Leia atentamente as afirmações, abaixo, e escolha a alternativa CORRETA: I) Em 1960 se instala o ensino da arte nas escolas brasileiras, caracterizando-se pela "livre expressão" II) Em 1930 é instituído o canto orfeônico nas escolas, por iniciativa do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos III) Em 1981 surgem os primeiros cursos de Licenciatura em Artes para a formação de professores IV) A "Semana de Arte Moderna", na verdade, não influenciou a modernização do ensino da arte no Brasil
os "Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino da Arte" indicam, como objetivos do ensino fundamental, dentre outros, que os alunos sejam capazes de:
I) utilizar exclusivamente a linguagem plástica como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
II) perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
III) Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
IV) Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e a saúde coletiva.
Com relação as afirmações acima, escolha a alternativa CORRETA:
Sobre o ensino da arte, assinale a alternativa incorreta:
No Ensino fundamental, a partir do ensino de Arte ao aluno é possibilitado saber que paisagens reais e imaginárias podem ser criadas por artistas em seus trabalhos. E esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:
No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “Pessoas e lugares" espera-se que o aluno construa um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Arte que lhe permita ser capaz de:
Em uma aula sobre “artes cênicas (teatro)" voltada para alunos do Ensino Fundamental, o Professor de Artes poderá apresentar a seguinte definição:
“Figura de estilo que substitui o nome de um personagem por uma perífrase ou por um nome comum que o caracteriza.( O homem da coragem ao vento- D.Quixote)"
No contexto da temática proposta, o fragmento acima conceitua:
No Ensino Fundamental, reconhecimento da multiplicidade de formas de representação e apresentação na arte dos retratos e das paisagens constitui um conteúdo atitudinal presente no ensino de Artes. Assim sendo, tal conteúdo deve ser desenvolvido através do seguinte eixo norteador:
Para ser estabelecido um plano para o Atendimento Educacional Especializado, segundo a resolução nº 04 de 2009, é necessário:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte afirmam que no transcorrer do ensino fundamental, espera-se que os alunos, progressivamente, adquiram competências de sensibilidade e de cognição em:
I. Filosofia.
II. Antroposofia.
III. Dança.
Está correto o que se afirme em:
Segundo a lição de Maria F. de Resende e Maria Heloísa C. de Ferraz, na obra “Arte na Educação Escolar", o conceito de arte tem sido objeto de diferentes interpretações. Nesse contexto, a concepção de arte que auxilia na fundamentação de uma proposta de ensino-aprendizagem artística, estética, e que atende a essa mobilidade conceitual, é a articulação entre:
Que nome se dá à primeira institucionalização sistemática do ensino da Arte no Brasil?
Como se sabe, o ensino da Arte compreende as quatro linguagens: dança, teatro, música e artes visuais. Assinale a alternativa que contém o conjunto de elementos relacionados às artes visuais:
Para iniciar uma aula, o Professor poderá apresentar aos alunos do Ensino fundamental a seguinte imagem:
Considerando a História da Arte, a obra apresentada representa uma rica oportunidade para que o Professor possa explorar a seguinte temática com os alunos:
O Professor pode explorar com seus alunos as diversas sonoridades e os instrumentos musicais existentes. Trata-se de educação musical prevista no currículo de Artes. Observe as imagens a seguir:
Considerando a educação musical e, pela classificação das famílias ou naipes, o instrumento apresentado (imagens I e II) pertence à:
O Professor pode apresentar aos seus alunos, os diversos instrumentos musicais existentes. Trata-se de educação musical prevista no currículo de Artes. Observe as imagens a seguir:
Considerando a educação musical e, pela classificação das famílias ou naipes, o instrumento acima apresentado pertence à: