O ensino de língua que enfatiza tão somente a gramática teórico-normativa (conceituar, classificar, para, sobretudo, entender e seguir as prescrições, em relação à concordância, à regência, à acentuação, à pontuação, ao uso ortográfico) e cujo o eixo da progressão curricular e dos manuais didáticos são os itens gramaticais, revela um ensino da língua que caracteriza-se por fundamentar-se na concepção de linguagem como
A respeito da perspectiva bilíngue utilizada para melhorar a acessibilidade e promover educação inclusiva de qualidade, assinale a alternativa incorreta.
O sinal de “VERDADE” na língua de sinais tem na sua composição morfológica um aspecto importante para sua formação. Estamos tratando de
Sobre os fatos na história da educação de surdos, é correto afirmar que
De acordo com os conceitos abordados por Goldfeld (2002), analise as afirmativas a seguir. I. Oralismo - Nas situações de bloqueio de comunicação, não só as crianças surdas sentem-se angustiadas. Seus pais também se sentem deficientes por não conseguirem transmitir aos seus filhos surdos tudo que gostariam. II. Ouvintismo - A noção do contexto comunicativo é primordial para a compreensão do desenvolvimento infantil, já que a linguagem, tendo como função a comunicação e a constituição do pensamento, só pode ser transmitida em um contexto comunicativo, ou seja, pelo diálogo contextualizado e espontâneo. III. Comunicação Total - Valoriza a comunicação e a interação entre surdos e ouvintes, mas não as características históricas e culturais das línguas de sinais que estão presentes de forma subliminar em todas as situação de comunicação em que os falantes participam. IV. Bilinguismo - O ideal é que a criança construa dois sistemas conceituais independentes, pois, dessa forma, ela adquire os conceitos e valores das palavras em oposição às outras palavras da mesma língua, baseando-se nas características culturais dessa língua, e não criando sinônimos entre as duas línguas. De acordo com o pensamento da autora, assinale
De acordo com Pizzio, Campello, Rezende e Quadros (2009), o classificador é um tipo de morfema, uma unidade que carrega significado através das configurações de mãos que podem ser agregados a um sinal, a fim de descrevê-lo quanto à forma e tamanho, ou para descrever a maneira como esse referente se comporta na ação verbal. Partindo dessa teoria, os classificadores “orelha de elefante” e “mulher espirrando” correspondem, respectivamente, a qual tipo de classificador?
Leia as afirmativas a seguir:
I. A educação inclusiva prevê o uso de diferentes materiais pedagógicos para alcançar os objetivos de ensino.
II. A avaliação é um processo compartilhado a ser desenvolvido, preferencialmente, fora da escola, dispensando o envolvimento dos agentes educacionais.
Marque a alternativa CORRETA:
Um professor recebeu um kit contendo Punção e Reglete, acompanhado de um Informe da Direção e da Coordenação com orientações sobre o uso desses instrumentos, indispensáveis à inclusão do novo aluno que acaba de se matricular na escola. Visando pleno acolhimento desse aluno, pode-se afirmar que o kit trará grande valor ao trabalho docente, uma vez que este aluno provavelmente tem grau avançado de:
De acordo com Karagiannis, Stainback e Stainback (1999), como a educação é uma questão de direitos humanos, as escolas devem alterar seu funcionamento para a inclusão de todos os alunos.
São benefícios do ensino inclusivo para os alunos, para os professores e para a sociedade, apontados pelos autores, exceto:
Em 2006, a Organização das Nações Unidas – ONU
aprova a convenção sobre os Direitos das Pessoas com
Deficiência, conceituando a deficiência como o resultado
da interação entre as pessoas com deficiência e as barreiras,
nas atitudes e nos ambientes, que impedem a sua
plena participação na sociedade em igualdade de oportunidades
com as demais pessoas. A partir deste referencial,
a Educação Especial é estruturada por meio de três
eixos: ; institucionalização
de uma política de financiamento para a oferta de recursos
e serviços para a eliminação das barreiras no processo
de escolarização; e orientações específicas para
o desenvolvimento das práticas pedagógicas inclusivas.
Conforme o documento “Marcos Político-Legais da Educação
Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a
lacuna.
São contribuições do ensino de textos dramáticos no ensino de línguas os itens elencados a seguir, exceto:
As autoras Strobel e Fernandes (1997) afirmam que “A modalidade gestual-visual espacial pela qual a Libras é produzida e percebida pelos surdos leva, muitas vezes, as pessoas a pensarem que todos os sinais são o desenho no ar referente ao que representam. É claro que, por decorrência de sua natureza linguística, a realização de um sinal pode ser motivada pelas características do dado da realidade a que se refere, mas isso não é uma regra. Portanto, necessita de um aprendizado sistemático”. Analisando a afirmação das autoras, assinale a alternativa correta.
Uma criança surda profunda de 5 anos frequenta uma escola próxima à sua residência. Durante o dia, a criança é submetida a atividades que estimulam a audição, a leitura labial e a fala da língua oral, para a compreensão da fala dos outros e da sua própria fala. Recursos manuais como gestos e mímicas também são considerados junto à fala oral para facilitar a comunicação. Nessa escola, o foco da educação é reduzir o bloqueio da comunicação que os surdos vivenciam. Considerando o caso apresentado, assinale a alternativa que corresponde à filosofia educacional para os surdos.
Quadros e Karnopp (2004) mencionam que, segundo Brito (1990), o movimento pode estar nas mãos, pulso e antebraço; os movimentos direcionais podem ser unidirecionais, bidirecionais ou multidirecionais; e a maneira é a categoria que descreve a qualidade, a tensão e a velocidade do movimento. De acordo com Brito (1990), quais itens abaixo correspondem à categoria do parâmetro movimento na Língua de Sinais Brasileira?
De acordo com os classificadores na Libras, assinale a alternativa que contém, respectivamente, exemplos de classificadores do tipo especificador, plural e corpo.