Delia Lerner, em seu livro Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, fala sobre as “dificuldades envolvidas na escolarização das práticas". Sobre esse assunto, é incorreto o que se afirma na alternativa:
A proposta de inclusão de pessoas com deficiência na escola particular regular, prescrita na Constituição de 1988, começou a ser implantada a partir da década de 1990, recomendando mudanças estruturais e pedagógicas na escola, no sentido de a escola se adaptar às necessidades de cada aluno, e não o contrário.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O movimento de inclusão social da pessoa com deficiência, vivido atualmente, se reflete diretamente no âmbito da educação. A escola como parte constitutiva do social refletirá, sem dúvida, os desdobramentos das transformações ocorridas na sociedade. Assim, o paradigma da inclusão abarca a educação, preconizando a educação inclusiva.
PORTANTO
II. Na educação inclusiva, quanto menos diversa e mais homogênea for a turma, maior a possibilidade de construir uma prática de inclusão, uma vez que o convívio com o outro, com o diferente, é um caminho seguro para o sucesso do processo ensino / aprendizagem.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
Segundo Ferreira – Brito, “são as diversas formas que a(s) mãos(s) toma(m) na realização do sinal”. A LSB possui quarenta e seis configurações de mãos (CMs). As CMs referem-se às manifestações no nível:
“Imaginava-se, no passado, que o som era o único veículo da linguagem e que esta estava presa ao som. Até mesmo o pensamento e os processos mentais eram compreendidos como fala interior” (SÁ, 2006, p. 73). De acordo com Sacks (2010), essa noção de que a linguagem só poderia se constituir por meio de símbolos falados surge na Antiguidade Clássica e que subjuga os surdos a um status sub-humano, é reforçada pelas declarações de
Lacerda, Santos e Caetano (2014), no capítulo sobre estratégias metodológicas para o ensino de alunos surdos da obra Tenho um aluno Surdo: E agora? Introdução à Libras e educação de surdos, aborda a temática da pedagogia visual, sobre a qual é correto afirmar o seguinte:
A educação de surdos pode ser efetuada com ajudas técnicas no processo de aprendizagem. A expressão “ajudas técnicas", presente na Lei Brasileira de Inclusão n.º 13.146 de 2015, refere-se a
De acordo com Lacerda, Caporali e Lodi (2004), o ensino de línguas de sinais para alunos ouvintes no Brasil tem sido realizado por ouvintes fluentes em Libras que elaboram pequenos “dicionários” de sinais e os utilizam como material didático básico para suas aulas, cujo objetivo se limita à aprendizagem do léxico que compõe tais “dicionários”. Por isso, é correto afirmar que, no Brasil, a abordagem mais utilizada para o ensino de Libras para ouvintes tem sido a
Leia o trecho:
Nestes lugares ele pode esquecer completamente a surdez, que é anulada e não pode ser usada como instrumento de discriminação contra ele. Somente nesta situação relaxada, em que o surdo não precisa se esforçar para compreender o que é falado, as regras sociais apreendidas sem esforço e principalmente em que ele não precisa se sentir excluído ou diferente, tentando parecer igual a todos e não conseguir (MOURA, 2000, apud MOURA, 2014, p 20-21).
A autora se refere à(s)/aos
A imagem a seguir retrata tipos de contribuições para um ensino significativo à pessoa surda. Dentro da educação de surdos, quando usadas pelo docente as metodologias apresentadas refletem a seguinte abordagem:
Na Escola, numa perspectiva bilíngue, os professores necessitam ensinar aos alunos surdos a Língua Brasileira de Sinais como primeira língua e a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua. No que diz respeito ao ensino da Língua Portuguesa escrita para o aluno surdo, é correto afirmar que
Leia as afirmativas a seguir: I. Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais é um dos objetivos do Ensino Fundamental. II. Aprender a adotar, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e apoio às injustiças é um dos objetivos do Ensino Fundamental. III. Aprender a contribuir ativamente para a melhoria do meio ambiente é um dos objetivos do Ensino Fundamental. IV. Aprender a posicionar-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais é um dos objetivos do Ensino Fundamental. Marque a alternativa CORRETA:
A LBI – Lei Brasileira de Inclusão sobre Educação fala muito sobre o que deve ser feito para atingir esse objetivo. Alguns dos principais exemplos são: Marque a alternativa INCORRETA:
Uma escola aberta à diversidade e à qualidade da educação, que seja igualitária, justa e acolhedora para todos depende primeiramente da expansão de projetos verdadeiramente imbuídos do compromisso de transformar esse espaço e adequá-lo aos novos tempos. A escola deve ser pensada como um espaço do povo, de todas as crianças, de suas famílias, da comunidade em que se insere. Nesse sentido, a alternativa que define melhor como deve ser uma escola inclusiva é:
Em LIBRAS o sinal de “Ideia" é feito da seguinte forma:
Os números cardinais acima estão respectivamente na seguinte ordem. Assinale a alternativa CORRETA.