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Leia o trecho abaixo:

No que tange à questão da modalidade, é preciso considerar as diferenças entre a Libras e a Língua Portuguesa. É correto apontar as seguintes diferenças entre essas línguas, EXCETO:

Leia o excerto a seguir:

Conforme nos relata Rigo (2015), é crescente a demanda dentro das universidades do trabalho de tradução da Libras para o português escrito. Sobre essa nova atuação, é INCORRETO afirmar que

Observe a imagem a seguir e marque a alternativa INCORRETA:

Com relação aos níveis de análise linguística da LIBRAS, julgue os

próximos itens.

Os sinais em LIBRAS correspondentes a igreja e escola são

constituídos a partir de uma base morfológica comum.

Os sinais correspondentes a restaurante, supermercado e

hospital, por outro lado, são unidades lexicais que não

compartilham unidades morfológicas de mesma base entre si.

Com relação aos níveis de análise linguística da LIBRAS, julgue os

próximos itens.

Os sinais que equivalem aos verbos poder e precisar

distinguem-se, entre outros, pelo tipo de movimento: no sinal

para poder, o movimento é simultâneo, pontual e único,

realizado de cima para baixo; no sinal para precisar, o

movimento também é simultâneo, mas repetido pelos punhos,

de cima para baixo e de baixo para cima.

Acerca de LIBRAS e língua portuguesa, julgue os itens

subsecutivos.

O que em língua portuguesa é denominado concordância

verbal, realizada entre o sujeito e o verbo da oração, pode ser

marcado em LIBRAS pelo ponto de início e pelo ponto final

do movimento. Assim, a diferença de sentido das orações

glosadas < BEATRIZ AJUDAR SUZANA > e < SUZANA

AJUDAR BEATRIZ > é marcada pela direção do movimento

realizado durante a produção dessas frases.

Quanto à educação bilíngue para surdos, julgue os itens seguintes.

Conforme definição legal, são denominadas escolas ou classes

de educação bilíngue aquelas em que a LIBRAS e a

modalidade oral da língua portuguesa são exclusiva e

necessariamente os canais de desenvolvimento do processo

educativo de alunos surdos e ouvintes.

Cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo

e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável, ajustando-o

a suas percepções visuais, que contribuem para a definição das

identidades surdas e das “almas" das comunidades surdas. Isso

significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e

os hábitos do povo surdo.

Karin Strobel. As imagens do outro sobre a cultura

surda. Florianópolis: UFSC, 2008 (com adaptações).

Acerca da cultura surda, julgue os itens a seguir.

A língua de sinais compõe de maneira fundamental o artefato

cultural das comunidades surdas.

A respeito da proposta educacional bilíngue, julgue os seguintes

itens.

Conforme tal proposta, para que o estudante surdo tenha êxito

no processo de aprendizagem, é necessário que o professor

seja, preferencialmente, surdo e usuário nativo da língua de

sinais ou bilíngue.

Fernandes (2005) explica que as propostas para o ensino de português como segunda língua para crianças surdas devem priorizar certos níveis de abordagem da língua. Os níveis em que o professor deve inicialmente centrar-se para garantir uma maior efetividade do ensino são:

Analise as frases a seguir


As frases acima são exemplos de discursos

O documento “Programa Mais Educação: São Paulo" defende a

qualidade social do ensino, destacando a importância da

Equidade.

Este princípio pode ser representado pela ilustração a seguir.



Assinale a opção que apresenta a orientação adequada para a

garantia deste princípio nas unidades escolares, de acordo com o

documento citado.

Observe a imagem a seguir:.



A Constituição Federal de 1988 define princípios sob os quais o

ensino será ministrado.

A imagem acima é bem representativa do seguinte princípio:

Quanto à ordem dos termos em frases produzidas em LIBRAS e em

língua portuguesa, julgue os seguintes itens.

Uma possível tradução para LIBRAS da frase, em língua

portuguesa, O peixe está dentro do aquário equivale à

glosa < AQUÁRIO PEIXE-NADAR >.

Quanto à educação bilíngue para surdos, julgue os itens seguintes.

Ao tradutor-intérprete de LIBRAS e língua portuguesa que

atuar na educação bilíngue dos estudantes surdos no ensino

superior, incumbirá garantir o acesso à comunicação, à

informação e à educação, bem como viabilizar o acesso dos

estudantes aos conhecimentos e conteúdos curriculares, em

todas as atividades didático-pedagógicas, serviços e atividades

fim da instituição de ensino.

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