Em relação à organização da Educação Nacional, os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de, EXCETO:
É neste nível que as crianças passam a fazer relações mais aprofundadas acerca da composição das sílabas, pois em vez de representar uma letra para cada sílaba, percebem que é necessário “juntar” determinadas letras para se conseguir os sons que as sílabas representam, ou seja, se antes escreviam BONECA com O E A, nesta fase a hipótese utilizada poderia ser: BO – E – CA. Trata-se do nível
Não é um livro infantil indicado para trabalhar práticas promotoras de igualdade racial no Ensino Fundamental:
No que se refere à concepção de tempo na Educação Infantil, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – O ritmo próprio de cada grupo deve ser o elemento constitutivo da rotina na organização do trabalho pedagógico.
II – A organização do tempo escolar deve ter como diretriz a preocupação quantitativa do cumprimento das políticas educacionais definidas pelo sistema.
III – A rotina é sempre considerada um instrumento de libertação e autonomia no processo educativo da Educação Infantil.
As instituições de Educação Infantil devem fazer uso de instrumentos de acompanhamento da aprendizagem do aluno, para o acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento dos alunos, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo, EXCETO:
O cuidar, o educar e o brincar devem ser considerados importantes para o desenvolvimento da criança. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:
Estão CORRETAS as afirmativas:
É uma composição literária em que os personagens são animais que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes, etc. Estas histórias são geralmente feitas para crianças e terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo.
O parágrafo acima se refere aos (às):
Para que a aprendizagem infantil ocorra com êxito, é preciso que o professor leve em conta alguns fatores, como, por exemplo:
I – Conhecimentos prévios de qualquer natureza que as crianças já possuem sobre o assunto.
II – Resolução de problemas como forma de aprendizagem.
III – Individualidade e diversidade.
“Se duas crianças estiverem disputando um brinquedo e a professora intervir” ...
I – A intervenção da professora impediu o pensamento da criança.
II – A professora promoveu, nesse momento, o pensamento da criança resolvendo o conflito com rapidez.
III – A intervenção da professora pode ou não promover o pensamento da criança. O fator propulsor para essa situação será o encorajamento do pensamento infantil e não a agilidade com a qual se resolverá o conflito.
No que se refere à organização da Educação Infantil, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção.
II – Considera-se Educação Infantil em tempo parcial a jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.
III – A frequência na Educação Infantil é prérequisito para a matrícula no ensino fundamental.
No que se refere ao documento “Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais da Criança”, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Os adultos não propõem brincadeiras às crianças.
II – A rotina das creches é inflexível.
III – As meninas podem participar de jogos como correr e pular, por exemplo.
No que se refere ao documento “Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais da Criança”, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Deve-se manter contato com a família quando uma criança está doente e não pode comparecer à escola.
II – Acompanha-se o crescimento e o desenvolvimento físico das crianças.
III – O cuidado com a higiene impede a criança de brincar e se divertir.
No que se refere ao documento “Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais da Criança”, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – O lixo das crianças é recolhido semanalmente.
II – A programação da saúde dá especial atenção à comunicação entre a família e a creche.
III – As creches dispõem de água potável.
Emilia Ferreiro esquematiza algumas propostas fundamentais sobre o processo de alfabetização inicial, como:
I. restituir a língua escrita seu caráter de objeto social.
II. desde o início (após a pré-escola), é aceito que todos na escola podem produzir e interpretar escritas, cada qual em seu nível.
III. não se pode imediatamente, ocorrer correção gráfica nem correção ortográfica.
IV. não se supervaloriza a criança, supondo que de imediato compreendera a relação entre a escrita e a linguagem.
É correto o que se apresenta em
Por volta dos três anos de idade, a criança entra na fase de desenvolvimento em que deseja agradar o outro por ter necessidade de aprovação, pois só consegue agradar a si mesma se tem a sensação que consegue agradar o outro, e se admira à medida que consegue admirar o outro. Assim, vai construindo sua identidade na interação do contexto em que se insere, o que torna a creche e o coletivo escolar importantes no seu processo de seu desenvolvimento. A criança, ao querer imitar e agradar o outro, espelha uma evidente relação de: