Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 142 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Para ampliar saberes e conhecimentos dos alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:

“É a demão que prepara a superfície a ser trabalhada. Geralmente se usa a base para artesanato, pois foi especialmente formulada para essa finalidade."

No contexto das Artes plásticas, o fragmento acima conceitua:

São atribuições do cargo/função de Educador Social de Artesanato: I. Desenvolver atividades na área do artesanato (com EVA, Madeira, material reciclável, pintura em toalhas e vidros, caixas entre outros), e/ou artes plásticas. II. Aplicar atividades culturais e de lazer. III. Mediar os processos grupais, fomentando a participação democrática dos usuários e sua organização. IV. Registrar a frequência diária dos usuários. V. Acompanhar o desenvolvimento de oficinas e atividades.

“Em música, a partir dos anos ___, dominou o __________________, que teve à frente o compositor _____________. Embora não tenha sido o primeiro programa de educação musical brasileiro sério, nem o único, pois coexistiu em um emaranhado de tendências diversas, notadamente a escolanovista, esse projeto pretendia levar a linguagem musical de maneira sistemática a todo o país [...]." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Arte).

Assinale a alternativa que preenche as lacunas de forma correta:

De acordo com a autora Rosa lavelberg, a produção artística é a oportunidade de o aluno testar, conhecer e escolher diferentes cores, formatos, gestos, movimentos corporais e sons. É o momento de mostrar suas escolhas, mudar de ideia, decidir novamente. Portanto, o estudante deve ter a chance de:

A arte é um fenômeno cultural carregado de complexidade e que abre perspectivas para a criação e produção de processos comunicativos, na medida em que favorece:

Quanto à Legislação inerente ao ensino de Arte, é incorreto:

O ensino de música nas aulas de arte, é importante para, exceto:

Na etapa da Educação Básica, o ensino de Arte deve assegurar aos alunos a possibilidade de se expressar criativamente em seu fazer investigativo, por meio da ludicidade, propiciando uma experiência de continuidade em relação à Educação Infantil.

Tendo em vista o compromisso de assegurar aos alunos o desenvolvimento das competências relacionadas à alfabetização e ao letramento, o componente Arte, ao possibilitar o acesso à leitura, à criação e à produção nas diversas linguagens artísticas, contribui para o desenvolvimento de

Os planos de trabalho do professor devem contemplar experiências significativas para os alunos.

São atividades, procedimentos e objetivos adequados à dança na educação escolar, exceto:

No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que preconiza “o fazer artístico” como eixo norteador do ensino de Arte propicia que o aluno seja capaz de:

Com o intuito de ampliar saberes e conhecimentos dos alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:

“É um traço vertical que serve para dividir os compassos."

No contexto das Artes musicais, o fragmento acima conceitua:

No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que propõe desenvolvimento de “música” como eixo norteador das aulas de Artes possibilitará o aprendizado do aluno com relação ao seguinte conteúdo conceitual:

Nas artes visuais, a linha é o elemento essencial do desenho, seja ele feito a mão livre ou por intermédio de instrumentos. A professora da Escola Municipal João Nogueira Filho, solicitou de seus alunos exemplos de desenhos e gravuras onde utiliza-se a técnica das linhas hachuradas.

Em relação as figuras apresentadas pelos alunos, assinale a alternativa correta:

Pensando nas abordagens da segunda metade do Ensino Fundamental a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, são formas de critério adequadas para a avaliação em Dança, exceto enquanto a abordagem:

Em uma aula sobre “artes cênicas (teatro)"; voltada para alunos do Ensino Fundamental, o Professor de Artes poderá apresentar a seguinte definição:

“Conversa entre dois personagens. Encaixe de palavras trocadas pelas personagens de uma peça de teatro."

No contexto da temática proposta, o fragmento acima conceitua:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282