Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 142 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Leia atentamente as afirmações, abaixo, e escolha a alternativa CORRETA: I) Em 1960 se instala o ensino da arte nas escolas brasileiras, caracterizando-se pela "livre expressão" II) Em 1930 é instituído o canto orfeônico nas escolas, por iniciativa do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos III) Em 1981 surgem os primeiros cursos de Licenciatura em Artes para a formação de professores IV) A "Semana de Arte Moderna", na verdade, não influenciou a modernização do ensino da arte no Brasil

os "Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino da Arte" indicam, como objetivos do ensino fundamental, dentre outros, que os alunos sejam capazes de:

I) utilizar exclusivamente a linguagem plástica como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;

II) perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;

III) Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

IV) Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e a saúde coletiva.

Com relação as afirmações acima, escolha a alternativa CORRETA:

Sobre o ensino da arte, assinale a alternativa incorreta:

No Ensino fundamental, a partir do ensino de Arte ao aluno é possibilitado saber que paisagens reais e imaginárias podem ser criadas por artistas em seus trabalhos. E esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:

No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “Pessoas e lugares" espera-se que o aluno construa um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Arte que lhe permita ser capaz de:

Em uma aula sobre “artes cênicas (teatro)" voltada para alunos do Ensino Fundamental, o Professor de Artes poderá apresentar a seguinte definição:

“Figura de estilo que substitui o nome de um personagem por uma perífrase ou por um nome comum que o caracteriza.( O homem da coragem ao vento- D.Quixote)"

No contexto da temática proposta, o fragmento acima conceitua:

No Ensino Fundamental, reconhecimento da multiplicidade de formas de representação e apresentação na arte dos retratos e das paisagens constitui um conteúdo atitudinal presente no ensino de Artes. Assim sendo, tal conteúdo deve ser desenvolvido através do seguinte eixo norteador:

Para ser estabelecido um plano para o Atendimento Educacional Especializado, segundo a resolução nº 04 de 2009, é necessário:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte afirmam que no transcorrer do ensino fundamental, espera-se que os alunos, progressivamente, adquiram competências de sensibilidade e de cognição em:

I. Filosofia.

II. Antroposofia.

III. Dança.

Está correto o que se afirme em:

Segundo a lição de Maria F. de Resende e Maria Heloísa C. de Ferraz, na obra “Arte na Educação Escolar", o conceito de arte tem sido objeto de diferentes interpretações. Nesse contexto, a concepção de arte que auxilia na fundamentação de uma proposta de ensino-aprendizagem artística, estética, e que atende a essa mobilidade conceitual, é a articulação entre:

Que nome se dá à primeira institucionalização sistemática do ensino da Arte no Brasil?

Como se sabe, o ensino da Arte compreende as quatro linguagens: dança, teatro, música e artes visuais. Assinale a alternativa que contém o conjunto de elementos relacionados às artes visuais:

Para iniciar uma aula, o Professor poderá apresentar aos alunos do Ensino fundamental a seguinte imagem:

Considerando a História da Arte, a obra apresentada representa uma rica oportunidade para que o Professor possa explorar a seguinte temática com os alunos:

O Professor pode explorar com seus alunos as diversas sonoridades e os instrumentos musicais existentes. Trata-se de educação musical prevista no currículo de Artes. Observe as imagens a seguir:

Considerando a educação musical e, pela classificação das famílias ou naipes, o instrumento apresentado (imagens I e II) pertence à:

O Professor pode apresentar aos seus alunos, os diversos instrumentos musicais existentes. Trata-se de educação musical prevista no currículo de Artes. Observe as imagens a seguir:

Considerando a educação musical e, pela classificação das famílias ou naipes, o instrumento acima apresentado pertence à:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282