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De acordo com Basso, Strobel e Masutti (2009), o planejamento de aulas e atividades de Libras precisa considerar os fatores internos e externos do ensino dessa língua. Um fator externo é o/a

Sobre a inclusão educacional assinale a alternativa INCORRETA.

Acerca da relação entre políticas culturais e educação, julgue o item que se segue.

As políticas públicas reconhecem que educação e cultura são dimensões que se articulam no processo de identificação comunitária, expressa pelos modos de viver e produzir a vida em comunidade.

Os griôs (termo derivado da palavra francesa griot) são contadores de narrativas da África e de afrodescendentes. No caso brasileiro, essa expressão também contempla práticas de narração feitas por indígenas. Essas práticas de tradição oral, na contramão da supremacia da tradição escrita ocidental dos colonizadores, preservam os costumes e as crenças de suas comunidades.

Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da educação em contexto étnico e da inserção dos griôs no processo educativo.

Para fortalecer a identidade de seu povo, é indispensável que os griôs mantenham contato constante com as instituições de educação formal e, assim, ampliem seu espaço de atuação comunitário.

Segundo o Decreto nº 5.626/05, caso não haja pessoas com titulação para tradução e interpretação em Libras-Língua Portuguesa, as instituições federais de ensino, após dez anos da publicação desse Decreto, poderão incluir em seus quadros profissionais que atendam determinados perfis.

A respeito do perfil desses profissionais, analise as afirmativas a seguir.

I. Profissional ouvinte, de nível médio, com competência e fluência em Libras, para realizar a interpretação das duas línguas, simultânea e consecutivamente, com aprovação do PROLIBRAS, para atuar no ensino fundamental.

II. Profissional surdo, com competência para realizar a interpretação de duas línguas de sinais de outros países para Libras, para atuação em cursos e eventos.

III. Profissional ouvinte de nível superior, com competência e fluência em Libras, para realizar a interpretação das duas línguas, simultânea e consecutivamente, com aprovação do PROLIBRAS, para atuar em instituições de ensino médio e educação superior.

Está correto o que se afirma em

“Eles dizem que às vezes são discriminados por ser quilombola, que as escolas estão encharcadas, salas superlotadas e que a merenda é de péssima qualidade. Diz que menino fica até sem comer lá, o dia todo, porque sai daqui cinco e meia, quando chega na Umburana já é seis e meia da manhã, então tem um ônibus pra pegar Umburana, Remanso, Caatinguinha e Mata, e outro ônibus para levar Vitorino."

O trecho acima narra um cenário de atendimento escolar no ensino médio a comunidades quilombolas e expressa

Os marcos Político-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva ratificam que a educação escolar da clientela de educação especial deve ser oferecida:

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva afirma que o atendimento educacional especializado deve ocorrer "Ao longo de todo o processo de escolarização[ .. .)" e "[ ... ]deve estar articulado com a proposta pedagógica do ensino comum." (Brasil, 2008). De acordo com as diretrizes apresentadas nesse documento e demais bases legais da política nacional de educação inclusiva:

Na atuação tradutória e interpretativa entre uma língua oral e outra de sinais, Carlos Henrique Rodrigues (2013) menciona, com base nos estudos de Isham (1994), que os intérpretes de línguas de sinais (ILS) tendem a cometer menos erros de compreensão e de tradução do que os intérpretes de línguas orais. Isso se deve à

Quanto a Educação Inclusiva é INCORRETO afirmar:

Acerca da história da educação de surdos, julgue o item a seguir.

Na atualidade, são considerados expressões culturais surdas as artes surdas e o teatro com expressão visual e corporal.

No que diz respeito à conduta ética do tradutor e intérprete da LIBRAS, julgue o item a seguir.

O tradutor e intérprete de línguas de sinais deve ter uma postura neutra, que evite expressar opiniões e valores, durante o transcurso da interpretação. Essa posição garante legitimidade e ética na sua atuação, seja no campo jurídico, comunitário ou acadêmico.

No que diz respeito à conduta ética do tradutor e intérprete da LIBRAS, julgue o item a seguir.

A formação do TILS e do GI deve ser oferecida pela instituição de trabalho à qual eles estejam vinculados, garantindo, assim, um profissional habilitado e ético. Essa característica de área ocorre como consequência da sua formação técnica, que, por ser multidisciplinar, necessita de cursos que ofereçam assuntos concernentes à profissão, como conhecimentos linguísticos, ou outros, para desempenho de sua função.

A Lei n.º 12.319/2010, que regulamenta a profissão de tradutor e intérprete da LIBRAS, estabelece que, no exercício de sua profissão, os intérpretes devem

agir com honestidade, o que constitui conduta suficiente para garantir a proteção do sigilo das informações recebidas.

A respeito da alteridade e da representação das pessoas com deficiência na sociedade, julgue o item a seguir.

A alteridade surda é autônoma e independente de reconhecimento pela normalidade ouvinte.

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