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Com relação à aquisição da LIBRAS por crianças surdas, julgue o item que se segue.

No processo de aquisição de língua de sinais, crianças surdas filhas de pais surdos não cometem erros de reversão pronominal.

Acerca da história da educação de surdos, julgue o item a seguir.

A escola alemã de Samuel Heinick foi a primeira a priorizar o ensino formal de língua de sinais para os surdos.

A respeito das funções dos tradutores e intérpretes da LIBRAS para a língua portuguesa no espaço educacional, julgue o item a seguir.

O intérprete educacional atua como profissional intérprete da LIBRAS no meio escolar, onde sua principal função é intermediar a comunicação entre equipe pedagógica e pais surdos.

A Lei n.º 12.319/2010, que regulamenta a profissão de tradutor e intérprete da LIBRAS, estabelece que, no exercício de sua profissão, os intérpretes devem

atuar sem preconceito de origem, raça, credo religioso, idade, sexo ou orientação sexual ou gênero.

A respeito da alteridade e da representação das pessoas com deficiência na sociedade, julgue o item a seguir.

A compreensão integral da alteridade surda só é possível sob o viés dos significados de deficiência auditiva.

A respeito das concepções socioantropológica e clínico-patológica da surdez, julgue o item que se segue.

Instituições de ensino têm adotado uma perspectiva clínico-patológica da surdez, o que interfere diretamente nos projetos pedagógicos institucionalmente adotados.

Com relação à identidade, à cultura e à comunidade surda, julgue o item a seguir.

A preferência de alguns surdos por estabelecer, periodicamente, pontos de encontro com seus pares, casar-se com pessoas surdas e residir próximo aos seus pares marca o predomínio do artefato cultural linguístico presente na comunidade surda.

Considerando o relato apresentado, julgue o item a seguir, a respeito do comportamento de pessoas surdocegas.

Indivíduos com surdocegueira demonstram facilidade em observar, compreender e imitar o comportamento de pessoas com quem tenham contato.

Sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para falsas.

( ) A família do deficiente, pode a qualquer momento, pedir ao SUS a esterilização para o bem estar do seu ente.

( ) O desenho universal é a concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva.

( ) O instrutor surdo, deverá ter a formação em Letras-Libras para atuar em seu ofício.

( ) Os serviços de tradutor e intérprete de Libras, Língua Portuguesa e afins deve ser implementada somente para instituições públicas dos sistemas de ensino federal, estadual e municipal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

De acordo com Quadros (2000), tem sido consenso que o ensino de Libras como primeira língua para surdos deve explorar três instrumentos principais para propiciar a esses alunos aprendizagens significativas e inserção na cultura surda. Tais princípios são

A lista de recursos didáticos considerados adequados para a escolarização dos alunos surdos são

Leia o trecho: “O ser surdo não supõe a existência de uma identidade surda única e essencial revelada a partir de alguns traços comuns e universais. As representações das identidades mudam com o passar do tempo, nos diferentes grupos culturais e nos sujeitos” (SKLIAR, 2009, p. 11). Neste trecho, o autor ressalta as identidades

A Libras é considerada a primeira língua dos surdos brasileiros. No entanto, de acordo com Quadros (2012), cerca de 95% dos surdos nasce em famílias ouvintes e não tem contato com sinalizantes de Libras. Por conseguinte, quando iniciam sua educação formal, muitos surdos apresentam pouco ou nenhum domínio dessa língua. Desse modo, o objetivo principal do ensino de Libras como primeira língua para alunos surdos deve ser

Segundo Lebedeff e Santos (2014), na Abordagem Comunicativa, os vídeos de curta-metragem em Libras podem ser utilizados como objetos de aprendizagem nas aulas de Libras para alunos ouvintes, com o objetivo de promover o desenvolvimento do uso da língua em contextos reais de comunicação, pois

Segundo Sá (2006), após o Oralismo, a educação de surdos passou a ser orientada pelos preceitos da Comunicação Total, que

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