Observe a imagem a seguir.
A partir da imagem, registro de uma atividade realizada no Ensino
Fundamental, é correto afirmar
Leia a manchete a seguir
Esse caso é um exemplo de descumprimento do seguinte
princípio legal:
Analise as frases a seguir
As frases acima são exemplos de discursos
A prática da inclusão se baseia em princípios que diferem daqueles tradicionalmente consagrados pelas sociedades contemporâneas, competitivas e não inclusivas. O princípio que NÃO se coaduna com a constituição de uma sociedade inclusiva é:
O documento “Programa Mais Educação: São Paulo" defende a
qualidade social do ensino, destacando a importância da
Equidade.
Este princípio pode ser representado pela ilustração a seguir.
Assinale a opção que apresenta a orientação adequada para a
garantia deste princípio nas unidades escolares, de acordo com o
documento citado.
Quanto à ordem dos termos em frases produzidas em LIBRAS e em
língua portuguesa, julgue os seguintes itens.
Tanto a ordem dos sinais quanto as expressões faciais auxiliam
na marcação de frases interrogativas e negativas em LIBRAS.
Acerca de LIBRAS e língua portuguesa, julgue os itens
subsecutivos.
Havendo necessidade de se traduzir, para LIBRAS, um
texto rico em idiomatismos da língua portuguesa e
expressões metafóricas não lexicalizadas em LIBRAS,
o tradutor-intérprete deve lançar mão da tradução literal, ainda
que haja perda em relação ao significado original do texto.
Ainda com base no Decreto n.º 5.626/2005, julgue os itens
subsecutivos, acerca da formação e da atuação do profissional
intérprete de LIBRAS.
Uma das formas de inclusão de alunos surdos ou com
deficiência auditiva é a organização de escolas bilíngues ou de
escolas comuns da rede regular de ensino abertas a alunos
surdos e ouvintes com a presença de tradutores e intérpretes de
LIBRAS-língua portuguesa.
Práticas objetivas podem ajudar a Coordenação e o Assistente de Alunos na consolidação de uma educação emancipatória. De acordo com essas práticas, I- comprometer-se com a busca de melhores condições de trabalho na escola, tanto do ponto de vista pedagógico quanto comunitário e administrativo. II- comprometer-se em conquistar (e ocupar bem) o espaço de trabalho coletivo constante na escola, sendo que um dos grandes entraves colocados pelos coordenadores é o tempo. III- ter presente que o trabalho coletivo pode se dar no mesmo nível, ou seja, somente no interior da escola, entre os funcionários. IV- empenhar-se interna e externamente à escola para diminuir a rotatividade dos professores, a fim de que possa se constituir efetivamente num grupo de trabalho na instituição. Estão corretas as afirmativas
Considerando, então, que quem gere a prática pedagógica de
sala de aula é o professor, o assistente de alunos, para ajudá-lo,
deve estabelecer uma dinâmica interativa que facilite o avanço.
Analise as afirmativas abaixo e marque (V ) para verdadeiro ou ( F)
para falso:
( )Acolher o professor em sua realidade, em suas angústias, reconhecimento
das necessidades e das dificuldades.
( )Fazer a crítica dos acontecimentos, ajudando a compreender
a própria participação do professor no problema, a perceber
as suas contradições.
( )Buscar ter pseudo-superações e inserção na ideologia dominante.
( )Engendrar disponibilizando subsídios para resoluções de problemas
A sequência correta é
Anton Makarenko (1888-1939) é considerado
um dos maiores pedagogos soviéticos e um dos
expoentes da história da educação socialista. Criou,
talvez, a mais elaborada e completa proposta
educacional, comprometida com a construção da
sociedade socialista.
Ainda hoje, os princípios pedagógicos de
Makarenko são debatidos. Para o autor, não
poderia haver educação senão:
Sobre o II Congresso Internacional de Educação de Surdos, realizado em 1880, é CORRETO afirmar que
Em 1999, ocorreu o V Congresso Latino-Americano de Educação Bilíngue para Surdos, em Porto Alegre. Nesse encontro, foi elaborado o documento intitulado “A educação que nós, surdos, queremos”. São metas propostas por esse documento, EXCETO:
Com relação à profissão de tradutor, é CORRETO afirmar que
Conforme nos relata Santos (2015, p.114), “no Brasil, o termo interpretação comunitária raramente tem sido empregado nas pesquisas sobre interpretação, quer seja de línguas orais ou de sinais”. Sobre a interpretação comunitária é CORRETO afirmar que