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Para os PCN-Arte (1998), “com o intuito de ajudar os alunos a pensar e agir de maneira responsável com o corpo e a sexualidade, há processos artísticos e estéticos que podem ser trabalhados nas aulas de Arte”.
Nesse contexto, o documento indica
reforçar os parâmetros da tradição da cultura genuinamente brasileira, apoiando o alinhamento que os alunos possam ter com essas práticas tradicionais, caso seja essa sua opção.
pensar criticamente os conceitos e preconceitos que se manifestam sobre: semelhanças e diferenças nas preferências e nas rejeições relativas ao gosto e escolhas pessoais, por exemplo, de vestuários, embelezamentos, manifestações corporais de homens e de mulheres, em diversas idades, etnias e épocas, presentes na arte e no cotidiano.
estimular o pensamento e práticas arrojados que refutam toda e qualquer tradição no sentido de desenvolver novas posturas mais alinhadas com as transformações culturais e tecnologicamente avançadas.
separar os alunos a partir de suas visões de mundo e, só então, trabalhar ressaltando as opções mais tradicionais e mais contemporâneas em relação às responsabilidades com o corpo e a sexualidade.
que se trabalhe conteúdos que não tratem das questões sobre o corpo e a sexualidade mesmo no âmbito da disciplina Dança, de maneira que esse debate se configure fora da escola, lugar no qual essa questão tem mais importância.
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