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A proposta do professor polivalente em Artes (PCN-Arte, 1998), entre os anos 70 e 80, era caracterizada
por uma formação – garantida pelos currículos das universidades – na qual o professor de Artes passava em profundidade por todas as linguagens, tornando-se um artista e docente completo.
pela necessidade de preencher cargos vagos de professores da área de Ciências e Matemática nas escolas de ensino fundamental, que resultou em situação na qual os professores de Artes ocupassem essa função.
pelo procedimento de ocupação, via concurso público, de cargos de professores de Artes por diplomados em todas as áreas, independente de uma formação em licenciaturas ou bacharelados.
pela responsabilização dos antigos professores de Artes Plásticas, Desenho, Música, Artes Industriais, Artes Cênicas e os recém-formados em Educação Artística em educar os alunos (em escolas de ensino fundamental) em todas as linguagens artísticas.
pela inexistência de cursos superiores para formação de professores de Artes, que levava os interessados em atuar nesse campo a se formarem nos cursos de Arquitetura, podendo assim, ministrar vários conteúdos.
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