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Com base no projeto ético-político do serviço social, na Lei de Regulamentação da Profissão (Lei n.º 8.662/1993) e no Código de Ética do(a) Assistente Social (1993), julgue o item a seguir.

A igualdade, princípio que prevê a uniformização, é um condicionante da realização de princípios como a liberdade, justiça e solidariedade.

Acerca da definição e das atitudes em relação ao planejamento, à ética, à responsabilidade social e ao atendimento ao público, julgue o seguinte item.

No atendimento ao público, recomenda-se o uso de expressões que criem intimidade, tais como “querido”, “bem” ou “amor”.

Sobre as diferentes maneiras de atender e negociar adequadamente com um cliente, assinale V para a afirmativa correta e F para a falsa. ( ) A forma mais eficiente de descobrir o que o cliente realmente deseja é fazer com que ele mesmo descreva suas necessidades. ( ) Durante a negociação com o cliente, deve-se sempre utilizar termos técnicos para, dessa forma, demonstrar conhecimento sobre o objeto da negociação. ( ) A antecipação das consequências negativas na realização de uma compra deve ser feita com cuidado, porque apesar de aparentemente positiva junto ao cliente, esses “problemas” podem ser apenas fruto da nossa imaginação. As afirmativas são, respectivamente,

Quanto à técnica de atendimento ao telefone, julgue o item a seguir.

Quando for necessário transferir chamadas, o atendente deverá fornecer o nome da área para onde a ligação será transferida e o nome e o telefone do colaborador para quem a ligação será transferida.

De acordo com as convicções de Barroco (2012) “o sigilo profissional é um dos aspectos mais polêmicos dos Códigos de Ética. Ele não envolve apenas o que é confiado ao profissional pelo usuário; é parte da ética profissional a preservação do usuário de todas as informações que lhe digam respeito, mesmo que elas não lhe tenham sido reveladas diretamente”. Ainda sobre essa questão a autora coloca duas premissas complementares, a seguir. Analise as proposições e responda. I. O sigilo profissional é parte de todas as profissões liberais e sua polêmica decorre da possibilidade da quebra do sigilo, pois coloca dúvida acerca de sua justificação, em outras palavras: em quais situações seria correto quebrar o sigilo? II. O Código de Ética não pode prever todas as situações e cada caso deve ser avaliado de acordo com os pressupostos e valores do referido Código, sugerindo-se que a avaliação seja feita coletivamente pela equipe profissional. Mesmo assim, trata-se de uma questão que gera polêmica, discussões, como toda questão ética. Diante da análise das proposições, assinale a opção correta, segundo as ideias da autora:

Leia as afirmativas a seguir:

I. O atendimento ao público limita-se a fornecer documentos e encaminhar pessoas. Dessa forma, a organização do ambiente de trabalho não interfere na qualidade do atendimento prestado ao usuário.

II. Um tratamento especial, desenvolvendo uma relação de amizade através de uma comunicação positiva, é essencial ao bom atendimento, já que é mais fácil criar uma imagem positiva do que apagar uma negativa.

Marque a alternativa CORRETA:

Quanto à qualidade no atendimento ao público e ao trabalho em equipe, julgue o item a seguir.

A atenção dispensada pelo servidor no atendimento deve variar de acordo com os aspectos socioeconômicos do público.

A postura no trabalho é formada pela conduta ética, hábitos, habilidades, conhecimentos, comportamentos e atitudes. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta comportamento e(ou) prática adequado(a) com relação à função de motorista.

(1) A comunicação verbal serve para transmitir informações entre indivíduos, tendo estas informações um caráter informativo. (2) Já a comunicação não-verbal é caracterizada pelo uso de gestos, da mímica, do olhar, da voz e dos sinais paralingüísticos, da organização espacial e da localização.

Sobre o trecho acima:

Considerando o texto, julgue os itens a seguir acerca do processo de comunicação e do comportamento do servidor público.

I- A proibição referida no texto é, eticamente, inaceitável, pois fere os direitos constitucionais fundamentais.

II- Embora possa haver questionamentos legais, eticamente, a proibição referida no texto é adequada, pois prima por preservar o serviço público.

III- Em caso de celulares institucionais, entende-se que haja a possibilidade de uso para fins particulares, não havendo proibição equivalente à aplicada aos celulares particulares.

IV- A proibição de uso de apare lhos eletrônicos referida no texto restringe-se ao horário de expediente de trabalho, pois "atrasa e dispersa a atenção, prejudicando muitas vezes o desempenho no trabalho".

Assinale a alternativa correta.

Barroco, principal autora do Serviço Social que se debruça sobre o estudo da ética, problematiza acerca das produções éticas contemporâneas. Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, baseado nas afirmações desta autora. ( ) As produções éticas contemporâneas se afastam progressivamente da crítica, da objetividade, da universalidade. ( ) As produções éticas contemporâneas favorecem a ideologia dominante e o irracionalismo. ( ) As produções éticas contemporâneas ao naturalizar o presente, negam a possibilidade de intervenção do homem na história: fundamento de uma ética orientada pela práxis. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A justiça é um dos fatores mais importantes na construção da confiança: Aja de um modo que considero injusto e perca-me para sempre como cliente. O que o cliente entende por "justiça" varia de pessoa para pessoa. Em geral, o cliente sente-se tratado de forma justa quando:

I. Obtém o resultado que esperava, isto é, recebe o que pediu.

II. O processo de conseguir o que queria flui sem problemas.

III. O atendente reconheceu as necessidades específicas do cliente.

IV. O atendente fez aquilo que o chefe lhe solicitou que fizesse, independentemente da necessidade do cliente.

V. As objeções do cliente foram tratadas de forma a gerar lucratividade para a empresa.

São formas justas de tratamento ao cliente, o que se afirma APENAS em

No que se refere à qualidade no atendimento ao público, julgue o item a seguir.

Considera‐se como falta contra a dignidade do trabalho utilizar informações e influências obtidas na posição para conseguir vantagens pessoais.

Com relação à qualidade do atendimento e das comunicações e à postura profissional, julgue o item a seguir.

Manter sigilo profissional significa não revelar informações das quais tomou conhecimento em função do cargo ou da função que exerce.

Com relação aos meios para assegurar a responsabilidade social da mídia (MARS), julgue o item seguinte.

Composto por representantes do público, dos jornalistas e dos empresários do setor, o conselho de imprensa possui atribuições e funções diversas, mas todas elas visam assegurar a responsabilidade social da imprensa e, consequentemente, estimular a participação da opinião pública no combate pela independência.

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