Um Professor de Artes que trabalha o conteúdo “o corpo pode ser um instrumento musical” com alunos do Ensino Fundamental, amplia noções e conceitos acerca do seguinte eixo norteador:
Um Professor de Artes que deseja desenvolver o eixo norteador “culturas do Brasil” com alunos do Ensino Fundamental, deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a arte é incluída no currículo escolar com o título de:
Na obra de Ana Mae Barbosa (org), “Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte", Ivone Mendes Richter trabalha com o conceito de interdisciplinaridade, que, para ela, significa:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais em Arte, fazer arte e pensar sobre o trabalho artístico que realiza, assim como sobre a arte que é e foi concretizada na história, podem garantir ao aluno uma situação de aprendizagem conectada com:
O enfoque multicultural na Proposta Triangular ao indicar a abordagem dos códigos estéticos e culturais nos quais o próprio educando está inserido além do acesso a outras culturas, tem muito a contribuir para a construção de:
“Entende-se o estudante na escola como um produtor de cultura em formação. A escola deve incorporar o universo jovem, trabalhando seus valores estéticos, escolhas artísticas e padrões visuais. Não se pode imaginar uma escola que mantenha propostas educativas em que o universo cultural do aluno fique fora da sala de aula. A escola também deve ter propostas de orientação para jovens que ampliem seu repertório estético e os ajudem a posicionar-se criticamente sobre questões da vida artística e social do cidadão." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Arte).
De acordo com o documento, as aulas de artes visuais devem ajudar o jovem a aprender e ter experiências sobre:
I. O cuidado no uso de materiais e técnicas de artes visuais, preservando sua saúde, valorizando o meio ambiente e o espaço de convívio direto com as outras pessoas.
II. Sua autoimagem a ser continuamente reinterpretada e reconstruída com base em conquistas pessoais e no confronto crítico com imagens veiculadas pelas diversas mídias.
III. Sua inserção no universo da arte, valorizando e respeitando a produção de artistas homens e mulheres, jovens e idosos das diversas culturas.
Das alternativas acima, quais estão corretas?
O professor precisa orientar tarefas em que os alunos percebam as qualidades da percepção das formas estéticas. Seu papel é o de proporcionar a flexibilidade da percepção com perguntas que favoreçam diferentes ângulos de aproximação das formas artísticas: aguçar a percepção, incentivando a curiosidade, desafiando o conhecimento prévio, aceitando a aprendizagem informal que os alunos trazem para a escola, como o único elemento capaz de proporcionar o desenvolvimento da percepção de qualidade estética.
Considerando como referência os "Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino da Arte", qual das alternativas abaixo está CORRETA?
Na BNCC, as linguagens artísticas das Artes visuais, da Dança, da Música e do Teatro, consideradas em suas especificidades, e as experiências e vivências dos sujeitos em sua relação com a Arte não acontecem de forma compartimentada ou estanque. Assim, é importante que o componente curricular Arte leve em conta
Com o devido propósito pedagógico o Professor de Artes poderá apresentar aos seus alunos a seguinte obra de arte:
Uma vez observada a obra de arte apresentada, o Professor poderá destacar que, no contexto das artes plásticas, os traços e as técnicas utilizadas são atribuídas ao seguinte artista brasileiro:
Um Professor de Artes que deseja desenvolver o eixo norteador “culturas do Brasil” com alunos do Ensino Fundamental, deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que preconiza os “aspectos da História da Arte” como eixo norteador do ensino de Arte, propicia de forma especifica que o aluno seja capaz de:
Com o intuito de ampliar saberes e conhecimentos dos alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:
“Diz-se do colorido em que predominam tons dourados e avermelhados, bem como daquelas cores que se matizam com ditos tons."
No contexto das Artes, o fragmento acima conceitua:
Com o intuito de ampliar saberes e conhecimentos dos alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:
“Ficção que apresenta uma coisa para dar ideia de uma outra. Pintura ou escultura que representa ideias ou qualidades abstratas (por exemplo, a Fortaleza) por meio de um objeto ou figura, ou por um agrupamento de figuras. Desempenhou grande papel na arte clássica e neoclássica. No Renascimento eram associadas à mitologia e literatura greco-romanas"
No contexto das Artes, o fragmento acima conceitua:
No Ensino fundamental, a partir do ensino de Arte ao aluno é possibilitado apreciar obras de artistas relacionadas a essas festas e lendas contadas e registradas no território brasileiro. E esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador: