A respeito das concepções socioantropológica e clínico-patológica da surdez, julgue o item que se segue.
Termos como obscuros, subalternos e dominados são diretamente relacionados à percepção do surdo como um indivíduo com patologias a serem normalizadas.
Com relação à identidade, à cultura e à comunidade surda, julgue o item a seguir.
Sentir-se inseguro no escuro ou constatar a presença de uma pessoa em determinado lugar, por ter identificado, logo ao chegar, que o carro dessa pessoa está entre outros carros estacionados no local, são experiências vivenciadas por surdos e que caracterizam o artefato da experiência visual.
Considerando o relato apresentado, julgue o item a seguir, a respeito do comportamento de pessoas surdocegas.
Pouca quantidade de estímulos recebidos do mundo externo pode resultar em hábitos substitutivos e inapropriados de autoestimulação pela pessoa com surdocegueira.
A nítida ampliação das referências à educação especial na perspectiva inclusiva nos textos de políticas públicas desse gênero, remetem a um olhar para possível compreensão da implementação e do impacto no âmbito escolar. Assim, um documento essencial influência à formulação das políticas públicas de educação inclusiva, a Declaração de Salamanca, quando se refere aos princípios, políticas e práticas na área das necessidades educacionais especiais, demanda que os Estados assegurem que a educação de pessoas com deficiências seja parte integrante do sistema educacional. Além disso congrega todos os governos e demanda que eles: 1- estabeleçam mecanismos participatórios e centralizados para planejamento, revisão e avaliação de provisão educacional para crianças e adultos com necessidades educacionais especiais. 2- atribuam a mais alta prioridade política e financeira ao aprimoramento de seus sistemas educacionais no sentido de se tornarem aptos a incluírem todas as crianças, independentemente de suas diferenças ou dificuldades individuais. 3- desenvolvam projetos de demonstração e encorajem intercâmbios em países que possuam experiências de escolarização inclusiva. 4- garantam que, no contexto de uma mudança sistêmica, programas de treinamento de professores, tanto em serviço como durante a formação, incluam a provisão de educação especial dentro das escolas inclusivas. Estão corretos apenas os itens:
É correto afirmar sobre as imagens abaixo, EXCETO:

No ano de 1994 foi aprovada pela Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais juntamente com a Unesco, a Linha de Ação sobre Necessidades Educacionais Especiais, onde tinha como objetivo definir a política e inspirar a ação dos governos, organizações internacionais e nacionais, dentre outros órgãos a implementação da Declaração de Salamanca sobre políticas, princípios e prática em Educação Especial. Com isso, o princípio fundamental desta Linha de Ação era que as escolas acolhessem: I – Todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e linguísticas. II – As crianças de rua, população distantes ou nômades. III – Crianças superdotadas, com deficiência e pertencentes a minorias linguísticas. IV – A população infantil de zonas ou grupos, desfavorecidos ou marginalizados.
Acerca da competência ética na prática docente, julgue o item seguinte.
Abertura a diferentes formas de pensamento e trabalho pela inclusão social são elementos imprescindíveis à ética docente em uma educação democrática.
Considerando que educar para a diversidade exige do professor, a adoção de uma prática educativa inclusiva, que seja fundamentada num conhecimento socialmente contextualizado e que reconheça as particularidades de cada pessoa, descarte a opção que não representa uma prática educativa inclusiva.
De acordo com Albres (2014, p. 140), “o empréstimo é a consequência do contato entre as línguas", inclusive, alguns sinais da Libras são criados apoiados no empréstimo das letras das palavras em português fazendo uso do alfabeto manual. Observe os sinais referentes a 3 (três) estados do Brasil:

O empréstimo adotado nos sinais é do tipo
Quadros e Karnopp (2004, p. 59) mencionam que o parâmetro orientação “é a direção para a qual a palma da mão aponta na produção do sinal". A palma da mão pode ser “para cima, para baixo, para o corpo, para a frente, para a direita ou para a esquerda" (QUADROS; KARNOPP, 2004, p. 59). São produzidos com a palma da mão voltada para cima os sinais de
Há três glifos básicos que são fundamentais para começar a aprender os signos escritos. Considerando o início da aquisição de escrita, assinale a alternativa que indica esses glifos.
“[...] criou-se o conceito de integração, que se referia à necessidade de modificar a pessoa com necessidades educacionais especiais, de forma que esta pudesse vir a se assemelhar, o mais possível, aos demais cidadãos, para então poder ser inserida, integrada, ao convívio em sociedade". (ARANHA, Maria Salete Fábio. Projeto Escola Viva: garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola: necessidades educacionais especiais dos alunos, p. 18).
A esse modelo de atenção à pessoa com deficiência chamou-se de:
Considerando a dissertação de mestrado intitulada Tecnologia assistiva para o ensino de alunos com deficiência: um estudo com professores do ensino fundamental, indique a alternativa abaixo que não corresponde a uma “baixa tecnologia":
Em consonância com a dissertação de mestrado intitulada Tecnologia assistiva para o ensino de alunos com deficiência: um estudo com professores do ensino fundamental, assinale a alternativa abaixo que indica um software destino às pessoas com deficiências visuais.
A proposta bilíngue de ensino considera a língua de sinais como a primeira língua e a língua oral como a segunda língua na modalidade escrita, visando capacitar a pessoa com surdez para a utilização de duas línguas no cotidiano escolar e na vida social. Sobre a Educação Bilíngue de surdos é CORRETO afirmar: