes à história dos reinos africanos da região do Golfo da Guiné, julgue o item seguinte.

A arte da civilização Ifé-Benin destacou-se pela criação de estátuas de madeira, que tinham um uso marcadamente político na homenagem e no culto aos reis e mandatários locais.

Observe a charge:

Na charge, os personagens Calvin e Haroldo, criações do cartunista Bill Watterson, conversam sobre a atividade escolar a partir de artigo de jornal. Ao que parece, o Calvin não compreendeu bem a intenção da atividade, que está relacionada com o uso de novas linguagens no ensino de História. Qual o objetivo da atividade proposta pelo(a) professor(a) do Calvin?

A arte de hoje é composta por arte moderna (e, às vezes, até arte clássica) e arte contemporânea. Além do mais, algumas das principais figuras da arte contemporânea já morreram: Yves Klein, por exemplo, e Andy Warhol. A arte contemporânea não pode, portanto, ser reduzida à arte de artistas vivos, já que ela inclui artistas já falecidos e não inclui grande parte da produção artística atual. Arte contemporânea é uma categoria estética de arte, um tipo de gênero artístico, mas em um sentido mais amplo do que aquilo que se costuma chamar de gênero: como categoria artística, a arte contemporânea se encontra no mesmo nível da arte clássica ou moderna, sendo que cada uma possui suas características próprias.

 

 

                Nathalie Heinich. Práticas da arte contemporânea: uma abordagem pragmática a um novo paradigma artístico. In: Sociologia e Antropologia. Rio de Janeiro, v. 4, 02:373-90, out./2014, p. 376.

Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o próximo item, a respeito da arte produzida nos séculos XX e XXI.

A ausência de representação dos indígenas pré-hispânicos foi uma das marcas do Muralismo mexicano. Esse movimento foi patrocinado pelo Estado e buscava aglutinar a modernidade artística europeia, a experiência histórica mexicana e os projetos de futuro para a nação elaborados no período pós-revolucionário.

No Ensino Fundamental, a partir do Ensino de História ao aluno é possibilitado “refletir sobre as mudanças inseridas pelos europeus na pratica da escravidão no continente africano". Esta habilidade pode ser desenvolvida através da seguinte temática:

No Ensino Fundamental, a partir do Ensino de História ao aluno é possibilitado “conhecer o cotidiano dos tropeiros e as principais atividades desenvolvidas por eles”. Esta habilidade pode ser desenvolvida através da seguinte temática:

“'Ciência dos homens', dissemos. É ainda vago demais. É preciso acrescentar: 'dos homens no tempo'. O historiador não apenas pensa “humano". A atmosfera em que seu pensamento respira naturalmente é a categoria da duração." (BLOCH, 2001, p.55).

Com base no excerto de autoria do historiador Marc Bloch sobre a relação entre história e tempo, é possível afirmar que

No ensino de História, ao se trabalhar a temática “o bandeirante e a busca por riquezas” com o aluno do Ensino Fundamental, espera-se que o mesmo desenvolva a seguinte habilidade:

[...] Sendo-lhes negadas, pela urgência de novos problemas, as satisfações de elaborar abstrações familiares os norte-americanos avançaram pouco a pouco em direção àquele realismo duro e claro em termos de pensamento político que alcançaria sua realização uma década mais tarde na formação do governo nacional e encontraria sua expressão clássica em The federalist. No processo, a moderna doutrina americana da separação de poderes seria elaborada e o conceito de democracia transformado. [...]

Fonte: Bailyn B., Bauru/SP: Edusc. 2003, p. 266-267.

O texto REFERE-SE:

“Os documentos também são materiais mais atrativos e estimulantes para os alunos e estão associados aos métodos ativos ou __________________, conforme as justificativas de algumas propostas curriculares". (BITTENCOURT, Circe Maria F. Ensino de História: fundamentos e métodos, p. 327).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

O livro Ensino de História: fundamentos e métodos afirma que o uso de documentos históricos tem que ter alguns objetivos quando usados em sala de aula, dentre eles:

I. Favorecer sua exploração pelos alunos de maneira prazerosa e inteligível.

II. Fornecer informações claras.

III. Causar muitos obstáculos iniciais.

Está correto o que se afirma em:

A questão da História do Brasil na escola requer, portanto, um compromisso político e cultural, para que a História seja cuidadosamente estudada, que a seleção de conteúdos da História do Brasil seja central e prioritária e que se obedeça a critérios metodológicos e com fundamentação teórica rigorosa tanto no que se refere à historiografia quanto à pedagogia, para evitar-se um ensino dogmático e ideológico. (BITTENCOURT, Circe. História. Identidade nacional e ensino de História do Brasil. In. KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2007. p. 203).

Atualmente, tramita no poder legislativo, principalmente no âmbito municipal, já que o projeto foi retirado da pauta no âmbito federal, o Projeto Escola Sem Partido, que apresenta como objetivo a proibição de manifestações ideológicas e político-partidárias por parte de professores em sala de aula. A autora Circe Bittencourt, ao sugerir critérios metodológicos e teóricos para “evitar-se um ensino dogmático e ideológico",

A partir da discussão de construção social no contexto brasileiro, só se pode afirmar corretamente:

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