Para ampliar saberes e conhecimentos dos alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:
“É a demão que prepara a superfície a ser trabalhada. Geralmente se usa a base para artesanato, pois foi especialmente formulada para essa finalidade."
No contexto das Artes plásticas, o fragmento acima conceitua:
São atribuições do cargo/função de Educador Social de Artesanato: I. Desenvolver atividades na área do artesanato (com EVA, Madeira, material reciclável, pintura em toalhas e vidros, caixas entre outros), e/ou artes plásticas. II. Aplicar atividades culturais e de lazer. III. Mediar os processos grupais, fomentando a participação democrática dos usuários e sua organização. IV. Registrar a frequência diária dos usuários. V. Acompanhar o desenvolvimento de oficinas e atividades.
“Em música, a partir dos anos ___, dominou o __________________, que teve à frente o compositor _____________. Embora não tenha sido o primeiro programa de educação musical brasileiro sério, nem o único, pois coexistiu em um emaranhado de tendências diversas, notadamente a escolanovista, esse projeto pretendia levar a linguagem musical de maneira sistemática a todo o país [...]." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Arte).
Assinale a alternativa que preenche as lacunas de forma correta:
De acordo com a autora Rosa lavelberg, a produção artística é a oportunidade de o aluno testar, conhecer e escolher diferentes cores, formatos, gestos, movimentos corporais e sons. É o momento de mostrar suas escolhas, mudar de ideia, decidir novamente. Portanto, o estudante deve ter a chance de:
A arte é um fenômeno cultural carregado de complexidade e que abre perspectivas para a criação e produção de processos comunicativos, na medida em que favorece:
Quanto à Legislação inerente ao ensino de Arte, é incorreto:
O ensino de música nas aulas de arte, é importante para, exceto:
Na etapa da Educação Básica, o ensino de Arte deve assegurar aos alunos a possibilidade de se expressar criativamente em seu fazer investigativo, por meio da ludicidade, propiciando uma experiência de continuidade em relação à Educação Infantil.
Tendo em vista o compromisso de assegurar aos alunos o desenvolvimento das competências relacionadas à alfabetização e ao letramento, o componente Arte, ao possibilitar o acesso à leitura, à criação e à produção nas diversas linguagens artísticas, contribui para o desenvolvimento de
Os planos de trabalho do professor devem contemplar experiências significativas para os alunos.
São atividades, procedimentos e objetivos adequados à dança na educação escolar, exceto:
No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que preconiza “o fazer artístico” como eixo norteador do ensino de Arte propicia que o aluno seja capaz de:
Com o intuito de ampliar saberes e conhecimentos dos alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:
“É um traço vertical que serve para dividir os compassos."
No contexto das Artes musicais, o fragmento acima conceitua:
No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que propõe desenvolvimento de “música” como eixo norteador das aulas de Artes possibilitará o aprendizado do aluno com relação ao seguinte conteúdo conceitual:
Nas artes visuais, a linha é o elemento essencial do desenho, seja ele feito a mão livre ou por intermédio de instrumentos. A professora da Escola Municipal João Nogueira Filho, solicitou de seus alunos exemplos de desenhos e gravuras onde utiliza-se a técnica das linhas hachuradas.
Em relação as figuras apresentadas pelos alunos, assinale a alternativa correta:
Pensando nas abordagens da segunda metade do Ensino Fundamental a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, são formas de critério adequadas para a avaliação em Dança, exceto enquanto a abordagem:
Em uma aula sobre “artes cênicas (teatro)"; voltada para alunos do Ensino Fundamental, o Professor de Artes poderá apresentar a seguinte definição:
“Conversa entre dois personagens. Encaixe de palavras trocadas pelas personagens de uma peça de teatro."
No contexto da temática proposta, o fragmento acima conceitua: