“O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem _____________, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de ___________________. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores __________________, e que avança em relação à idéia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola". (Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, p. 01).
Assinale a alternativa que preenche as lacunas de forma correta e sequenciada:
Educação inclusiva significa educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar. A opção por este tipo de Educação não significa negar as dificuldades dos estudantes. Pelo contrário. Com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como:
Os estudantes com deficiência auditiva, visual, física ou intelectual, ou com transtorno de espectro autista (TEA) têm direito:
Acerca da história da educação de surdos, julgue o item a seguir.
Segundo Strobel (2009), a história de surdos pode ser dividida em três grandes períodos: revelação cultural; isolamento cultural e despertar cultural.
No que diz respeito à conduta ética do tradutor e intérprete da LIBRAS, julgue o item a seguir.
Durante tradução em atos legais, é estritamente vedada ao profissional a paráfrase de textos legais e normativos, pois a interpretação da lei deve ser a mesma por surdos e ouvintes.
No que diz respeito à conduta ética do tradutor e intérprete da LIBRAS, julgue o item a seguir.
Tanto o tradutor e intérprete quanto o guia-intérprete somente devem aceitar serviços de tradução compatíveis com o seu nível de competência tradutória, considerando as circunstâncias específicas da situação de tradução e as necessidades dos solicitantes e beneficiários.
A respeito das funções dos tradutores e intérpretes da LIBRAS para a língua portuguesa no espaço educacional, julgue o item a seguir.
Em sala de aula, esses profissionais devem atuar não apenas como intérpretes, mas também como professores, pois, no meio escolar, cabe-lhes a responsabilidade de ensinar.
A respeito da alteridade e da representação das pessoas com deficiência na sociedade, julgue o item a seguir.
A alteridade baseia-se no princípio da representação do sujeito, individual e independente, na medida em que expressa a qualidade ou o estado do que é próprio do indivíduo, sem afetar diretamente o outro, seja este igual ou diferente.
A respeito das concepções socioantropológica e clínico-patológica da surdez, julgue o item que se segue.
A concepção clínico-patológica da surdez considera os surdos membros de uma minoria linguística, com cultura e identidade próprias.
Com relação à identidade, à cultura e à comunidade surda, julgue o item a seguir.
O artefato cultural da literatura surda é marcado pela memória de fatos, episódios, histórias e experiências vividos por pessoas surdas e transmitidos ao longo das várias gerações de povos surdos, comumente, por práticas verbais sinalizadas.
Acerca da inclusão de uma língua estrangeira moderna no currículo do ensino fundamental, é correto afirmar que:
São consideradas barreiras no processo de inclusão de pessoas com deficiência:
A inclusão de estudantes público-alvo da educação especial depende da ação de professores especialistas e professores da classe comum. O ensino colaborativo, também conhecido como coensino, é considerado uma proposta relevante, pois:
As situações abaixo contribuem para o quadro de desigualdade apresentado no texto acima, EXCETO:
Sobre as Expressões faciais Gramaticais Sentenciais. Assinale a ordem correta das imagens
