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Para Fonterrada (2008), a busca do valor da música e da educação musical inicia-se na Grécia, na qual, desde o início da organização social e política grega acreditava-se que a música influia no humor e no espírito dos cidadãos. Dessa forma, nas cidades-estados,

A proposta do professor polivalente em Artes (PCN-Arte, 1998), entre os anos 70 e 80, era caracterizada

No que diz respeito ao ensino musical, os PCN-Arte (1998), apontam, a partir dos anos 30, para projeto que pretendia levar a linguagem musical de maneira sistemática a todo o país. Com a criação e supervisão da Superintendência de Educação Musical e Arte do Distrito
Federal (Sema), em 1932, esse projeto difundiu ideias de coletividade e civismo, princípios condizentes com o momento político do Estado Novo.

Trata-se

Para os PCN-Arte (1998), “com o intuito de ajudar os alunos a pensar e agir de maneira responsável com o corpo e a sexualidade, há processos artísticos e estéticos que podem ser trabalhados nas aulas de Arte”.

Nesse contexto, o documento indica

Sobre o caráter das atividades da ONG Meninos do Morumbi no que tange ao conceito de ação sociocultural, é possível afirmar que

Intermediando o processo de produção e apreciação de arte, encontram-se, entre outros, os meios de comunicação (as mídias), que podem ser informatizados, ou não. Os modos de praticar e pensar a comunicação sociocultural em arte mediados pelos meios de comunicação (mais tradicionais, novos e novíssimos), incluindo os informatizados, são por vezes contraditórios, o que implica
encontrar maneiras de compreendê-los e superá-los. (PCN-Artes, 1998)

Assim, a sugestão do documento é a de que, em sala de aula,

Segundo os PCN-Arte (1998), na primeira metade do século XX, “as atividades de teatro e dança não estavam incluídas no currículo escolar como práticas obrigatórias, e somente eram reconhecidas quando faziam parte das festividades escolares na celebração de datas como Natal, Páscoa ou Independência, ou nas festas de final de período escolar”. Ainda segundo o documento, o teatro era tratado com a única “finalidade de apresentação, na qual os alunos decoravam os textos, e os movimentos cênicos eram marcados com rigor. Apesar da rigidez gestual e vocal dessa atividade, a relação com a plateia era de alguma forma contemplada, tanto que se privilegiava a aprendizagem da dicção”.

No caso da dança, o documento indica que era

Ao observar uma dança indígena, um estudante, morador da cidade, estabelece contato com um índio que pode revelar mais sobre o valor e a extensão de seu universo do que apenas uma explanação sobre os ritos nas comunidades indígenas. E viceversa. (PCN-Artes, 1998)

Essa conclusão deriva da premissa de que arte

A educação brasileira incorporou o ensino do teatro a partir da Lei 5.692/71, que tornou obrigatório o ensino da arte no ensino fundamental (antigo primeiro grau) e no ensino médio (antigo segundo grau). A Lei instituía a disciplina de educação artística, tendo o professor polivalente como profissional que deveria ser fluente nas diversas linguagens artísticas (plástica, cênica e musical) e ministrar o conteúdo de forma integrada. Sobre esse período, assinale a alternativa correta.

Complete a lacuna a seguir: __________e _________ são considerados os pais do cinema, por terem sido os pioneiros na exibição de imagens em movimento.

No livro Teatro e Formação de Espectadores, Moraes analisa o programa educativo Sesc arte−educação: transformando plateias, desenvolvido no teatro Sesc Paulo Autran, Sesc−DF (2010−2015). Esse programa, fundamentado na pedagogia do espectador, visava à formação de espectadores frequentadores e fruidores. Quanto à pedagogia do espectador e a seus desdobramentos práticos, assinale a alternativa correta.

Considerando as concepções do autor, assinale a alternativa incorreta.

A primeira metade do século 20, na educação artística brasileira, as disciplinas como Desenho, Trabalhos Manuais, Música e Canto Orfeônico serviam de programas para as escolas primárias e secundárias. O método adotado por tais disciplinas era:

As práticas educativas surgem de mobilizações sociais, pedagógicas, filosóficas, e, no caso de arte, também artísticas e estéticas. Quando caracterizadas em seus diferentes momentos históricos, ajudam a compreender melhor a questão do processo educacional. As correlações dos movimentos culturais com a arte e com a educação em arte não acontecem no vazio, as mudanças que ocorrem são caracterizadas:

A metodologia educativa na área artística inclui escolhas profissionais do professor quanto aos assuntos em arte, contextualizados e a serem trabalhados com os alunos nos cursos. Referem-se também à determinação de métodos educativos, ou seja, de:

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