Em atenção aos preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente, apenas não se pode afirmar:
Considerando a Lei Federal nº 11.645/2008, é correto afirmar que nos estabelecimentos públicos e privados:
Conforme Padden e Humphries (2000, p. 5), “uma comunidade surda é um grupo de pessoas que vivem num determinado local, partilham os objetivos comuns dos seus membros, e que por diversos meios trabalham no sentido de alcançarem estes objetivos.” Dessa forma, considera-se que
Na língua de sinais percebemos a aplicabilidade dos classificadores para interagir de forma mais coesa, auxiliando na compreensão do que está sendo dito. Dessa forma, quando queremos narrar a imagem de uma pessoa, é comum o uso de
Segundo constatamos em diversos autores no campo dos Estudos Culturais, o conceito “artefatos” não se refere apenas a materialismos culturais, mas àquilo que na cultura constitui produções de sujeito que tem seu próprio modo de ser, ver, entender e transformar o mundo (Strobel, 2008). De acordo com a informação acima, analise os itens a seguir buscando identificar quais deles são artefatos culturais do povo surdo. I. Experiência visual e literatura surda. II. Desenvolvimento linguístico e política. III. Família e vida social e esportiva. IV. Artes visuais e fonológicas. Assinale
Carmem, professora de Libras, pediu aos seus alunos do primeiro semestre que assistissem o filme The Hammer (2010) e fizessem um pequeno resumo sobre o que haviam achado do filme. Ela recebeu o seguinte resumo de um aluno: “O filme The Hammer (2010): O filme conta a história de Matt Hamill, um dos maiores lutadores surdos dos Estados Unidos. Matt foi incentivado pelo avô desde criança a praticar luta livre e fez disso seu objetivo de vida. Quando jovem, o Matt ingressa no RIT (Instituto de Tecnologia Rochester), que é um instituto que tem muitos surdos, e ele tem contato com a Libras. O Matt aprende a se comunicar em Libras e começa um romance com uma surda. É muito importante os surdos aprenderem Libras, como também é importante que as pessoas reconheçam que a Libras é a língua dos surdos.” Considerando o relato apresentado, assinale a alternativa correta.
A partir de 1994, a Declaração de Salamanca introduziu o conceito de educação inclusiva. Sobre a inclusão nas escolas de crianças com necessidades educativas especiais, assinale a alternativa correta.
Leia as afirmativas a seguir:
I. No decorrer do processo educativo, deve-se evitar fazer uma avaliação pedagógica dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais.
II. O material pedagógico é todo e qualquer recurso utilizado em sala de aula com uma finalidade específica de ensino e aprendizagem.
Marque a alternativa CORRETA:
De acordo com a Política Nacional de Educação na Perspectiva da Educação Inclusiva, não são considerados alunos com deficiência:
De acordo com o documento Escola Comum Inclusiva (BRASIL, 2010), o Projeto Político Pedagógico da escola deve contemplar o AEE como uma das dimensões da escola das diferenças. Nesse sentido, é preciso planejar, organizar, executar e acompanhar os objetivos, metas e ações traçadas, em articulação com as demais propostas da escola comum. Diante disso, no PPP deve conter a organização e os recursos para o AEE, sendo:
Na perspectiva dos direitos educacionais, em 2004, o Ministério Público Federal divulga o documento “O Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular” com o objetivos de:
Em relação aos recursos humanos para lidar com o atendimento aos alunos com deficiência física, destacam-se que:
Segundo Brasil (2010) o trabalho baseado na concepção da Educação Inclusiva reconhece e valoriza sobretudo as características individuais do processo de construção de conhecimento de cada aluno. Assim:
Os recursos de acessibilidade na educação são considerados:
Assinale a alternativa incorreta. Preservar a diversidade apresentada na escola, encontrada na realidade social, representa oportunidade para o atendimento das necessidades educacionais com ênfase: