Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 425 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Observe a imagem a seguir.


A partir da imagem, registro de uma atividade realizada no Ensino

Fundamental, é correto afirmar

Leia a manchete a seguir

Esse caso é um exemplo de descumprimento do seguinte

princípio legal:

Analise as frases a seguir


As frases acima são exemplos de discursos

A prática da inclusão se baseia em princípios que diferem daqueles tradicionalmente consagrados pelas sociedades contemporâneas, competitivas e não inclusivas. O princípio que NÃO se coaduna com a constituição de uma sociedade inclusiva é:

O documento “Programa Mais Educação: São Paulo" defende a

qualidade social do ensino, destacando a importância da

Equidade.

Este princípio pode ser representado pela ilustração a seguir.


Assinale a opção que apresenta a orientação adequada para a

garantia deste princípio nas unidades escolares, de acordo com o

documento citado.

Quanto à ordem dos termos em frases produzidas em LIBRAS e em

língua portuguesa, julgue os seguintes itens.

Tanto a ordem dos sinais quanto as expressões faciais auxiliam

na marcação de frases interrogativas e negativas em LIBRAS.

Acerca de LIBRAS e língua portuguesa, julgue os itens

subsecutivos.

Havendo necessidade de se traduzir, para LIBRAS, um

texto rico em idiomatismos da língua portuguesa e

expressões metafóricas não lexicalizadas em LIBRAS,

o tradutor-intérprete deve lançar mão da tradução literal, ainda

que haja perda em relação ao significado original do texto.

Ainda com base no Decreto n.º 5.626/2005, julgue os itens

subsecutivos, acerca da formação e da atuação do profissional

intérprete de LIBRAS.

Uma das formas de inclusão de alunos surdos ou com

deficiência auditiva é a organização de escolas bilíngues ou de

escolas comuns da rede regular de ensino abertas a alunos

surdos e ouvintes com a presença de tradutores e intérpretes de

LIBRAS-língua portuguesa.

Práticas objetivas podem ajudar a Coordenação e o Assistente de Alunos na consolidação de uma educação emancipatória. De acordo com essas práticas, I- comprometer-se com a busca de melhores condições de trabalho na escola, tanto do ponto de vista pedagógico quanto comunitário e administrativo. II- comprometer-se em conquistar (e ocupar bem) o espaço de trabalho coletivo constante na escola, sendo que um dos grandes entraves colocados pelos coordenadores é o tempo. III- ter presente que o trabalho coletivo pode se dar no mesmo nível, ou seja, somente no interior da escola, entre os funcionários. IV- empenhar-se interna e externamente à escola para diminuir a rotatividade dos professores, a fim de que possa se constituir efetivamente num grupo de trabalho na instituição. Estão corretas as afirmativas

Considerando, então, que quem gere a prática pedagógica de

sala de aula é o professor, o assistente de alunos, para ajudá-lo,

deve estabelecer uma dinâmica interativa que facilite o avanço.

Analise as afirmativas abaixo e marque (V ) para verdadeiro ou ( F)

para falso:

( )Acolher o professor em sua realidade, em suas angústias, reconhecimento

das necessidades e das dificuldades.

( )Fazer a crítica dos acontecimentos, ajudando a compreender

a própria participação do professor no problema, a perceber

as suas contradições.

( )Buscar ter pseudo-superações e inserção na ideologia dominante.

( )Engendrar disponibilizando subsídios para resoluções de problemas

A sequência correta é

Anton Makarenko (1888-1939) é considerado

um dos maiores pedagogos soviéticos e um dos

expoentes da história da educação socialista. Criou,

talvez, a mais elaborada e completa proposta

educacional, comprometida com a construção da

sociedade socialista.

Ainda hoje, os princípios pedagógicos de

Makarenko são debatidos. Para o autor, não

poderia haver educação senão:

Sobre o II Congresso Internacional de Educação de Surdos, realizado em 1880, é CORRETO afirmar que

Em 1999, ocorreu o V Congresso Latino-Americano de Educação Bilíngue para Surdos, em Porto Alegre. Nesse encontro, foi elaborado o documento intitulado “A educação que nós, surdos, queremos”. São metas propostas por esse documento, EXCETO:

Com relação à profissão de tradutor, é CORRETO afirmar que

Conforme nos relata Santos (2015, p.114), “no Brasil, o termo interpretação comunitária raramente tem sido empregado nas pesquisas sobre interpretação, quer seja de línguas orais ou de sinais”. Sobre a interpretação comunitária é CORRETO afirmar que

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282