Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 142 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Um Professor de Artes que deseja desenvolver o eixo norteador “espaços dedicados às artes” com alunos do Ensino Fundamental deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:

Pensando na contribuição da escola como o meio que contribui para apreensão de valores sociais, críticos e culturais de modo construtivo, inventivo e adequado a sociedade, é importante considerar que a escola seja:

Considerando a educação no Brasil na primeira metade do século passado, é possível afirmar que a disciplina de Desenho figurava no programa escolar nos níveis primários e secundários, porém é correto afirmar que havia aspectos contrários às práticas atuais, pois:

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, responda as próximas quatro perguntas.

Julgue as seguintes afirmativas:

I. O universo da arte caracteriza um tipo particular de conhecimento que o ser humano produz a partir das perguntas fundamentais que desde sempre se fez com relação ao seu lugar no mundo.

II. A manifestação artística tem em comum com o conhecimento científico, técnico ou filosófico seu caráter de criação e inovação.

III. Cada obra de arte é, ao mesmo tempo, um produto cultural de uma determinada época e uma criação singular da imaginação humana, cujo valor é universal.

IV. As obras de arte mais modernas são mais avançadas, mais evoluídas, e mais corretas do que as de épocas mais antigas.

São corretas:

A imagem da obra é de um artista catarinense, nascido na cidade de Pouso Redondo, mas que efetivou sua carreira artística em Blumenau, a partir da década de 70. Além de artista plástico, trabalhou como arte finalista e ilustrador. Autor de algumas pinturas murais, talvez “As costureiras" seja a mais conhecida, por estar num local público, no bairro Itoupava Norte, em Blumenau. O artista mencionado é:

Relacione a coluna II com a coluna I, associando os termos aos seus respectivos conceitos.

Assinale a sequência correta.

A Proposta Triangular é uma forma de abordar os conteúdos da disciplina de Artes de forma complexa e completa, deixando de fora somente aspectos que podem ser considerados contraproducentes do ponto de vista abrangente da Proposta, como:

Pelo simples fato de descrever sentimentos, relações

e condições que não haviam sido descritas anteriormente, o

artista canaliza-os de seu EU isolado para um NÓS. [...] A arte

pode elevar o homem de um estado de fragmentação a um

estado de ser íntegro, total. Ela capacita o homem para

compreender a realidade e o ajuda não só a suportá-la, como

a transformá-la.

Ernst Fischer. A necessidade da arte. Rio de Janeiro,

Editora Zahar, 1983 (com adaptações).

À luz do trecho acima e considerando a importância do ensino

da arte como maneira de ampliar o horizonte de

possibilidades, apurar a sensibilidade e lapidar a capacidade

de expressão e de interpretação da realidade, julgue os

seguintes itens.

A construção de práticas pedagógicas por meio da criação de formas artísticas nos espaços bi e tridimensional desenvolve um percurso de criação, individual ou coletivo, capaz de articular percepção, imaginação e ideias dos alunos.

De acordo com o professor e autor espanhol Fernando Hernández, a expressão cultura visual refere-se a uma diversidade de práticas e interpretações críticas em torno das relações entre as posições subjetivas e as práticas culturais e sociais do olhar. Do movimento cultural que orienta a reflexão e as práticas relacionadas a maneiras de ver e de visualizar as representações culturais. Nesta perspectiva, a cultura visual está relacionada:

Pelo simples fato de descrever sentimentos, relações

e condições que não haviam sido descritas anteriormente, o

artista canaliza-os de seu EU isolado para um NÓS. [...] A arte

pode elevar o homem de um estado de fragmentação a um

estado de ser íntegro, total. Ela capacita o homem para

compreender a realidade e o ajuda não só a suportá-la, como

a transformá-la.

Ernst Fischer. A necessidade da arte. Rio de Janeiro,

Editora Zahar, 1983 (com adaptações).

À luz do trecho acima e considerando a importância do ensino

da arte como maneira de ampliar o horizonte de

possibilidades, apurar a sensibilidade e lapidar a capacidade

de expressão e de interpretação da realidade, julgue os

seguintes itens.

Tendo o processo criativo como principal produto para avaliação, o professor deve estabelecer critérios para comparação entre os trabalhos individuais realizados pelos alunos.

Contribuindo em várias frentes para a evolução dos pequenos, as mais diversas manifestações artísticas devem ser trabalhadas não só na escola como ambiente formal, mas também dentro de casa, pela família. Percebemos, então, que o contato precoce com as artes é extremamente positivo.

Mesmo antes de aprender a ler e a escrever, uma criança naturalmente reage de forma positiva aos estímulos artísticos — é uma criadora em potencial. Por todos esses motivos:

I. Com a arte, as crianças têm incentivo para que consigam ordenar e dar sentido à experiência humana desde o começo da vida.

II. Por meio da arte, é possível avaliar o grau de desenvolvimento mental dos pequenos, entender suas predisposições e sentimentos, inclusive suas queixas.

III. A arte é uma importante ferramenta para que a criança faça uma leitura da realidade e de si mesma.

Assinale a alternativa correta:

De acordo com a proposta triangular, trabalhar com o ensino da Arte não significa apenas desenvolver atividades que liberam as emoções, mas também enfocar a arte como construção do conhecimento, realização de experiências do fazer artístico, da leitura da obra de arte, da contextualização, bem como:

Pelo simples fato de descrever sentimentos, relações

e condições que não haviam sido descritas anteriormente, o

artista canaliza-os de seu EU isolado para um NÓS. [...] A arte

pode elevar o homem de um estado de fragmentação a um

estado de ser íntegro, total. Ela capacita o homem para

compreender a realidade e o ajuda não só a suportá-la, como

a transformá-la.

Ernst Fischer. A necessidade da arte. Rio de Janeiro,

Editora Zahar, 1983 (com adaptações).

À luz do trecho acima e considerando a importância do ensino

da arte como maneira de ampliar o horizonte de

possibilidades, apurar a sensibilidade e lapidar a capacidade

de expressão e de interpretação da realidade, julgue os

seguintes itens.

A criança, por meio de uma linguagem simbólica, expressa, em seus trabalhos de arte, a sua própria realidade, a partir de suas experiências em relação ao meio e a si mesma.

Para Augusto Boal, o teatro é a primeira invenção humana, que abre caminho para outras invenções e descobertas. Boal, 1996. No que se refere a criatividade, imaginação e teatro, julgue os itens subsequentes.

A criatividade humana manifesta-se exclusivamente na arte.

Sobre o neoexpressionismo é correto afirmar:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282