“A prova é um instrumento avaliativo de grande importância para o processo de ensino e aprendizagem, os docentes precisam ter a consciência de que o que irá conduzir a sua prática é a concepção que têm do que venha a ser a avaliação da aprendizagem.”
O professor que na sua prática pedagógica tem uma concepção de avaliação, entendida como aquela que tem como propósito a modificação e a melhora contínua do aluno que se avalia, entende que a finalidade da avaliação é ser um instrumento educativo que informa e faz uma valoração do processo de aprendizagem, seguido pelo aluno, com o objetivo de lhe oportunizar, em todo momento, as propostas educacionais mais adequadas. Esse professor apresenta uma concepção de avaliação:
Partindo do pressuposto de que o professor de Educação Musical necessita conhecer as tendências que influenciaram o ensino e a aprendizagem da arte ao longo da história, para que assim, possa entender a(o):
A Abordagem Triangular propõe um currículo abrangente, ao oferecer aos participantes um envolvimento com as artes, ensinando-lhes a olhar a arte, a utilização de técnicas de produção artística, aprendizagem das linguagens, do fazer, e entender:
A arte tem funcionalidade e propósito. Ela é dialética, comunicativa e tem muitas linguagens. Como existem muitas culturas, há muitas formas de arte que devem se relacionar reciprocamente nos programas educativos. Sendo assim, a arte representa:
Os conteúdos de Arte estão organizados de maneira que possam ser trabalhados ao longo do ensino fundamental e seguem os critérios para seleção e ordenação propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Arte. A apresentação dos conteúdos gerais tem por finalidade encaminhar os conteúdos específicos das linguagens artísticas Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, que serão definidos nos ciclos correspondentes. Assim, os conteúdos gerais do ensino de Arte são:
I. A arte na sociedade, considerando os artistas, os pensadores da arte, outros profissionais, as produções e suas formas de documentação, preservação e divulgação em diferentes culturas e momentos históricos.
II. Produtores de arte: vidas, épocas e produtos em conexões.
III. A arte como expressão tecnicista.
Está incorreto o que se afirma em:
A respeito da pedagogia do espectador, Desgranges afirma que a recepção se faz como experiência histórica, do presente, no presente, em que o leitor precisa se valer da própria experiência, pois a leitura só faz sentido no horizonte presente da obra recebida. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.
Considerando as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica –Volume II, analise as atribuições abaixo e identifique a(s) que compete(m) às possibilidades metodológicas para o oitavo e nono anos sobre o eixo temático III - linguagem visual:
I- aos alunos, oportunizar conhecer e vivenciar os diversos modos de expressão na linguagem visual, como: assemblage, cerâmica, colagem, mosaico, desenho, escultura, gravura, impressão, fotografia, cinema, videoarte, performance, instalações (Land Art, Site specif) e outras.
II- importante que a turma tenha muitas possibilidades de explorar a obra de arte, analisando o contexto em que ela foi produzida e o estudo dos elementos formais: ponto, linha, cor, forma, textura, dimensão, movimento, volume, plano, espaço, equilíbrio, ritmo, profundidade, simetria, assimetria, matéria, suporte e outros.
III- para despertar o gosto e o interesse pela arte, um dos meios é visitar espaços culturais, museus, galerias, bienais e outros. Junto a isso, é importante que a pesquisa e o estudo do contexto histórico e social do objeto artístico tenham sido produzidos pela humanidade através dos tempos.
IV- o aluno deverá desenvolver pesquisa sobre artistas e suas obras e o reconhecimento e execução de escalas ascendentes e descendentes e a produção sonora e musical com elementos do cotidiano.
V- importante para acompanhar o desenvolvimento e aprendizado do aluno é utilizar formas de registros como: álbuns, portfólio, diário de bordo, blog e outros.
Assinale a alternativa correta:
Leia e preencha as lacunas: Nos Parâmetros Curriculares em Artes, lê-se sobre o Histórico da Ensino da Arte no Brasil:
“Na primeira metade do século XX, as disciplinas Desenho, Trabalhos Manuais, Música e Canto Orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias, concentrando o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das culturas predominantes. Na escola ___________, valorizavam-se principalmente as habilidades manuais, os “dons artísticos”, os hábitos de organização e precisão, mostrando ao mesmo tempo uma visão utilitarista e imediatista da arte. Os professores trabalhavam com exercícios e modelos convencionais selecionados por eles em manuais e livros didáticos. O ensino de Arte era voltado essencialmente para o domínio técnico, mais centrado na figura do_____________; competia a ele “transmitir” aos alunos os códigos, conceitos e categorias, ligados a padrões estéticos que variavam de linguagem para linguagem, mas que tinham em comum, sempre, a ______________.” (PCNs, 1998, p.22)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
A organização curricular escolar, bem como a formação dos docentes na nossa sociedade, se tornou extremamente específica, limitando assim, a visualização da conexão entre a Educação Musical e a relação entre os conteúdos estudados nas outras disciplinas. Uma das maneiras de não perder a visão holística de educação é despertar para a:
A linguagem visual se organiza por intermédio de um sistema de representações simbólicas influenciado por significações que fazem parte de uma determinada cultura. Ler a imagem torna-se, assim, uma ação de desconstrução e reconstrução da imagem, o leitor tenta compreender a sua materialidade, a maneira como foi:
A fruição artística, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Artes, refere-se a:
Leia com atenção:
I - Desenvolvendo pesquisas sobre três ideias (fazer, ler imagens e estudar a história da arte), Ana Mae Barbosa cria a proposta triangular, que inova ao colocar obras como referência para os alunos;
II - A LDB passa a considerar a Arte como disciplina obrigatória da Educação Básica;
III - As experimentações que marcam a sociedade, como o movimento da bossa nova, influenciam o ensino de Arte nas escolas de todo o país.
A ordem cronológica dos eventos acima é:
As danças folclóricas são uma das principais formas de manifestação cultural brasileira, que revelam características da cultura regional e das etnias formadoras do folclore nacional. Considerando essa premissa, avalie as seguintes asserções:
Primeira: o Carimbó é um ritmo musical e uma dança de origem indígena, típica da região Norte, do estado do Pará. Segunda: o Carimbó também possui influência dos negros, por causa da percussão e sensualidade da dança, e dos portugueses, por meio do uso das palmas e instrumentos de sopro.
Em relação à História do Ensino da Arte no Brasil, assinale a alternativa incorreta.
Em relação ao desenho – desígni-, conceituado pelas autoras, considere as afirmativas a seguir.
I. A nutrição estética do professor amplia as possibilidades de compreensão e partilhamento com os estudantes. Se o professor for capaz de designar suas escolhas, desenhar sua vida, provavelmente será apto a colaborar para que os seus alunos façam o mesmo.
II. Os estudantes repetem desenhos estereotipados por se sentirem seguros com imagens aceitas por professores e pela sociedade, para não ter que pensar ou por fuga da realidade.
III. É importante criar situações de observação e diálogo sobre o entorno, estimular o olhar, possibilitar experimentações individuais e coletivas, com materiais variados, proporcionar leitura de imagens e apreciação de formas, marcas ou representações significativas para os alunos, como meio de expressão e pesquisa.
IV. Destacar o aluno que “faz os cartazes", o que “sabe desenhar" etc., comumente reconhecido com “habilidade artística" ou “talentoso", representa uma atitude discriminatória do professor, que pode inibir a expressão dos outros alunos.
De acordo com os conceitos apresentados pelas autoras, estão corretas as afirmativas