Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 428 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Uma escola aberta à diversidade e à qualidade da educação, que seja igualitária, justa e acolhedora para todos depende primeiramente da expansão de projetos verdadeiramente imbuídos do compromisso de transformar esse espaço e adequá-lo aos novos tempos. A escola deve ser pensada como um espaço do povo, de todas as crianças, de suas famílias, da comunidade em que se insere. Nesse sentido, a alternativa que define melhor como deve ser uma escola inclusiva é:

Em LIBRAS o sinal de “Ideia" é feito da seguinte forma:

Os números cardinais acima estão respectivamente na seguinte ordem. Assinale a alternativa CORRETA.

Sobre as imagens assinale a opção CORRETA, sobre o assunto:

De acordo com Gesser (2009), em Libras a orientação da palma da mão pode fazer a distinção do significado de um sinal.

De acordo com a imagem acima, os sinais significam, respectivamente,

Nicoloso e Silva (2009, p. 87) revelam que “o trabalho do intérprete de Língua de Sinais consiste em pronunciar na Língua de Sinais um discurso equivalente ao discurso pronunciado no Português oral e vice-versa".

A esse respeito temos o sinal representado pela imagem a seguir, que pode se referir à expressão metafórica

Segundo Quadros e Karnopp (2004), o Ponto de Articulação ou a Locação é a área no corpo ou no espaço de articulação definido pelo corpo em que ou perto da qual o sinal é articulado, conforme ilustrado na imagem a seguir.

Os sinais que têm como Ponto de Articulação ou Locação, respectivamente, o braço, o espaço neutro, a bochecha, o nariz, a testa, o queixo e o peito do sinalizador são

Segundo Silva (2007), uma definição não revela o que é, essencialmente, o currículo: uma definição revela o que uma determinada teoria pensa que o currıć ulo é. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta os aspectos que mais bem caracterizam a teoria pós‐crítica do currículo.

As dificuldades presentes no desenvolvimento da linguagem são sintomas que fazem parte dos seguintes distúrbios:

Em relação a educação inclusiva, marque a alternativa incorreta.

Sobre os parâmetros da Língua de Sinais, assinale a alternativa CORRETA.

Sobre a língua de sinais, analise as afirmativas a seguir:

I- Existe iconicidade no sinal Comunicação Total.

II- A língua de sinais possui quiremas, um deles é a expressão facial. Associada aos outros parâmetros, junto ao contexto, pode-se criar uma infinidade de discursos contemplando-os com a mesma potência de uma língua oral-auditiva.

III- O Alfabeto Manual (AM) é parte integrante do parâmetro 'configuração de mãos', sendo que este é mais amplo do que o primeiro AM.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Pensando na abordagem para uma educação inclusiva, o professor precisa se preocupar em alinhar seus objetivos e atuação com:

Assinale a alternativa CORRETA sobre Intérprete de Língua de Sinais:

O intérprete de língua de sinais ao realizar a interpretação da língua falada para a língua sinalizada e vice-versa deve observar alguns preceitos éticos. Analise as afirmativas abaixo sobre esses preceitos:

I) confiabilidade (sigilo profissional).

II) imparcialidade (o intérprete deve ser neutro e não interferir com opiniões próprias).

III) discrição (o intérprete deve estabelecer limites no seu envolvimento durante a atuação).

IV) distância profissional (o profissional intérprete e sua vida pessoal são separados).

V) fidelidade (a interpretação deve ser fiel, o intérprete não pode alterar a informação por querer ajudar ou ter opiniões a respeito de algum assunto, o objetivo da interpretação é passar o que realmente foi dito).

VI) realização de pesquisas(sobre interpretação e as condições de trabalho dos intérpretes).

Estão CORRETAS as afirmativas:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282