Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 108 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Com relação à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial, julgue o item.

O kaizen, ao contrário da administração da qualidade total, baseia-se na montagem de uma equipe de especialistas responsável por gerenciar a qualidade.

A perspectiva do Aprendizado e Crescimento no Balanced Scorecard Incorpora indicadores de algumas categorias, exceto:

No Planejamento Estratégico do órgão em que Ana Maria trabalha, listou-se os seguintes indicadores:
- Prazo médio de tramitação dos processos originários.
- Índice de redução de processos em tramitação.
- Índice de processos recursais tramitados no prazo.

Eles podem ser classificados, de acordo com o Balanced Scorecard, como indicadores de qual perspectiva?

Diversas ferramentas podem ser utilizadas para realização de um diagnóstico no ambiente interno. São elas:

I- brainstorming de forças e oportunidades;
II- questionários ou entrevistas pessoais;
IIl- avaliação de desempenho individuais, das equipes e dos setores.

Estão corretos:

Uma das metodologias de maior relevância no contexto do marketing é a Matriz BCG, sendo que a sigla deriva da empresa americana Boston Consulting Group. Trata-se de uma ferramenta que permite identificar, através da análise gráfica, quais produtos tiveram bom desempenho e devem ser mantidos e quais estão requerendo muito esforço, mas não estão gerando os resultados esperados. Nesse sentido, um produto que gera uma alta receita e, ao mesmo tempo, não provoca custos elevados para incentivar as vendas, já que está bem estabelecido no mercado, é chamado de:

Uma organização constatou elevado índice de insatisfação de seus clientes, o que começava a provocar perdas de negócios e diminuição dos resultados. Para atuar no problema, a diretoria determinou que fossem realizados estudos com vistas a identificar: (I) os fatores organizacionais que provocavam tamanha insatisfação; e (II) os fatores para os quais se destinavam as maiores quantidades de reclamações, para que fosse possível estabelecer
prioridades na implementação de ações corretivas.

Nessa situação, a equipe responsável deve utilizar como  ferramentas prioritárias da qualidade para atender às demandas (I) e (II), respectivamente,

No que se refere à gestão da qualidade, julgue:

O downsizing busca substituir a cultura baseada na desconfiança, que promove a ampliação de comandos e de controles, por uma cultura que incentiva a iniciativa e a autonomia das pessoas.

Uma das principais preocupações do gestor de um órgão público era promover a melhoria contínua nos processos de atendimento ao cidadão-usuário: sendo assim, o ciclo PDCA foi implementado. Refere-se à última fase desse ciclo:

Relativos à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial, julgue:  

O Kaizen representa o aprimoramento radical e abrupto da organização, implementado por meio do envolvimento ativo e comprometido da alta direção da organização no que ela faz e na maneira como as coisas são feitas.

Ferramentas de qualidade são ferramentas estatísticas utilizadas com o intuito de melhorar produtos, serviços e processos. Acerca desse assunto, leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta.
"É uma ilustração sequencial de todas as etapas de um processo, mostrando como cada etapa é relacionada. Esta ferramenta da qualidade é empregada para nortear a realização de operações de uma forma uniforme." (Paladini, 1997; Aguiar, 2002)

O brainstorming é uma das ferramentas básicas de gestão da qualidade, cujo propósito consiste em lançar e detalhar ideias originais e com certo enfoque. NÃO faz parte das características principais dessa ferramenta:

A ferramenta da gestão da qualidade característica por calcular falhas por milhão e utilizar do método DMAIC é denominada:

O chefe do almoxarifado de uma repartição pública apresentou um diagrama de Ishikawa na última reunião, cujo tema era a qualidade do serviço prestado aos clientes internos. O principal objetivo para utilizar essa ferramenta foi representar as

A respeito do processo de planejamento, julgue:  

A ferramenta 5W2H consiste em um checklist de atividades, prazos e responsabilidades que devem ser desenvolvidas em um projeto, de modo a definir o que  será feito, por que, onde, quem irá fazer, quando será feito, como e quanto custará.

Assinale a alternativa que apresenta somente ferramentas para o controle estatístico da qualidade.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282