Leia o trecho abaixo:
No que tange à questão da modalidade, é preciso considerar as diferenças entre a Libras e a Língua Portuguesa. É correto apontar as seguintes diferenças entre essas línguas, EXCETO:
Leia o excerto a seguir:
Conforme nos relata Rigo (2015), é crescente a demanda dentro das universidades do trabalho de tradução da Libras para o português escrito. Sobre essa nova atuação, é INCORRETO afirmar que
Observe a imagem a seguir e marque a alternativa INCORRETA:
Com relação aos níveis de análise linguística da LIBRAS, julgue os
próximos itens.
Os sinais em LIBRAS correspondentes a igreja e escola são
constituídos a partir de uma base morfológica comum.
Os sinais correspondentes a restaurante, supermercado e
hospital, por outro lado, são unidades lexicais que não
compartilham unidades morfológicas de mesma base entre si.
Com relação aos níveis de análise linguística da LIBRAS, julgue os
próximos itens.
Os sinais que equivalem aos verbos poder e precisar
distinguem-se, entre outros, pelo tipo de movimento: no sinal
para poder, o movimento é simultâneo, pontual e único,
realizado de cima para baixo; no sinal para precisar, o
movimento também é simultâneo, mas repetido pelos punhos,
de cima para baixo e de baixo para cima.
Acerca de LIBRAS e língua portuguesa, julgue os itens
subsecutivos.
O que em língua portuguesa é denominado concordância
verbal, realizada entre o sujeito e o verbo da oração, pode ser
marcado em LIBRAS pelo ponto de início e pelo ponto final
do movimento. Assim, a diferença de sentido das orações
glosadas < BEATRIZ AJUDAR SUZANA > e < SUZANA
AJUDAR BEATRIZ > é marcada pela direção do movimento
realizado durante a produção dessas frases.
Quanto à educação bilíngue para surdos, julgue os itens seguintes.
Conforme definição legal, são denominadas escolas ou classes
de educação bilíngue aquelas em que a LIBRAS e a
modalidade oral da língua portuguesa são exclusiva e
necessariamente os canais de desenvolvimento do processo
educativo de alunos surdos e ouvintes.
Cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo
e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável, ajustando-o
a suas percepções visuais, que contribuem para a definição das
identidades surdas e das “almas" das comunidades surdas. Isso
significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e
os hábitos do povo surdo.
Karin Strobel. As imagens do outro sobre a cultura
surda. Florianópolis: UFSC, 2008 (com adaptações).
Acerca da cultura surda, julgue os itens a seguir.
A língua de sinais compõe de maneira fundamental o artefato
cultural das comunidades surdas.
A respeito da proposta educacional bilíngue, julgue os seguintes
itens.
Conforme tal proposta, para que o estudante surdo tenha êxito
no processo de aprendizagem, é necessário que o professor
seja, preferencialmente, surdo e usuário nativo da língua de
sinais ou bilíngue.
Fernandes (2005) explica que as propostas para o ensino de português como segunda língua para crianças surdas devem priorizar certos níveis de abordagem da língua. Os níveis em que o professor deve inicialmente centrar-se para garantir uma maior efetividade do ensino são:
Analise as frases a seguir

As frases acima são exemplos de discursos
O documento “Programa Mais Educação: São Paulo" defende a
qualidade social do ensino, destacando a importância da
Equidade.
Este princípio pode ser representado pela ilustração a seguir.

Assinale a opção que apresenta a orientação adequada para a
garantia deste princípio nas unidades escolares, de acordo com o
documento citado.
Observe a imagem a seguir:.

A Constituição Federal de 1988 define princípios sob os quais o
ensino será ministrado.
A imagem acima é bem representativa do seguinte princípio:
Quanto à ordem dos termos em frases produzidas em LIBRAS e em
língua portuguesa, julgue os seguintes itens.
Uma possível tradução para LIBRAS da frase, em língua
portuguesa, O peixe está dentro do aquário equivale à
glosa < AQUÁRIO PEIXE-NADAR >.
Quanto à educação bilíngue para surdos, julgue os itens seguintes.
Ao tradutor-intérprete de LIBRAS e língua portuguesa que
atuar na educação bilíngue dos estudantes surdos no ensino
superior, incumbirá garantir o acesso à comunicação, à
informação e à educação, bem como viabilizar o acesso dos
estudantes aos conhecimentos e conteúdos curriculares, em
todas as atividades didático-pedagógicas, serviços e atividades
fim da instituição de ensino.