A respeito da proposta educacional bilíngue, julgue os seguintes
itens.
O bilinguismo, sob a perspectiva de proposta educacional para
os surdos, consiste na defesa da adoção da língua oral como
língua materna e da língua de sinais como segunda língua, com
vistas à eliminação das barreiras comunicacionais entre surdos
e ouvintes.
À luz do Decreto n.º 7.611/2011, que dispõe sobre a educação
especial e o atendimento educacional especializado (AEE), julgue
os seguintes itens.
O AEE deve ser prestado à formação dos estudantes com
deficiência e com transtornos globais do desenvolvimento, mas
não à dos estudantes com altas habilidades.
Como Assistente de Alunos, sabe-se que as pessoas também podem aprender observando e ouvindo o que acontece com os outros, assim como pela experiência. Aprender pela observação e pela experiência direta é chamado de Aprendizagem Social. Muitos alunos respondem à forma como percebem e definem as consequências, e não as consequências em si, sendo a influência dos modelos o centro da abordagem da aprendizagem social. Quatro processos determinam a influência que um modelo tem sobre o indivíduo. Podemos afirmar que é um Processo da Aprendizagem Social, EXCETO:
Sobre a proposta de educação bilíngue para surdos, é CORRETO afirmar que
Em qualquer tarefa de tradução, pressupõe-se a existência de um processo e de uma sequência de etapas a serem seguidas pelo tradutor. Sobre o processo de tradução, é CORRETO afirmar que
Ainda sobre a atuação do tradutor e intérprete de Libras nas universidades federais, Santos (2015) afirma que
Sobre a rotina de trabalho do tradutor e intérprete de Libras na universidade federal, é INCORRETO afirmar que
Numere os sinais de acordo com a legenda:
Legenda:
1- Verbo simples.
2- Verbo com concordância.
3- Verbo manual.
4- Verbo espacial.
( )
( )
( )
( )
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA:
“Ainda que solidários, os humanos permanecem inimigos uns dos outros, e o desencadeamento de ódios de raça, religião, ideologia conduz sempre a guerras, massacres, torturas, ódios, desprezo. (…) A humanidade não consegue gerar a Humanidade. (…) Todo o desenvolvimento verdadeiramente humano significa o desenvolvimento conjunto das autonomias individuais, das participações comunitárias e do sentimento de pertencer à espécie humana.” (Edgar Morin) Segundo Morin, é por isso que a educação do futuro deve cuidar para que:
Quanto à ordem dos termos em frases produzidas em LIBRAS e em
língua portuguesa, julgue os seguintes itens.
Os sinais empregados na tradução, para LIBRAS, das frases A
criança joga futebol e A menina brinca de boneca são
articulados na mesma ordem em que os termos dessas frases se
apresentam em língua portuguesa, isto é, seguem a sequência
sujeito – verbo – objeto.
A respeito da proposta educacional bilíngue, julgue os seguintes
itens.
O bilinguismo para estudantes surdos ultrapassa a fronteira
linguística e inclui o desenvolvimento da pessoa dentro e fora
da escola, em uma perspectiva socioantropológica da surdez.
À luz do Decreto n.º 7.611/2011, que dispõe sobre a educação
especial e o atendimento educacional especializado (AEE), julgue
os seguintes itens.
Um dos objetivos do AEE é garantir serviços de apoio
especializados de acordo com as necessidades individuais dos
estudantes.
Fernandes e Moreira (2014), no texto intitulado “Políticas de educação bilíngue para surdos: o contexto brasileiro”, afirmam que a década de 1990 pode ser considerada como o marco da insurgência dos movimentos surdos no Brasil. São características desse período, EXCETO:
Leia o excerto a seguir:
Sobre o contexto atual da educação de surdos, é INCORRETO afirmar que
Leia o trecho a seguir:
Sobre as estratégias de tradução, é INCORRETO afirmar que
Leia o trecho a seguir:
Sobre a implementação do serviço de tradução e interpretação de Libras-Português nas universidades federas, é INCORRETO afirmar que